Cineclube Aranha

24/08/19

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

No dia 24/08, sábado, o Cineclube Aranha volta em cartaz no Cine Humberto Mauro, com o objetivo principal de oferecer uma sessão em um horário mais acessível às mulheres que não podem acompanhar as exibições noturnas do Cineclube, além de criar um espaço confortável para mães e seus filhos em uma sessão adaptadas receber crianças. Se necessário, o volume dos filmes estará mais baixo e as luzes ficarão parcialmente acesas, como uma forma de trazer mais segurança a todas. A sessão também é aberta a todos os frequentadores do Cineclube Aranha e do Cine Humberto Mauro.

Serão exibidos dois filmes da diretora francesa Raymonde Carasco, “Tarahumaras 79 – Tutuguri” e “Tarahumaras 82 – Los Pintos”.  Nas obras, Carrasco transita entre a literatura, o cinema e a antropologia de uma maneira muito livre e própria. Ao mesmo tempo que as imagens contemplam magistralmente essas três áreas, elas parecem também nos oferecer um olhar muito fresco e desapegado de qualquer formalismo.  Através de registros realizados em 16mm e de um gesto muito consciente na montagem, a realizadora é capaz de aproximar o cinema não somente da idiossincrasia do povo Tarahumara, como também de toda a mística do território mexicano que atraiu outros artistas décadas antes da sua passagem.

PROGRAMAÇÃO – 2019

24 AGO SAB

13h CINECLUBE ARANHA | Tarahumaras 79 – Tutuguri (México, 1980), de Raymonde Carrasco | 10 anos | 25’

Realizado no verão de 1979, Tarahumaras 79 – Tutuguri é um curta que integra um longa série de produções realizados por Raymonde Carasco com os Tarahumaras no México entre os anos 70 e os anos 2000. O curta registra a repetição do ritual de Tutuguri que Tranquilino cantou e dançou seis vezes em um curto espaço-tempo. Tutuguri nos mostra uma dança nativa, original e pré colombina. Tarahumaras 79 – Tutuguri apresenta ao espectador o gosto, a origem e a liberdade da dança.

Tarahumaras 82 – Los Pintos (México, 1980), de Raymonde Carrasco | 10 anos | 57’

Por ocasião das celebrações da Semana Santa, os índios Tarahumara do México inventam (ou encontram) danças rituais masculinas, pintando rosto e corpo. As procissões da Paixão representam dois tipos de “fariseus”: uns, vestidos de branco e grosseiramente pintados com giz; outros, quase nus, usando capacetes de penas, marcados com grandes manchas brancas.

O Cineclube
O Cineclube Aranha é um projeto de difusão e crítica de filmes dirigidos por mulheres. É uma iniciativa independente, que acontece desde julho de 2016, em Belo Horizonte. O intuito do Aranha é estabelecer um espaço de protagonismo e visibilidade femininos na cidade.

Duração

1h30min