CEFART recebe FLÁVIO VENTURINI para Roda de Conversa com CORAL INFANTOJUVENIL

29/04/21

Canal da Fundação Clóvis Salgado no YouTube

Flávio Venturini. Imagem: divulgação

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Coral Infantojuvenil Palácio das Artes, um projeto de formação ligado à gerência de Coros do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), realiza no dia 29 de abril de 2021 uma Roda de Conversa com o compositor, cantor e multi-instrumentista, Flávio Venturini. O evento acontecerá na às 14h, no Canal do Youtube da FCS, e contará, também, com os mediadores: Bruno Thadeu, Regente do Coro, e Breno Rodrigo, integrante do Coral Infantojuvenil e estudante do curso de piano do Cefart. Este evento possui correalização da Appa – Arte e Cultura.

Nascido em Belo Horizonte, tendo contato com a música desde os 3 anos de idade, Flavio Venturini tornou-se representante da música mineira no Brasil e no mundo. Após participação especial em vídeo do Coral Infantojuvenil no ano passado, em que a música Espanhola, parceria de Venturini com Guarabyra, ganhou novo arranjo, ele se reúne novamente com o grupo. A vida do compositor, a interação com outros cantores e a experiência na participação remota na gravação, em 2020, serão o foco do bate-papo.

A Roda de Conversa será bastante dinâmica. De acordo com Bruno, os integrantes do Coro enviaram perguntas para o Flávio, que serão feitas por Breno, junto com as perguntas do público, enviadas pelo chat. Bruno conta que Venturini se mostrou bastante educado, solícito e aberto a sempre colaborar. Devido aos dois trabalhos com o compositor, Bruno Thadeu pretende constituir novos projetos com ele e com outros artistas brasileiros.

A Roda de Conversa Coral Infantojuvenil e Flávio Venturini é realizada pelo Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, pela Fundação Clóvis Salgado, e correalizada pela Appa – Artes e Cultura. É patrocinada pela Cemig e Unimed-BHInstituto Unimed-BH¹, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Coral Infantojuvenil Palácio das Artes – Criado na década de 80, o Coral Infantojuvenil Palácio das Artes integra-se na Fundação Clóvis Salgado como um projeto de formação ligado à gerência de Coros do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) e constitui-se como uma importante ação de estímulo à formação de jovens cantores. Recebe alunos na faixa etária entre oito e 16 anos e exerce um importante papel para a descoberta de talentos para o canto coral. O grupo apresenta um repertório de obras representativas de diversas fases da história da música vocal, da renascença ao moderno, da música erudita à música folclórica e popular, em vários idiomas e estilos.

Flávio Venturini – Nasceu em Belo Horizonte, descobriu a música aos 3 anos de idade, porém teve seu primeiro contato oficial com o mundo musical aos 15 ao tocar seu primeiro instrumento, um acordeon. Iniciou os estudos na Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte, onde estudou percepção musical e piano. Revelado pelo movimento Clube da Esquina em 1970, ao lado de grandes artistas como: Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes e outros. Após sua estadia no Clube, Venturini participou da banda O Terço, 1974 e 1976, antes de criar o grupo 14 Bis, o qual fez sucesso entre 1980 e 1989. Atualmente, segue em carreira solo. É cantor, compositor, multi-instrumentista, sendo um dos nomes em referência na música mineira no Brasil e no mundo.

Bruno Thadeu – Graduado em música (canto) pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG e mestre em música (performance musical/canto) pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Estudou canto, piano e extensão de violão. Aprofundou os estudos de contraponto e harmonia com Nelson Salomé e Guilherme Nascimento e estudou regência com Sérgio Antônio Canedo. Foi regente contratado pela Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte dos corais do projeto de Música São Tiago entre os anos de 2007 a 2010. Integrou de 2011 a 2017 o Coral Lírico de Minas Gerais. Atualmente, integra o grupo de pesquisa e práticas musicais historicamente informadas “A Canção das Iluminuras”. É professor na Oficina de Música Cavallieri, professor e regente do coral Infanto-juvenil no projeto “Estação da Música” em Santa Bárbara (M.G.) e professor efetivo de canto lírico e regente titular do Coral Infanto-Juvenil do Palácio das Artes e do Coro Sinfônico do CEFART – Fundação Clóvis Salgado. Músico, cantor, regente e multi-instrumentista.

Breno Rodrigo – Iniciou sua trajetória na música aos 7 anos de idade, onde estudou canto e piano com Giovanni Torino, Lara Tanaka, Tiago Ferreira, Felipe Magalhães, Vívian de Assis, André Brant e Bruno Thadeu, tendo participado também de diversos cursos de extensão e master classes em música. Aos 9 anos ingressou no Coral Infantojuvenil do Palácio das Artes como sopranino, onde participou – juntamente com o coro – de diversas montagens de óperas e concertos com a Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais nas temporadas de ópera da FCS e em outras apresentações eruditas. Apresentou-se ao lado de grandes nomes do mundo erudito e popular como Jane Duboc, Paula Santoro, Flavio Venturini, João Bosco e Hamilton de Holanda. Atualmente com 16 anos, Breno continua seus estudos musicais no CEFART, na classe de piano do professor Leoni Werner e também no Coral InfantoJuvenil do Palácio das Artes.

Canal da Fundação Clóvis Salgado no YouTube