Grupo Corpo | Parabelo

31/05/22

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes| Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Produtora de aço, que é a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, patrocina, no dia 31/5, apresentação de Parabelo. Ingressos estarão disponíveis no dia 25/5 on-line e na bilheteria do Palácio das Artes.

 

Foto: José Luiz Pederneiras

 

A ArcelorMittal, líder de aço no Brasil e no mundo, renovou o patrocínio ao Grupo Corpo – uma das mais importantes companhias de dança contemporânea brasileira – de Belo Horizonte. O investimento na parceria, iniciada em 2021, faz parte das comemorações de 100 anos do segmento de Aços Longos da empresa no Brasil (completados em dezembro de 2021). Reforçando os laços com a cidade, onde está a sede administrativa da empresa, e o compromisso com a cultura, a produtora de aço dará um presente para a população: uma apresentação gratuita do Grupo Corpo, com o espetáculo Parabelo, no dia 31/05 (terça-feira), de 20h às 21h, no Palácio das Artes. Os ingressos gratuitos serão disponibilizados no dia 25/5 (quarta-feira) on-line, via Eventim, ou presencialmente, na bilheteria do teatro.

 

“Investir em cultura gera o maior retorno que uma empresa como a ArcelorMittal deseja obter: formar cidadãos integrais para o amanhã. Acreditamos que as artes são um dos pilares fundamentais para a construção do patrimônio cultural de um país”, destaca Paula Harraca, diretora do Futuro e presidente da Fundação ArcelorMittal.

 

Foto: José Luiz Pederneiras

 

Maior incentivadora da cultura e do esporte em Minas Gerais

 

Com a celebração recente de outro patrocínio, o do Palácio das Artes, o maior centro de produção, formação e difusão cultural de Minas Gerais e um dos maiores da América Latina, a ArcelorMittal se consolida como a maior incentivadora da cultura e do esporte em Minas Gerais, por meio das leis estaduais de incentivo à Cultura e ao Esporte. Foram mais de R$ 80 milhões investidos no Brasil por meio da Fundação ArcelorMittal nos últimos anos.

 

“Esses patrocínios estão em linha com nossa história centenária de valorização do patrimônio histórico e cultural brasileiro e com nossas ações sociais que contribuem para a formação de uma sociedade mais preparada para o futuro”, completa Paula.

 

Espetáculo Parabelo

 

Foto: José Luiz Pederneiras

A inspiração sertaneja e a transpiração, para lá de contemporânea, da trilha composta por Tom Zé e José Miguel Wisnik para “Parabelo”, de 1997, permitiram ao coreógrafo Rodrigo Pederneiras dar vida àquela que ele mesmo define como a “a mais brasileira e regional” de suas criações.

 

De cantos de trabalho e devoção, da memória cadenciada do baião e de um exuberante e onipresente emaranhado de pontos e contrapontos rítmicos, emerge uma escritura coreográfica que esbanja jogo de cintura e marcação de pé, numa arrebatadora afirmação da maturidade e da força expressiva da gramática construída ao longo de anos pelo arquiteto de “Missa do Orfanato” e “Sete ou Oito Peças para um Ballet”.

 

A estética dos ex-votos de igrejas interioranas inspira Fernando Velloso e Paulo Pederneiras na composição dos dois painéis, de 15 por 8 metros, que dão sustentação cenográfica ao espetáculo.

 

Com a intensidade das cores velada por um tule negro e revelada somente no espaço exíguo e imperativo das sapatilhas, a figurinista Freusa Zechmeister cria o jogo de luz e sombra que veste os bailarinos na primeira parte de “Parabelo”, enquanto na reta final e explosiva do balé as malhas se libertam do véu, alardeando a temperatura jubilosa e alta de suas cores.

 

Foto: José Luiz Pederneiras

 

Sobre a ArcelorMittal

 

Líder no mercado global de aço, o Grupo ArcelorMittal está presente em cerca de 60 países e tem como propósito criar aços inteligentes para um mundo melhor. No Brasil, a empresa tem unidades industriais em seis estados (ES, MG, MS, RJ, SC e SP), além de escritórios de representação e comercialização distribuídos em todo o país, compondo uma força de trabalho de cerca de 16 mil empregados. As plantas têm capacidade de produção anual de 12,5 milhões de toneladas de aço bruto e de 7 milhões de toneladas de minério de ferro. A empresa atua, ainda, em áreas diversificadas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas de eucalipto) e tecnologia da informação.

 

Sobre a Fundação Clóvis Salgado

 

Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem o campo onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

 

Sobre a Fundação ArcelorMittal

 

Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal atua com o propósito de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos. A Fundação atua em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. Realiza o Diversão em Cena, maior programa de formação de público para teatro infantil do Brasil, que leva uma programação regular de espetáculos de forma gratuita ou a preços populares para várias cidades do país. Já por meio do programa ArcelorMittal Forma e Transforma, a instituição promove iniciativas com foco na formação de artistas, empreendedores e gestores culturais, além de promover a valorização e desenvolvimento da cultura das localidades, a partir da realização de editais. Em 33 anos de atuação, mais de 10 milhões de pessoas foram atendidas pelas iniciativas promovidas pela Fundação ArcelorMittal. Saiba mais.

Informações

Local

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes| Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Horário

20h

Duração

1h

Informações para o público

(31) 3236-7400