Diferente do que eu imaginei!

Às vezes a imaginação e a realidade se misturam, se transformando em divertidas histórias de infância e boas memórias na fase adulta. Assista “Sonhando Passarinhos”!

Ficha técnica 

Filme: Sonhando Passarinhos
Local: DF, Brasil
Ano: 2011
Duração: 11 minutos
Direção e roteiro: Bruna Carolli
Produção executiva: Iberê Carvalho
Direção de produção: J. Procópio
Direção de fotografia: Jane Malaquias
Montagem: Alex Vidigal
Som direto: Marcos Manna
Direção de arte: Maíra Carvalho
Cenografia: Lucas Gehre
Figurino e maquiagem: Juliana Ramos
Animações: Leonardo Cata Preta
Trilha sonora e música original: Mateus Ferrari
Edição e mixagem de som: Dirceu Lustosa
Preparação de elenco: Fernanda Rocha
Elenco: Wendy Martins, Fernanda Rocha e Mateus Ferrari

Curiosidade:

O curta-metragem “Sonhando Passarinhos” conta a história da menina Sofia, que vive com seus pais e tem um bicho de pelúcia chamado Splash. Ela vive imaginando coisas, sonha em ter seus próprios passarinhos e até bola um plano para isso. O filme conta com cenas do cotidiano da menina e outras que acontecem em sua imaginação. Para isso, utiliza diferentes técnicas, misturando cenas filmadas com atores e cenas animadas. Compare, logo no início do curta, a passagem da cena da menina e seu pai na versão em animação para as imagens reais dos atores. Qual estilo você prefere? 

Para refletir: 

“Não era bem o que eu imaginava, e agora”? Às vezes, quando olhamos alguma coisa mais de perto, descobrimos que estávamos enganados sobre ela. Nem sempre é uma confusão dos sentidos, como ver ou ouvir algo por engano. Também pode ser da imaginação, como no caso da menina do curta-metragem. 

Na vida, estamos sempre fazendo novas descobertas. Com o passar do tempo, vamos aprendendo coisas novas e mudando nossa forma de perceber o mundo. Os objetos ganham outras utilidades, algo que parecia incrível já não é mais tão interessante, situações que passavam despercebidas ganham uma importância maior… O mais legal disso tudo é que nem sempre precisamos abandonar a ideia que tínhamos sobre algo. Elas podem se somar, convivendo com a ajuda da nossa imaginação, como os pregadores do filme, que prendem as roupas no varal e também se transformam em passarinhos. O mundo é cheio de possibilidades! 

Ilustração: Ana Emerich.

Atividade: 

Passarinhos de várias cores, de tamanhos e características diferentes… muitas espécies para reparar e se encantar por todas elas! Vamos exercitar a observação e depois registrá-los? Você pode se sentar próximo à janela de sua casa e passar um tempo olhando para o céu, para as árvores e para os telhados das construções, procurando-os. Caso não os encontre, você pode, com a ajuda de um adulto, pesquisar por fotografias em livros ou na internet. Após prestar atenção no maior número de detalhes possível, como a cor, o tamanho das asas, o formato do bico, das patas e se tem muitas ou poucas penas, tente registrar o que percebeu, utilizando o material de sua preferência.

Para inspirar sua criação, ouça a música “A Ordem das Árvores”, de Tulipa Ruiz, que aparece no final do filme. Clique aqui para ouvi-la.   


Compartilhe fotos da sua criação com a gente! Publique em suas redes sociais usando as hashtags #cineminhaonline, #educativofcs e também @fcs.palaciodasartes no Instagram.

Sobre as autoras:

Ana Luiza Emerich é licenciada em Artes Visuais, mestra em Artes, professora da Rede Estadual de Ensino/MG, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Naiara Rocha é bacharel e licenciada em Artes Visuais, graduada em Pedagogia, professora da Rede Municipal de Educação/BH, mediadora e professora na Escola de Artes Visuais e na Escola de Tecnologia da Cena do Cefart – FCS.