INSCRIÇÕES PRORROGADAS | 3º PRÊMIO DÉCIO NOVIELLO de ARTES VISUAIS e de FOTOGRAFIA

13/05/22 - 15/07/22

Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537) e CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais (Av. Afonso Pena, 737) – Centro – Belo Horizonte

 

 

Devido à prorrogação do prazo de inscrição, o resultado do Prêmio será divulgado em data a ser definida.

 

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e do Prêmio Décio Noviello de Fotografia da Fundação Clóvis Salgado, importantes ferramentas de estímulo à produção artística já consolidadas no calendário das Artes Visuais no Brasil. Podem se inscrever artistas, curadores, coletivos ou propostas coletivas, a partir do dia 13 de maio (sexta-feira), até o dia 15 de julho de 2022 (sexta-feira), de forma gratuita e exclusivamente virtual.

 

A premiação contemplará dois projetos para o Palácio das Artes – galerias Arlinda Corrêa Lima e Genesco Murta, além de dois projetos para a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais, permitindo o acesso do público a diferentes linguagens artísticas, mostras relevantes e de qualidade reconhecida. O edital do Prêmio estará disponível neste espaço e no site da APPA e o resultado será divulgado no dia 21 de julho de 2022.

 

Link para inscrição

Manual para cadastro no sei! (Sistema Eletrônico de Informações)

Link para cadastro do usuário externo no sei! (Sistema Eletrônico de Informações)

 

 

Editais e Regulamentos

Edital Artes Visuais 

Regulamento Básico do Edital de Artes Visuais

Edital Fotografia

Regulamento Básico do Edital de Fotografia

 

 

Plantas

Planta Baixa da Galeria Arlinda Corrêa Lima 

Planta Baixa da Galeria Genesco Murta

Planta Baixa da Câmera Sete – Casa da Fotografia de Minas Gerais

 

Dúvidas podem ser esclarecidas somente pelo e-mail artesvisuais@fcs.mg.gov.br.

 

Ministério do TurismoGoverno de Minas Gerais e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam o 3º Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e de Fotografia, que tem correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio master da CemigArcellorMittalInstituto Unimed-BH¹, AngloGold Ashanti e Usiminas, além do patrocínio da Vivo, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, e apoio cultural do Instituto Hermes Pardini.

 

1O patrocínio do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo.

 

Inscrições on-line – As inscrições para o Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e Prêmio Décio Noviello de Fotografia são gratuitas e serão realizadas de forma exclusivamente digital, entre os dias 13 de maio e 1º de julho de 2022. Os trabalhos devem ser submetidos através da plataforma on-line SEI (Sistema Eletrônico de Informações), e para se inscrever é preciso criar um usuário externo. Em um prazo de 48h o cadastro do usuário é validado, e os trabalhos já poderão ser anexados. Todas as orientações sobre o processo de inscrição, a documentação exigida e o link para acesso à plataforma estarão disponíveis neste espaço.

Podem se inscrever artistas, curadores, coletivos ou propostas coletivas de brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros com residência no Brasil. Os prêmios para cada modalidade serão de R$10.000,00 (dez mil reais) para cada exposição coletiva e R$8.000,00 (oito mil reais) para as individuais, além de transporte de obras, montagem e divulgação da exposição pelas equipes de Artes Visuais e de Comunicação da Fundação Clóvis Salgado. O resultado do Prêmio será divulgado em data ainda a definir. A Instituição também garantirá a publicação de um catálogo das exposições.

 

Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão de Seleção do Edital, que contará com a participação de profissionais convidados, com notória especialização em Artes Visuais, além de um representante da Gerência de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado. Serão avaliados os portfólios dos inscritos e os projetos apresentados conforme os seguintes critérios: qualidade e contemporaneidade, relevância estética e conceitual, originalidade e ineditismo em Belo Horizonte e adequação ao espaço físico pretendido.

 

Prêmio Décio Noviello – Na primeira edição realizada em 2020, o Prêmio Décio Noviello contemplou o artista Froiid (MG) e a curadora Joyce Defim (MG) para a linguagem de Artes Visuais, além de Maurício Pokemon (PI) e Dalila Coelho (MG) na categoria fotografia.

 

Já na segunda edição do Prêmio, iniciada no ano passado, foram contemplados artistas com diferentes suportes, como pinturas, desenhos, colagens, gravuras, objetos, instalações, holografias, fotografias, entre outros. Na oportunidade, João Angelini (DF) ocupou a Galeria Genesco Murta e Erre Erre (SP) apresentou seu trabalho na Galeria Arlinda Corrêa Lima. Chris Tigra (SP) expôs no primeiro espaço da CâmeraSete e Matheus Dias (CE) ocupou o segundo espaço da Casa da Fotografia de Minas Gerais.

 

O ano de 2020 marcou o lançamento da nomenclatura Prêmio Décio Noviello, em homenagem ao artista. Antes, de 2016 a 2019, o Prêmio era denominado Edital de Ocupação da Fundação Clóvis Salgado e a partir de 2020 se tornou o Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e Fotografia. Desenhista, cenógrafo, figurinista, gravurista e pintor belo-horizontino, Noviello realizou sua última exposição em vida, Cor Opção, durante a programação do ArteMinas 2018, na Fundação Clóvis Salgado (FCS). Na abertura, o artista reviveu o happening que compunha a mostra Do Corpo à Terra, que integrou a programação de inauguração do Palácio das Artes, em 1970. Em sua trajetória, Décio Noviello também criou inúmeras cenografias e figurinos para balés, óperas e peças teatrais produzidas pela FCS, além de outras mostras de artes plásticas.

 

Já foram contemplados pelo Edital de Artes Visuais da FCS trabalhos de artistas como Adriana Maciel, André Griffo, Bete Esteves, Claudia Tavares, Éder Oliveira, Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa, Juliana Gontijo, Luis Arnaldo, Marcelo Armani, Nydia Negromonte, Ricardo Burgarelli, Ricardo Homen, Lorena D’arc, Renata Cruz e Rodrigo Arruda. Já o Edital de Fotografia da FCS contemplou, desde sua primeira edição, trabalhos dos artistas Daniel Antônio, Letícia Lampert, Luiza Baldan, Nelton Pellenz, Tiago Aguiar, Coletivo Família de Rua, Victor Galvão e Élcio Miazaki.

Informações

Local

Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537) e CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais (Av. Afonso Pena, 737) – Centro – Belo Horizonte

Informações para o público

artesvisuais@fcs.mg.gov.br