Festival Varilux de Cinema Francês 2019

20/06/19 - 26/06/19

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

O Cine Humberto Mauro recebe, do dia 20 a 26 de junho, programação do Festival Varilux de Cinema Francês, com 17 longas-metragens de produção independente francesa. Depois de passar por outros cinemas em Belo Horizonte, o Festival encerra sua programação na cidade com ingressos no valor de R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada), com projeções em DCP (Digital Cinema Package). Os ingressos estão disponíveis para compra no site Ingresso Rápido e nas bilheterias do Palácio das Artes. A programação conta, também, com exibições gratuitas de acessibilidade em libras e legendagem descritiva.

Confira a PROGRAMAÇÃO completa da mostra.

Confira as SINOPSES dos filmes.

Em 2019, o Festival Varilux completa dez anos e celebra a criação audiovisual como expressão artística, dedicando o aniversário à criatividade da sétima arte francesa e aos cinemas e distribuidores brasileiros. Segundo Bruno Hilário, gerente do Cine Humberto Mauro, trata-se de uma oportunidade para o público assistir a lançamentos do cinema francês a preços mais acessíveis e com qualidade de exibição diferenciada. “Essa é uma iniciativa que vai na direção do que consideramos ser missões do Cine Humberto Mauro: um lugar de acesso e democratização da cultura e fomento da cadeia produtiva do cinema independente”, explica o gerente.

Passando por 88 municípios em todo o país e 118 salas de cinema, o Festival Varilux traz programação diversa que contempla comédias, romances, dramas e uma animação. Entre os destaques está Asterix e o Segredo da Poção Mágica (2018), personagem querido no Brasil e um fenômeno que levou cerca de quatro milhões de pessoas aos cinemas na França. Outro destaque é Graças a Deus (2019), de François Ozon, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim. O longa tem como base a história real que conduziu à condenação de um cardeal francês por pedofilia. Inocência Roubada (2018), dirigido por Andréa Bescond, também traz o tema do abuso sexual, retratando as consequências dos traumas de infância na vida de uma bailarina.

Homenageando o 230º aniversário da Revolução Francesa, o Festival exibe Revolução em Paris (2018), um drama histórico do importante marco da história mundial. Outro destaque é a estreia do ator e diretor Louis Garrel em seu primeiro longa-metragem, a comédia romântica Um Homem Fiel (2018). Na trama, Marianne deixa Abel por Paul, seu melhor amigo e pai de seu futuro filho. Abel e Marianne voltam a namorar depois da morte de Paul, despertando ciúmes tanto no filho de Marienne quanto na irmã de Paul, que secretamente ama Abel desde a infância.

História Permanente do Cinema – Na sessão de junho da mostra História Permanente do Cinema, que apresenta clássicos do cinema mundial, será exibido Esse Louco, Louco Amor (1969). No longa, Pierre é casado com a filha de um pequeno industrial há 15 anos. Mesmo tornando-se chefe, sua vida de classe média o aborrece e, quando uma nova secretária jovem e bonita chega, ele começa a sonhar.

A sessão será comentada por Camila Duarte, formada em Moda pelo Centro Universitário Una e em diversos cursos ligados à área de figurino e moda. Professora de figurino para cinema na Escola Livre de Cinema, é também educadora no Ateliê da Vila também em Belo Horizonte. De 2013 a 2018, Camila executou mais de 12 filmes, entre curtas, longas e séries, e mais de 30 filmes publicitários.

Informações

Local

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Classificação

Verifique a classificação indicativa dos filmes

Informações para o público

(31) 3236-7400