Formatura e Espetáculo de Final de Ano | Escola de Dança

02/12/19 - 03/12/19

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes

Nos dias 2 e 3 de dezembro, o Grande Teatro Cemig Palácio das Artes recebe o Espetáculo e Formatura de Final de Ano da Escola de Dança.

A Fundação Clóvis Salgado promove, nos dias 2 e 3 de dezembro, a Formatura e Espetáculo de Final de Ano da Escola de Dança, do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart. O espetáculo reúne, no Grande Teatro Cemig do Palácio das Artes, alunos dos Cursos Básico e Técnico, com coreografias desenvolvidas por professores da Escola de Música e os artistas convidados Alan Keller, com o trabalho “.AR…” e Paulino Polika, com “Contos de Brincar”. A entrada é gratuita.

O espetáculo de final de ano dos Cursos Básico e Técnico em Dança do CEFART é um evento onde os estudantes têm, mais uma vez, a oportunidade de compartilhar com as famílias e comunidade em geral, parte do processo de ensino-aprendizagem realizado na escola. Para este espetáculo contamos com a participação de artistas convidados que contribuíram com o processo formativo em dança e com a Escola de Tecnologia da Cena, que fará toda a criação da luz, sonoplastia e cenografia da apresentação.

A apresentação será dividida em duas partes, onde a primeira é destinada aos alunos formandos do terceiro ano do Curso Técnico, que apresentarão três trabalhos, nos quais duas coreografias foram feitas por professoras do Cefart e uma foi feita pelo artista convidado Alan Keller.

O primeiro trabalho a ser apresentado é “Napoli”, do dinamarquês August Bournonville. Com a remontagem feita pela professora Ana Paula Penido, os alunos apresentarão essa obra-prima coreográfica do ballet, na qual uma sucessão de danças, sem estrutura hierárquica rígida, explora as variações de personagens.

O segundo trabalho a ser apresentado, que possui a direção artística e coreográfica de Anna Vitória Alves, é “Narrativas de S1, Poéticas de Nó5”. O coordenador do Curso Técnico, Rodrigo Antero, comenta sobre como o trabalho foi idealizado e apresentado aos alunos. “O trabalho nasceu a partir de um processo de experimentações reflexivas, com diversas ‘lupas’ internas e externas, diretas e indiretas. Um investigar de si por meio das próprias narrativas, mas também pelas do outro, tanto pela escuta, quanto pelo diálogo dos corpos, criando, assim, novas narrativas.”

O terceiro e último trabalho da primeira parte é “.AR…”. Com coreografia de Alan Keller, o espetáculo tenta trazer uma corporeidade que se comunique com o público, buscando um encontro profissional com a dança em tempo de resistência. Alan Keller comenta dos desafios de trabalhar com uma turma composta por 15 formandos: “é uma turma muito heterogênea, cada corpo é muito diferente e único. Depois de montar um trabalho coreográfico, ele deixa de ser meu e vira dos alunos, de quem vai interpretá-lo. Um dos maiores desafios de um coreógrafo é fazer com que os alunos entendam isso”, ressalta Keller.

A segunda parte reúne os estudantes de toda a escola em um único trabalho, dirigido por Paulinho Polika e denominado “Contos de Brincar”. No processo de criação dessa coreografia, os estudantes puderam experimentar diversas ferramentas de criação e composição através de um universo lúdico.

Este evento tem correalização da Appa – Arte e Cultura.

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes

Duração