Uruguaia Malena Muyala estreia em palcos mineiros com show intimista no Palácio das Artes

publicado em 19 de setembro 2018
texto alternativo

legenda de texte

Com um timbre intenso e uma interpretação cativante, a cantora e compositora Malena Muyala fez sua estreia em palcos mineiros durante a edição do programa Minas Pocket Música, iniciativa da Fundação Clóvis Salgado que reúne artistas autorais em apresentações únicas.

Acompanhada do pianista uruguaio Gustavo Montemurro, a cantora marcou o início da internacionalização do programa com uma maneira única de cantar tangos e milongas – genuínas expressões culturais da região Sul da América Latina. O público, que também apreciou a abertura do evento com o grupo mineiro Cappella em Trio, encheu a Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, para conhecer e se encantar com as canções autorais de Muyala.

Cultuada como uma das grandes vozes do Uruguai na atualidade, a cantora apresentou canções de seu sétimo álbum, Temporal (2015), baseado na música folclórica de seu país. O CD já rendeu o Disco de Ouro uruguaio e também o Prêmio Graffiti de melhor disco de tango. Tomada por um compasso que mistura drama e paixão, a primeira apresentação de Muyala no Palácio das Artes foi marcada por uma viagem musical à sonoridade dos pampas.

“Estou muito feliz com o convite da Fundação Clóvis Salgado e agradeço muito a presença de todos. É uma alegria imensa poder cantar as canções do meu país para vocês”, disse Muyala à plateia. A simpatia da cantora não se ateve apenas aos ouvintes: para encerrar o show, Muyala convidou as componentes da banda Cappella em Trio para uma participação especial, encerrando a apresentação com chave de ouro.

Segundo Ana Alvarenga, integrante do Cappella em Trio, abrir a apresentação de uma grande cantora é uma honra e uma imensa responsabilidade. “A experiência é de pura felicidade, de crença que estávamos naquele lugar para nos encontrar. Não se trata somente de abrir um show, mas de abrir os caminhos – das emoções, das liberdades, das possibilidades. Quando ela nos chamou ao palco para um breve canto a quatro vozes femininas, nos falou – em segredo – diante de toda a plateia: ‘agora somos uma família’, o que ela repetiu no camarim após o show para cada uma de nós e também aos nossos músicos acompanhantes. Dividir o palco foi somar e multiplicar a nossa família artística, semeando novos sonhos. Tudo isso, claro, com um belo público. Foi sublime”.

Na próxima apresentação do Minas Pocket Música o público terá a oportunidade de conhecer mais uma importante voz da América Latina. No dia 3 de outubro é a vez da argentina Mimi Kozlowski se apresentar na Sala Juvenal Dias com show inédito de seu álbum Vento da Memória, reunindo clássicos de tango porteño, boleros, sambas, tonadas, valsas e outros ritmos. O multiartista Marcelo Jiran fará a abertura do show, com canções que celebram a musicalidade do povo latino.

Os ingressos para a apresentação já estão à venda, custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria do Palácio das Artes ou no site www.ingressorapido.com.br.