Série Artistas e Processos Criativos: Ártemis

“Artistas e Processos Criativos” convida alguns artistas que participaram de exposições nas Galerias do Palácio das Artes para compartilhar conosco seus processos de criação, contando um pouquinho sobre seus trabalhos e sobre sua trajetória artística.

Inaugurando a série, vamos homenagear as mulheres de Minas Gerais, assim como fez a artista e arte-educadora Ártemis Garrido na exposição ArteMinas 2019, com o grafite de Maria, para a Galeria Aberta Amilcar de Castro. A nossa homenagem também se estende ao Sistema Único de Saúde (SUS) e seus trabalhadores, que prestam um serviço essencial, desempenhando papel fundamental no cuidado da saúde da população.

Ártemis trabalha em um dos programas do SUS chamado Consultório de Rua. O programa atende pessoas em situação de rua que fazem uso abusivo de drogas, trazendo, em um dos momentos do tratamento, o contato com a arte. Foi no Consultório de Rua que Ártemis conheceu Maria, a quem acompanha desde 2018. Maria dormia em frente ao Palácio das Artes, mas nunca chegou a entrar no espaço. A iniciativa da artista e do SUS nos aponta a relevância da arte e da arte-educação para a vida de todas as pessoas. O Cefart e o Educativo da Fundação Clóvis Salgado têm orgulho em defender o acesso fundamental às artes, iniciando essa série com o trabalho de Ártemis, que nos instiga a refletir sobre questões tão contemporâneas, como a vulnerabilidade social, dando visibilidade a elas por meio do grafite.

Você está convidado a assistir ao vídeo e pensar sobre as perguntas abaixo!

Quando você está andando pelas ruas da cidade, repara nos grafites dos muros? Com quais grafites você mais se identifica? Quais histórias você acha que estão por trás da construção dessas imagens? Tendo como ponto de partida o processo que a artista Ártemis compartilhou no vídeo, imagine: se você fosse fazer um grafite, qual muro da cidade escolheria, quais cores você usaria e qual imagem pintaria?

Conte-nos o que percebeu e o que mais chamou sua atenção nos dois trabalhos mostrados pela artista, usando as hashtags #educativofcs, #criarte e também @fcs.palaciodasartes.

Sobre os autores:

Nathália Bruno é bacharel e licenciada em Artes Plásticas, especialista em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, professora e mediadora cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Giovane Diniz é licenciado em Artes Plásticas, mestrando em Artes Visuais, artista plástico, professor e mediador cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.