CINECLUBE ACESSÍVEL | Ensaio Sobre a Cegueira

07/11/23

Cine Humberto Mauro

Foto: Divulgação

O Cine Humberto Mauro apresenta, no dia 07/11, às 19h, mais uma edição da mostra “Cineclube Acessível”. Com o objetivo de selecionar filmes que ofereçam recursos de acessibilidade, reconhecemos a importância desses recursos como meios múltiplos, necessários e urgentes para que as pessoas com deficiência possam usufruir e acessar a experiência cinematográfica. No entanto, tais recursos não se limitam apenas a pessoas com deficiência. A disponibilidade de recursos como audiodescrição, sessão com portas abertas, legendas e libras, por exemplo, amplia a compreensão e a fruição das obras cinematográficas por um público amplo como, idosos, pessoas com baixo nível de escolaridade, entre outros.
Para atender a essa diversidade de público, planejamos uma programação diversificada que engloba uma ampla gama de gêneros cinematográficos, faixas etárias e formatos, tendo como princípio a convicção de que os recursos de acessibilidade no cinema não são apenas uma mera adição ao filme, mas podem trazer elementos estéticos e narrativos para as obras. Entendemos que a acessibilidade no cinema é um processo inacabado, em constante evolução e que exige reflexões contínuas sobre o tema. Por essa razão, a mostra oferecerá sessões mensais comentadas por profissionais especializados no assunto, a fim de promover um diálogo crítico e informativo sobre a acessibilidade no cinema. Esperamos que a mostra contribua para a disseminação da importância dos recursos de acessibilidade no cinema e para a ampliação do acesso e fruição dos filmes por um público amplo e diversificado.
—–

PROGRAMAÇÃO

07/11 TER

19h Ensaio Sobre a Cegueira (Fernando Meirelles, BRA, 2008) | 16 anos | 2h Sessão comentada por Carlito Homem de Sá, consultor em audiodescrição, graduado em Letras e servidor público.
Sessão com recursos de acessibilidade em audiodescrição.
SINOPSE
Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de “cegueira branca”, já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.

Informações

Local

Cine Humberto Mauro

Horário

19h

Duração

2h

Classificação

16 anos

Informações para o público

(31) 3236-7400