Contrato de Gestão | Termo de Parceria

Contratos de Gestão

 

A Fundação Clóvis Salgado implementou em 2019, a partir da publicação de um edital público,  o Contrato de Gestão (CG), um modelo de parceria entre o Poder Público, Órgão Estatal Parceiro (OEP) e entidades privadas sem fins lucrativos, Organizações Sociais (OS), regulamentado pela Lei Estadual nº 23.081, de 10 de agosto de 2018, que dispõe sobre o Programa de Descentralização da Execução de Serviços para as Entidades do Terceiro Setor e dá outras providências, e pelo Decreto Estadual nº 47.553, de 7 de dezembro de 2018, que regulamenta a qualificação de pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos como Organização Social, a instituição do contrato de gestão e dá outras providências. O modelo destaca-se pela capacidade de ampliar e aprimorar a oferta de produtos e serviços à sociedade, garantindo mais eficiência na gestão dos recursos públicos e agilidade nos processos, com total transparência em sua execução.

O Contrato de Gestão 05/2019 firmado entre a Fundação Clóvis Salgado (OEP) e a Associação PróCultura e Promoção das Artes – APPA (OS) potencializa a capacidade gerencial, orçamentária e financeira da FCS e auxilia o desenvolvimento de programas e projetos da política pública de cultura com os seguintes objetivos macro:

  • Democratizar a arte e a cultura, garantido sua pluralidade, diversidade e acessibilidade;
  • Fortalecer a produção artística de Minas Gerais, por meio de seus corpos artísticos e do fomento cultural no estado;
  • Colaborar com a formação artística e cultural em Minas Gerais, por meio da oferta de atividades formativas diversas e da pesquisa em artes.

 

Abaixo, seguem os links referentes aos principais documentos do Contrato de Gestão nº 05/2019:

1º Período Avaliatório

 

Compreendendo o período de janeiro de 2020 a março de 2020, seguem os links para acesso aos documentos referentes ao 1º Período Avaliatório:

 

2º Período Avaliatório

 

Compreendendo o período de janeiro de 2020 a março de 2020, seguem os links para acesso aos documentos referentes ao 2º Período Avaliatório:

 

3º Período Avaliatório

 

Compreendendo o período de julho de 2020 a setembro de 2020, seguem os links para acesso aos documentos referentes ao 3º Período Avaliatório:

 

4º Período Avaliatório

 

Compreendendo o período de outubro de 2020 a dezembro de 2020, seguem os links para acesso aos documentos referentes ao 4º Período Avaliatório:

 

5º Período Avaliatório

 

Compreendendo o período de janeiro de 2021 a março de 2021, seguem os links para acesso aos documentos referentes ao 5º Período Avaliatório:

 

6º Período Avaliatório

 

Compreendendo o período de abril de 2021 a junho de 2021, seguem os links para acesso aos documentos referentes ao 6º Período Avaliatório:

 

7º Período Avaliatório

 

Compreendendo o período de julho de 2021 a setembro de 2021, seguem os links para acesso aos documentos referentes ao 7º Período Avaliatório:

 

8º Período Avaliatório

 

Compreendendo o período de outubro de 2021 a dezembro de 2021, seguem os links para acesso aos documentos referentes ao 8º Período Avaliatório:

 

 

9º Período Avaliatório

Compreendendo o período de janeiro de 2022 a março de 2022, seguem os links para acesso aos documentos referentes ao 9º Período Avaliatório:

 

10º Período Avaliatório

Compreendendo o período de abril de 2022 a junho de 2022, seguem os links para acesso aos documentos referentes ao 9º Período Avaliatório:

Para acessar os documentos referentes ao Termo de Parceria, clique neste link.

 

11º Período Avaliatório

Compreendendo o período de junho de 2022 a setembro de 2022, seguem os links para acesso aos documentos referentes ao 9º Período Avaliatório

 

12º Período Avaliatório

Compreendendo o período de outubro de 2022 a dezembro de 2022, seguem os links para acesso aos documentos referentes ao 12º Período Avaliatório

 

13º Período Avaliatório

Compreendendo o período de janeiro de 2023 a março de 2023, seguem os links para acesso aos documentos referentes ao 13º Período Avaliatório:

 

14º Período Avaliatório

Compreendendo o período de abril de 2023 a junho de 2023, seguem os links para acesso aos documentos referentes ao 14º Período Avaliatório:

 

15º Período Avaliatório

Compreendendo o período de 01 de julho a 30 de setembro de 2023, seguem os links para acesso aos documentos referentes ao 15º Período Avaliatório:

 

16º Período Avaliatório

Compreendendo o período de 01 de outubro a 31 de dezembro de 2023, seguem os links para acesso aos documentos referentes ao 15º Período Avaliatório:

17º Período Avaliatório

Compreendendo o período de 01 de janeiro de 2024 a 31 de março  de 2024, seguem os links para acesso aos documentos referentes ao 17º Período Avaliatório:

 

18º Período Avaliatório

Compreendendo o período de 01 de abril de 2024 a 30 de junho de 2024, seguem os links para acesso aos documentos referentes ao 18º Período Avaliatório:

 

Termo de Parceria N.º 053/2023

 

O Palácio da Liberdade é o principal elemento articulador do Conjunto Arquitetônico da Praça da Liberdade e do Circuito Liberdade, protegido como patrimônio cultural do estado desde 1975. Concebido como residência oficial e sede do governo do estado no projeto da nova capital de Minas Gerais, o Palácio representa as características da arquitetura eclética, proposta em fins do século XIX para a nova cidade. Projetado por José de Magalhães, responsável também pelos projetos das três secretarias de estado que compõem o conjunto original – Secretaria de Educação, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Viação e Obras Públicas – o Palácio mescla, na composição das fachadas e volume, elementos do classicismo romântico francês, e incorpora elementos artísticos com referências neobarrocas e neorenascentistas italianas. Também compõe o tombamento estadual, o conjunto do mobiliário de época e os jardins, com elementos remanescentes do paisagismo original, como a fonte, quiosque, orquidário.

 

Com vistas a tornar o uso do Palácio mais voltado à temática de cultura, a partir do ano de 2022, a gestão do espaço passou a ser de responsabilidade da Fundação Clóvis Salgado, incluindo aí o compartilhamento de programação artística e expansão da oferta e qualidade de serviços. Ocupando centralidade na gestão do acervo histórico e patrimonial do Estado de Minas Gerais, o Palácio da Liberdade passa com isso a ter também em seu cerne a potencialização dos aspectos culturais e artísticos do Estado.

 

Cabe destacar a inserção do Palácio no Conjunto Liberdade que ao longo de mais de uma década exerce um papel preponderante nas políticas públicas da área e na estrutura político-administrativa. Com localização privilegiada no tecido urbano, o equipamento tem forte influência na cadeia produtiva da cultura da cidade em várias pontas de prestação de serviços. Importante salientar que o objeto propriamente a ser destinado no Termo de Parceria, ou seja, a visitação pública e educacional e as ações de promoção cultural no Palácio da Liberdade, quando estava sob a responsabilidade do IEPHA, foi realizada em parceria com o terceiro setor, bem como a própria Fundação Clóvis Salgado tem expertise nesse tipo de gestão compartilhada ao atuar sob um Contrato de Gestão para desenvolvimento de suas atividades.

 

Sobre a Fundação Clóvis Salgado, importante destacar sua atuação há mais de 5 décadas junto ao público de Minas Gerais ofertando uma série de serviços nos campos das artes visuais, música, dança, cinema, educação artística. Além disso, a Fundação Clóvis Salgado é gestora de espaços dos mais reconhecidos no cenário artístico-cultural do país, tais como o Palácio das Artes, Serraria Souza Pinto e CâmaraSete, ofertando uma variada gama de programação e produção artística.

 

As atuações a serem desenvolvidas no âmbito da parceria encontram subsídio no disposto na ação 4197 do PPAG que estabelece o fomento dos espaços culturais sob responsabilidade da Fundação Clóvis Salgado.

 

A utilização do Termo de Parceria se dará sem a cessão de servidores públicos, equipamentos e material atualmente integrantes do patrimônio do Palácio da Liberdade. A intenção, a partir da formalização do instrumento, é a premissa de que a atuação de pessoal dentro dos serviços constantes nas ações a serem desenvolvidas serão de responsabilidade da contratada. Os serviços de limpeza e segurança do prédio, incluindo pessoal terceirizado para essas atividades, poderá ser realizada tanto pela FCS quanto pela Oscip, a depender da finalidade do funcionamento do prédio. Cabe destacar ainda a expectativa de que a futura parceria se dê em termos que possibilitem um proveito mais amplo das atividades educativas incluindo fundamentos de educação não formal e interpretação do acervo por múltiplas formas, contendo atividades que englobem conceitos de tecnologia, interatividade, acessibilidade e diversidade.

 

Dito isto, o objeto do Termo de Parceria reside na necessidade de realização de ações de requalificação e promoção do patrimônio cultural acautelado pelo Estado, desenvolvimento de políticas públicas artísticas culturais em espaços de elevado valor histórico, bem como de melhorias na concepção da programação e recepção educativa, de forma a garantir a apropriação e fruição pela sociedade dos conteúdos do Palácio da Liberdade. Este trabalho deverá ser desenvolvido em articulação com o Circuito Liberdade bem como com outros equipamentos sob a orientação da Fundação Clóvis Salgado, potencializando os aspectos culturais e política públicas da área.

 

AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS

  • Apoio às políticas públicas desenvolvidas no âmbito do Palácio da Liberdade;
  • Funcionamento regular do Palácio da Liberdade incluindo mediação de visitas e ações educativas sendo que nessas visitas mediadas e em outras atividades propostas, o acervo do Palácio da Liberdade deverá ser interpretado de múltiplas formas, valorizando os mais diversos aspectos artísticos e históricos;
  • Revisão de projeto expográfico e implantação de exposição permanente no Palácio da Liberdade;
  • Ações do programa educativo alicerçadas nos fundamentos da educação não formal, com foco na experiência física ou virtual dos estudantes/visitantes com os conteúdos da expografia;
  • Desenvolvimento de ações que promovam aspectos de acessibilidade e diversidade nas atividades desempenhadas no Palácio da Liberdade;
  • Desenvolvimento de plano de capacitação e treinamento dos monitores, receptivos e coordenadores contratados;
  • Cardápio de atividades educativas pensadas para diferentes públicos com o intuito de desenvolver correlações com conteúdos escolares, questões contemporâneas, as experiências individuais e coletivas dos aprendizandos;
  • Atuação das atividades do Palácio não apenas in loco, mas também no ambiente online;
  • Promoção da visitação espontânea ao Palácio da Liberdade;
  • Realização de ações em articulação com o Circuito Liberdade, e outro edifícios públicos inseridos no perímetro protegido;
  • Elaboração e produção de material do Programa Educativo do Palácio da Liberdade;
  • Atendimento de alunos no âmbito do Programa Educativo do Palácio da Liberdade;
  • Atendimento de profissionais de educação no âmbito do Programa Educativo do Palácio da Liberdade;
  • Apoio ao funcionamento do Palácio da Liberdade, podendo executar serviços de limpeza e segurança;
  • Interlocução e alinhamento com programação de outros espaços culturais geridos pela Fundação Clóvis Salgado;
  • Interlocução e alinhamento com a Presidência e as Diretorias da Fundação Clóvis Salgado;
  • Recepção de ações de formação educativa e apresentações artísticas do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado – CEFART/FCS;
  • Recepção de programação artística e cultural de corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado;
  • Recepção de programas institucionais e programação da Fundação Clóvis Salgado nas áreas de cinema e artes visuais;

Abaixo, seguem os links referentes aos principais documentos do Termo de Parceria nº 053/2023:

 

1º PERÍODO AVALIATÓRIO – TERMO DE PARCERIA 053/2023

 

2º PERÍODO AVALIATÓRIO – TERMO DE PARCERIA 053/2023