Cefart oferece curso "Palavra Poética: sua largura, sua profundidade"

31/05/21

Cefart Virtual | (cefartvirtual.aix.com.br)

O Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART), da Fundação Clóvis Salgado – FCS, em parceria com a APPA – Arte e Cultura, disponibiliza o curso complementar “PALAVRA POÉTICA: SUA LARGURA, SUA PROFUNDIDADE”, que visa proporcionar aos alunos a possibilidade de trilhar caminhos de investigação acerca da palavra, desde sua dimensão gráfica e fonética até a potencialidade semântica. O curso conta com 30 vagas que serão preenchidas após a seleção dos alunos que se inscreverem no curso. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 31 de maio de 2021, na página do Cefart na Sympla.

Ministrado pela bacharel em Letras, Serena Rocha, o curso será totalmente on-line, através do Cefart Virtual. As aulas serão ao vivo e acontecerão nos dias 7, 9, 11, 14, 16 e 18 de junho de 2021, sempre das 09h às 12h, com acréscimo de minutos nos últimos encontros, previamente combinados com a professora. Após a conclusão do curso, haverá emissão de certificado de 20h/aula.

 

Palavra em foco

 

A palavra é um dos instrumentos mais importantes no trabalho de atuação dramatúrgica. E, por se expressar majoritariamente por meio da oralidade, o ator e a atriz precisam ser íntimos das palavras e incorporá-las ao trabalho. Desta forma, a transmissão da mensagem será mais fiel aos acontecimentos e aos sentimentos da narrativa interpretada, tanto por meio da fala quanto pelos gestos e movimentos corporais. Visando estimular o aprimoramento dessa capacidade de domínio da palavra, o curso “PALAVRA POÉTICA: SUA LARGURA, SUA PROFUNDIDADE” propõe um olhar para a palavra com o objetivo de enxergar o sentido performático que ela possui.

O curso, que é decorrente de pesquisa acadêmica-prática da ministrante Serena Rocha, terá como indagação inicial: “Qual é o papel do corpo na leitura e na percepção do literário?”, questão desenvolvida pelo crítico e historiador literário, Paul Zumthor, em seu livro Performance, Recepção, Leitura. A professora conta que, a partir dessa questão, os alunos percorrerão um caminho investigativo que propõe experiências de engajamento do corpo no processo de leitura e criação de textos poéticos.

Segundo a professora Serena Rocha, o foco das aulas será o estudo sobre as partes que compõem a palavra, dividido em três etapas. “Olharemos para a materialidade da palavra: a parte gráfica que atinge nossa visão e a parte fonética que gera uma experiência auditiva. Também, o aspecto virtual, que diz respeito à semântica, não será deixado de lado. Portanto, iremos experimentar a palavra, o que ela tem a nos oferecer de experiência sensorial, através de exercícios de leitura, de escrita e de dança”, explica Serena.

O curso é destinado prioritariamente para participantes do Programa de Residência em Pesquisas Artísticas e para a comunidade discente do Cefart, mas as vagas também estão abertas para o público em geral.

Governo de Minas Gerais / Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, e a Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, apresentam o curso “Palavra Poética: sua largura, sua profundidade”, que tem a correalização da APPA – Arte e Cultura e patrocínio master da Cemig e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

 

Serena Rocha- É bailarina, atriz e bacharel em Letras com ênfase em estudos literários. Estudou dança contemporânea e atualmente integra o coletivo TaTo que pesquisa a dança Contato Improvisação. Se interessa, especialmente, pelos processos de criação que buscam as interseções entre dança e escrita. Pesquisou durante sua formação a tradução de textos teatrais para o contexto do palco, investigando as possibilidades de transição entre palavra e movimento. Desde 2016 é facilitadora de práticas de Contato Improvisação na cidade de Belo Horizonte.

 

Informações

Local

Cefart Virtual | (cefartvirtual.aix.com.br)