Retrospectiva 2020 relembra produções memoráveis dos Corpos Artísticos da FCS

08/01/21 - 14/02/21

Exibição nas Mídias Sociais da Fundação Clóvis Salgado | facebook.com/fundacaoclovissalgado e no Instagram (@fcs.palaciodasartes)

2020 foi um ano atípico que impôs muitos desafios aos três Corpos Artísticos da Fundação Clóvis Salgado – Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG), Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG) e Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA). De uma hora para outra, os artistas tiveram que sair do palco e da sala presencial de ensaio, para trabalharem isolados, com cada profissional em sua casa, e tendo que lidarem com todo o processo de uma gravação audiovisual: definir um bom cenário, pensar numa fotografia interessante, operar a câmera, captar um áudio de qualidade e imaginar como as cenas gravadas iriam compor uma obra audiovisual individual ou coletiva.

Por outro lado, o cenário de distanciamento social ampliou a atuação artística da OSMG, do CLMG e da CDPA, gerando outras linguagens artísticas e agregando novas possibilidades de criação e de comunicação com o público, ainda mais um período em que as pessoas precisavam se entreter em casa. Ao todo, no ano passado, foram produzidos 160 vídeos inéditos, entre solos e coletivos.

Com o intuito de revisitar esses melhores momentos dos Corpos Artísticos em 2020, a Fundação Clóvis Salgado apresenta uma retrospectiva com as 17 produções mais marcantes realizadas no ano passado por meio do projeto Palácio em Sua Companhia.  A retrospectiva tem início no dia 08 de janeiro e termina no dia 14 de fevereiro, e poderá ser acompanhada pelo Instagram e Facebook da FCS por meio de três postagens semanais que acontecerão aos domingos, quartas-feiras e sextas-feiras. Aos domingos e sextas-feiras, os vídeos serão postados no mesmo horário, sempre às 10h da manhã. Já nas quartas-feiras, os vídeos serão postados sempre às 19h da noite.

A primeira apresentação a ser relembrada é “Querelas do Brasil”, performada pelo Coral Lírico de Minas Gerais em homenagem ao compositor Aldir Blanc, falecido em maio do ano passado, vítima da Covid-19.

Será exibida também a Trilogia do Afeto, série criada pela Cia. de Dança Palácio das Artes, retrata três fases distintas do distanciamento social vividas no início da pandemia, por meio de três vídeos: “Abraço”, “A Saudade” e “Presente”.

Outro destaque são os vídeos da série Sinfônica Pop. Parceria entre a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Coral Lírico de Minas Gerais, a série apresentou ao público uma nova versão do clássico “Vai Passar”, parceria de Francis Hime e Chico Buarque. A interpretação contou com a participação especialíssima de Francis Hime nos vocais e piano. E a regência ficou a cargo de Roberto Tibiriçá, maestro convidado. Outra apresentação inédita da série foi realizada com o cantor e instrumentista Maurício Tizumba, que, junto com a OSMG e o CLMG, interpretaram a música “A Criação”, para celebrar o aniversário de 300 anos de Minas Gerais.

A retrospectiva 2020 dos Corpos Artísticos é realizada pelo GOVERNO DE MINAS GERAIS / SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS e FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO e tem a APPA – ARTE E CULTURA como correalizadora. Conta ainda com o patrocínio Master da CEMIG e INSTITUTO UNIMED-BH (viabilizado pelo incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores), USIMINAS e INSTITUTO USIMINAS como patrocinadores.

 

Confira abaixo a lista com todos os momentos que serão relembrados e suas respectivas datas:

08 de janeiro: Querelas do Brasil Coral Lírico de Minas Gerais

10 de janeiro: Abraço – Cia. de Dança Palácio das Artes

13 de janeiro: Sinfônica Pop Maurício Tizumba – Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

15 de janeiro: Muié Rendêra – Coral Lírico de Minas Gerais

17 de janeiro: PresenteCia. de Dança Palácio das Artes

20 de janeiro: Sinfônica Pop – Francis HimeCoral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

22 de janeiro: Pachelbel em EvidênciaOrquestra Sinfônica de Minas Gerais

24 de janeiro: SaudadeCia. de Dança Palácio das Artes

27 de janeiro: Três Homens em ConflitoCoral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

29 de janeiro: PrimaveraOrquestra Sinfônica de Minas Gerais

31 de janeiro: Um chamado de corpo Cia. de Dança Palácio das Artes

03 de fevereiro: Ave MariaOrquestra Sinfônica de Minas Gerais

05 de fevereiro: Eine Kleine Nachtmusik – Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

07 de fevereiro: A dança é um corpo que a gente vesteCia. de Dança Palácio das Artes

10 de fevereiro: Hallelujah, Amém Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

12 de fevereiro: Rainha da noiteOrquestra Sinfônica de Minas Gerais

14 de fevereiro: A todas as infânciasCia. de Dança Palácio das Artes

Informações

Local

Exibição nas Mídias Sociais da Fundação Clóvis Salgado | facebook.com/fundacaoclovissalgado e no Instagram (@fcs.palaciodasartes)