Desenho falado!

Amizade é um sentimento de afeto e carinho entre pessoas. Será? A indicação de hoje, H2Obby, conta a história da amizade entre um cachorrinho chamado Hobby e um cubo de gelo! Quer saber como ela começa e o que acontece depois?

Assista ao filme!

Ficha técnica

Filme: H2Obby

Direção: Flávia Trevisan

Local: São Paulo, Brasil

Data: 2015

Duração: 4 minutos

Roteiro, produção e montagem: Flávia Trevisan

Som: Jander Antunes

Música: Fabiano Penna

Imagem: Divulgação.

Para refletir:

Este curta-metragem não apresenta falas, mas conseguimos perceber as emoções do cachorrinho vendo o filme. Imagine este mesmo filme sendo assistido por alguém que não enxerga. Será que essa pessoa sentiria as mesmas emoções? É para isso que existe a audiodescrição, um recurso que transforma as imagens em palavras, para que as pessoas com deficiência visual possam entender o que está acontecendo no filme, fazendo com que ele seja acessível a um público maior.

Assista novamente ao curta-metragem, mas agora com a audiodescrição:

https://www.youtube.com/watch?v=NDehcUG0V-w

Curiosidade:

O título do filme, H2Obby, é uma brincadeira que mistura o nome do cachorrinho, Hobby, e o símbolo da água, H2O!

Proposta de atividade:

Você percebeu que na versão do curta-metragem com recurso da audiodescrição as cenas são descritas com todos os detalhes? Isso é para que as pessoas com deficiência visual consigam imaginar o que está acontecendo e acompanhar a história.

Você consegue descrever uma paisagem, um ambiente ou uma cena para alguém imaginar? E para desenhar? Vamos tentar? Essa atividade é para ser feita em dupla, chame alguém para brincarem juntos. Você pode chamar outra criança ou até desafiar um adulto para descrever e desenhar também!

Ilustração: Naiara Rocha.

Materiais necessários:

– Folhas de papel

– Seus materiais para desenhar preferidos (lápis de cor, caneta hidrocor, giz de cera, entre outros)

Como fazer:

Antes de começar a descrição, pense um pouco no que vai querer descrever. Tente pensar no máximo de detalhes que conseguir: cor e tamanho dos objetos, características das pessoas, se elas vão estar fazendo algo, se vai estar de noite ou de dia. Enquanto isso, a outra pessoa pode separar os materiais que vai utilizar para desenhar.

Quando terminar de pensar, fale o que imaginou para a outra pessoa, para que ela possa desenhar o que você está descrevendo. Tente não olhar o desenho até que ele esteja pronto.

Quando terminar a descrição e a pessoa tiver terminado o desenho, veja se o desenho ficou como você imaginou.

Às vezes o resultado fica bem diferente e isso é divertido também, porque mostra que cada pessoa imagina de um jeito.

Achou que não ia desenhar? Agora é a sua vez! Troque de lugar com a outra pessoa e desenhe o que ela descrever para você.

Compartilhe com a gente uma foto do seu trabalho usando as hashtags #educativofcs e #cineminhaonline nas mídias sociais e também @fcs.palaciodasartes no Instagram.

Sobre as autoras:

Ana Luiza Emerich é licenciada em Artes Visuais, mestra em Artes, professora da Rede Estadual de Ensino, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Naiara Rocha é bacharel e licenciada em Artes Visuais, graduada em Pedagogia, mediadora e professora na Escola de Artes Visuais e na Escola de Tecnologia da Cena do Cefart – FCS.