Presidente da FCS apresenta balanço de 2019 e anuncia ações para comemoração de 50 anos da Instituição
Em abril de 2019, Eliane Parreiras assumiu a presidência da Fundação Clóvis Salgado em um cenário diferente da outra passagem da gestora pela Instituição (2009-2010), quando ocupou o mesmo cargo. Dessa vez, a presidente já chegou com urgências para solução de problemas estruturais, como a reforma do ar-condicionado do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes e da central de energia do complexo cultural.
Diante de um quadro que para muitos seria desanimador, a atual gestão transformou as dificuldades em estímulo e fez de 2019 um ano importante para o reposicionamento e o fortalecimento da Fundação Clóvis Salgado.
Durante a coletiva de imprensa concedida na segunda-feira (16/12), Eliane Parreiras comentou sobre as dificuldades e, sobretudo, ressaltou as ações realizadas em 2019, que elevaram de forma significativa os números da Fundação Clóvis Salgado.
“Apesar de um período com muitas adversidades externas, conseguimos melhorar todos os indicadores: número de público, receita, movimentação nos espaços, número de alunos atendidos e número de atividades ofertadas. São resultados de crescimento que demonstram um caminho virtuoso amparado em técnicas de gestão e construído pelo corpo técnico da instituição, através de esforço, dedicação, conceito, mobilização e competência das equipes”, comemorou Eliane Parreiras.
Crescimento expressivo – Alguns números expressivos traduzem o novo momento da Fundação Clóvis Salgado. Para se ter ideia, mais de 522 mil pessoas foram alcançadas diretamente pelas atividades do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais e Serraria Souza Pinto, até 10 de dezembro. Também houve um crescimento de 18,93% no público do Palácio das Artes, enquanto o número de atividades oferecidas aumentou 4,39%. Outro número que merece destaque se refere à democratização da oferta cultural: 75% de atividades ofertadas pelos Corpos Artísticos da FCS (Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais) são gratuitas. Além disso, houve um aumento de 23,6% na quantidade de eventos realizados e de 21,5% no público das atrações pagas, com destaque para o programa “Em Concerto”, cujo público cresceu 155% em relação ao ano anterior.
Já no campo da educação o crescimento também foi relevante. O número de matrículas nos cursos do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart (2.381 matrículas) aumentou 105,79% e a quantidade de cursos (72 cursos regulares, complementares, de extensão, livres e aulas abertas) elevou 56,52%. Todas as atividades ofertadas foram gratuitas.
Ações da gestão – Além de importantes intervenções realizadas na infraestrutura do Palácio das Artes, garantidas pelo Governo de Minas Gerais, como o conserto do ar condicionado do Grande Teatro, reforma da central elétrica, do sistema de dimmers e da estrutura cenotécnica, foi implementado o Plano de Ação para ampliação da sustentabilidade da Instituição, iniciada a meta de criação de um Plano de Integridade, assim como foram organizadas ações para aderência da FCS aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU.
Outra ação de destaque foi a criação do Planejamento Estratégico para a gestão 2019-2022, elaborado de maneira coletiva e participativa. Foram revistas a Missão e Visão da Instituição, e criados objetivos e diretrizes estratégicas, propósitos e ações estruturadas em eixos de atuação. “As equipes participaram do processo de definição da missão, dos valores e das diretrizes estratégicas. E depois as diretorias com os conteúdos específicos de cada área. É um planejamento muito ‘pé no chão’ para efetivamente ser implementado, monitorado e avaliado para que possamos colocar, cada vez mais, a Fundação Clóvis Salgado no rumo certo e ter êxito na execução da política pública de cultura”, exaltou Eliane Parreiras.
Já no âmbito da criação, difusão e formação na FCS foram fortalecidos os aspectos de diversidade, pluralidade, democratização do acesso e formação de público. Assim, foram ampliados e diversificados os públicos presentes nas atividades, em uma rica e ampla programação. As estratégias de Comunicação também foram incrementadas em programas e ações customizadas, conquistando importantes resultados de visibilidade e mobilização de grupos e públicos.
Para saber mais, acesse:
– DESTAQUES DO DESEMPENHO 2019
– FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO, INSTITUIÇÃO CULTURAL SINGULAR E PLURAL
– FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO 2020, 50 ANOS DE ATUAÇÃO ININTERRUPTA EM MINAS GERAIS