Dia do Pequeno Artista | CEFART

12/10/20 - 16/10/20

Instagram e Canal da FCS no YouTube

O dia das crianças está chegando! Para comemorá-lo, a Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – CEFART, transformou o Dia do Pequeno Artista em uma semana inteira repleta de diversão, exclusivamente on-line, contemplando os pequeninos e seus familiares. De 12 a 16 de outubro de 2020, serão oferecidas diversas atividades: peças de teatro, exibições de filmes, oficinas, contação de histórias, e muito mais. Este evento possui correalização da Appa – Arte e Cultura.

O Coordenador Artístico do Cefart, Fabrício Martins, explica que devido à prática do isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19, a segunda edição do evento precisou ser pensada para acontecer em um formato diferente: “Quando começamos a planejar o evento deste ano, percebemos que seria mais interessante transformar um dia em uma semana, para as crianças fluírem nas atividades e absorverem o momento”, conta.

Apesar da presença física não ser possível, Martins entende que o ambiente virtual traz uma vantagem: ele permite que o evento atravesse as fronteiras territoriais, atingindo outros públicos. “O ambiente virtual permite alcançar um público maior. Pessoas que não moram em BH e cidades vizinhas poderão participar das atividades, bem como de outras partes de Minas Gerais e, quem sabe, até de outros estados”, aponta.

Fabrício Martins também espera que a edição deste ano supere o sucesso da edição do ano passado e torne-se um evento fixo no calendário da Fundação Clóvis Salgado: “ O evento do ano passado foi um sucesso, os jardins do Palácio das Artes ficaram cheios! A nossa expectativa para este ano é a de que o evento faça mais sucesso que o anterior, seja consolidado no calendário da FCS e, também, no da cidade. Esperamos até, quem sabe, fazer umas pílulas do evento ao longo do ano”, conclui.

A peça teatral infantil “Xabisa” é a responsável por abrir a semana de eventos, trazendo visibilidade e representatividade à cultura afro-brasileira. Na história, duas pessoas estão em uma caverna onde, separadas, buscam por riquezas. Ao procurar por preciosidades, entre obstáculos físicos e socioculturais, os personagens encontram a si mesmos. O trabalho traz referências da cultura bantu, da dança Gumboot – ambas originárias da África subsaariana – e da arte do palhaço, utilizando uma linguagem teatral negra contemporânea e cômica.

Na terça-feira, os palhaços Príncipe e Demonstração, interpretados por Micheline Monteiro e Rodrigo Marques, apresentarão a live “Brincadeira Séria” na qual vão compartilhar brincadeiras inventadas por eles, estimulando a descoberta de novos inventores de passatempos.

Já na quarta-feira, os pequenos artistas do Coral Infantojuvenil do Cefart, com a participação especial do musicista Flávio Venturini, irão cantar a música “Espanhola”, composição autoral do músico. Formado por jovens cantores, com faixa etária entre 8 e 16 anos, o Coral exerce um importante papel em Minas Gerais para a descoberta e estímulo de talentos para o canto.

De terça a quinta-feira, serão disponibilizados três vídeos, um a cada dia, nos quais os membros Coro Lírico de Minas Gerais, da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e da Cia de Dança do Palácio das Artes, respondem perguntas feitas por crianças de várias idades, acerca do trabalho com a arte.

A live Brincadeira Séria e o encontro de Venturini com o Coral Infantojuvenil serão transmitidos pelo Instagram da FCS, e os demais eventos estarão disponíveis no canal da FCS no YouTube, conforme programação detalhada abaixo.

 

Programação de oficinas – Com propostas e atividades diferentes entre si, as oficinas farão companhia às crianças e seus familiares durante todos os dias da semana, nos mesmos horários. Na companhia de Leandro Marra, artista especialista em teatro de bonecos, elas vão aprender a confeccionar diferentes bonecos com material de garrafa pet. Com a dançarina Renatha Maia, as mães não ficam de fora da diversão em uma aula que oferece um momento de dança para as recém mamães e seus filhos e filhas. E para finalizar a sequência de oficinas, Verinha Barbosa e Sandra Barbosa, dançarinas e brincantes, ensinarão às crianças diversas brincadeiras, jogos e canções. As oficinas serão ministradas via Zoom, e necessitam inscrição prévia a ser realizada pelos links na programação abaixo.

A sétima arte também confirma presença ao longo da semana por meio do Cineminha On-line. Os professores do Educativo Online convidam todos a assistirem os curtas metragens já postados na página da FCS em uma mostra especial, pensada com muito carinho para se divertir com toda a família.

 

Programação completa

Oficinas:

Oficina de construção de bonecos de pet

Ministrante do Curso: Leandro Marra

Data: 12 a 16 de outubro de 2020

Horário: 15h30

Esta Oficina é realizada com materiais reciclados utiliza ferramentas de uso doméstico e proporciona à crianças e adultos a possibilidade de construir e multiplicar bonecos divertidos, resistentes e funcionais. No fim de cada aula, os participantes terão um boneco para criar suas próprias histórias que poderão despertar a criatividade e ampliar a imaginação das crianças e adultos.

Inscrições:  https://www.sympla.com.br/oficina-de-construcao-de-bonecos-de-pet—dia-do-pequeno-artista__995067

 

Oficina de Dança para Mães e filhos

Ministrante do Curso: Renatha Maia

Data: 12 a 16 de outubro de 2020

Horário: 17h

Você já dançou junto com sua filha(o)? Já experimentou estar com ela(e) em uma proposta que tem a dança como facilitadora do encontro, do afeto, do toque? A oficina propõe um olhar sobre a experiência estética, os aspectos físicos e emocionais do vínculo entre a mãe e filhos e, ainda, sobre a interação e as brincadeiras entre as crianças.

Inscrições: https://www.sympla.com.br/oficina-de-oficina-de-danca-para-maes-e-filhos—-dia-do-pequeno-artista__995140

 

Oficina Brincante

Ministrante do Curso: Verinha Bispo e Sandrinha Barbosa Nogueira

Data: 12 a 16 de outubro de 2020

Horário: 18h

Por meio de um clima descontraído, as artistas Sandrinha e Verinha trazem diversas cantigas e brincadeiras de rodas tradicionais da cultura brasileira, explorando tanto a relação da criança com o próprio corpo quanto sua capacidade de brincar e se divertir com os colegas. A oficina será disponibilizada no Youtube da Fundação Clóvis Salgado.

 

Demais atividades:

Acesso ilimitado:

Cineminha On-Line

Acesso: http://fcs.mg.gov.br/cineminha-online/

 

Segunda-feira, dia 12 de outubro

14h | Espetáculo Infantil Xabisa

Acesso: https://www.youtube.com/channel/UCqb_8xZka6pt2ylPEJXVMVg

 

Terça-feira, dia 13 de outubro

13h | Encontro com o Coro Lírico de Minas Gerais

Acesso: https://www.youtube.com/channel/UCqb_8xZka6pt2ylPEJXVMVg

14h | Live Cômica: Brincadeira Séria

Acesso: Instagram da FCS

 

Quarta-feira, dia 14 de outubro

13h | Encontro com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Acesso: https://www.youtube.com/channel/UCqb_8xZka6pt2ylPEJXVMVg

14h | Coral Infanto Juvenil do Palácio das Artes e Flávio Venturini

Acesso: Instagram da FCS

 

Quinta-feira, dia 15 de outubro

13h | Encontro com a Cia de Dança do Palácio das Artes

Acesso: https://www.youtube.com/channel/UCqb_8xZka6pt2ylPEJXVMVg

14h | Contação de Histórias

Acesso: https://www.youtube.com/channel/UCqb_8xZka6pt2ylPEJXVMVg

 

Sexta-feira, dia 16 de outubro

14h | Espetáculo Infantil O Sonho de Perolas

Acesso: https://www.youtube.com/channel/UCqb_8xZka6pt2ylPEJXVMVg

 

 

Informações

Local

Instagram e Canal da FCS no YouTube