Palácio em sua Companhia exibe atrações digitais

03/04/20 - 31/12/20

Exibição nas Redes Sociais da Fundação Clóvis Salgado | Istagram, Facebook e YouTube

A diversidade cultural do Palácio das Artes encanta o público mineiro há décadas. Agora, no período de reclusão, o propósito é levar cultura para o público, no aconchego de casa. Com esse intuito, estreou no dia 3 de abril o projeto PALÁCIO EM SUA COMPANHIA – que integra o projeto Arte Salva, do Governo de Minas -, um marco definitivo na produção de conteúdo artístico digital da Fundação Clóvis Salgado. “Quando as atividades e os eventos presenciais da FCS voltarem a acontecer normalmente, continuaremos ofertando conteúdos digitais, como ação estruturada de mediação cultural. Esse é um importante instrumento de democratização do acesso, descentralização de conteúdo, de formação de novos públicos e de interatividade e integração da instituição com a sociedade. Isso ganha ainda outra dimensão quando ofertamos arte exclusivamente criada para esse projeto”, comemora Eliane Parreiras.

Diariamente são publicados, no Instagram e Facebook da FCS, vídeos dos artistas dos três Corpos Artísticos (Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais e Cia. de Dança Palácio das Artes), realizando apresentações, mostrando seus processos criativos e bastidores das produções, além de conteúdo formativo na arte e na cultura, com materiais produzidos pelos professores e alunos do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart.

Temas essenciais nas relações humanas, que estão em voga, sobretudo, neste momento de isolamento social, como a importância da empatia e o poder do abraço são interpretados de forma poética pelos artistas, emocionando o público e provocando reflexões.

A programação também compreende transmissões de concertos do Coro e da Orquestra e apresentações da Cia. de Dança e óperas gravadas no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, por meio do Canal da FCS no YouTube. A primeira transmissão foi da ópera Nabucco, montagem de 2011, cuja direção musical é de Silvio Viegas e a direção cênica de André Heller-Lopes. O público teve acesso ao conteúdo entre os dias 15 e 22 de maio de 2020.

Outro destaque do Palácio em sua Companhia são as ações on-line do Cine Humberto Mauro, ofertando uma programação e acervos de alto valor nas mídias sociais da FCS, como o tradicional Curta no Almoço, que acontece às sextas-feiras, e a Mostra Grandes Mestres da Comédia, que ficou em cartaz até o dia 21 de maio, apresentando 11 filmes dos icônicos Charles Chaplin, Buster Keaton e Harold Lloyd.

Já no campo das artes visuais, há a oferta de conteúdo, debates e divulgação dos programas da FCS. A “Live” foi realizada em 28 de abril sobre os Prêmios Décio Noviello de Artes Visuais e de Fotografia contou com mais de 300 acessos.

Este evento possui correalização da Appa – Arte e Cultura.

Informações

Local

Exibição nas Redes Sociais da Fundação Clóvis Salgado | Istagram, Facebook e YouTube

Horário

Livre

Classificação

Livre