CINECLUBE ACESSÍVEL | Meu amigo Totoro

29/08/23

Cine Humberto Mauro

Foto: Divulgação

Com o objetivo de selecionar filmes que ofereçam recursos de acessibilidade, reconhecendo a necessidade e a urgência dessa oferta para que as pessoas com deficiência e outros públicos específicos possam usufruir e acessar a experiência cinematográfica, o Cine Humberto Mauro volta a apresentar, no dia 29 de agosto (terça-feira), uma sessão da mostra Cineclube Acessível. Com início às 19h, a exibição gratuita traz a animação japonesa Meu Amigo Totoro (1988), dirigida por Hayao Miyazaki. A Sessão Azul contará com portas abertas e adequação de volume sonoro, além de comentário feito por Camila Sanches Gomes, psicopedagoga e neurodiversa. O filme terá também os recursos de legenda e dublagem, e o comentário será traduzido simultaneamente para a Língua Brasileira de Sinais. A classificação indicativa da sessão é livre, e os ingressos estarão disponíveis a partir de 1 hora antes do início da exibição.

Meu Amigo Totoro é uma aventura que acompanha as vidas das irmãs Satsuki e Mei, que se mudam para o interior do Japão com seu pai. Lá, elas descobrem um mundo mágico habitado por espíritos encantadores, incluindo o adorável Totoro, uma criatura fofa e gigante. Com a ajuda de Totoro, as irmãs exploram a natureza, enfrentam desafios e aprendem importantes lições sobre amizade, família e imaginação.

O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam Cineclube Acessível: Meu Amigo Totoro. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm como mantenedores Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Master da ArcelorMittal, Patrocínio da Usiminas e Correalização da APPA – Arte e Cultura.

Arte e cultura ao alcance de todos – Embora os recursos de acessibilidade, enquanto meios múltiplos, sejam de extrema importância para a inclusão de pessoas com deficiência, tal oferta não se limita apenas a esse público. A disponibilidade de recursos como audiodescrição, sessão com portas abertas, legendas e libras, por exemplo, amplia a compreensão e a fruição das obras cinematográficas por uma audiência ampla e diversificada, como idosos, pessoas com baixo nível de escolaridade, entre outros.

Para atender a essa diversidade de público, o Cine Humberto Mauro planeja uma programação diversificada que engloba uma ampla gama de gêneros cinematográficos, faixas etárias e formatos, tendo como princípio a convicção de que os recursos de acessibilidade no cinema não são apenas uma simples adição ao filme, mas podem trazer elementos estéticos e narrativos para as obras.

Sendo a acessibilidade no cinema um processo inacabado, em constante evolução e que exige reflexões contínuas sobre o tema, a mostra Cineclube Acessível oferece sessões mensais comentadas por profissionais especializados no assunto, a fim de promover um diálogo crítico e informativo sobre a acessibilidade no cinema.

CINE HUMBERTO MAURO – Um dos mais tradicionais cinemas de Belo Horizonte, o Cine Humberto Mauro foi inaugurado em 1978. Seu nome homenageia um dos pioneiros do cinema brasileiro, o mineiro Humberto Mauro (1897-1983), grande realizador cinematográfico. Com 129 lugares, possui equipamentos de som dolby digital e para exibição de filmes em 3D e 4K. Nestes 43 anos de existência, a Fundação Clóvis Salgado tem investido na consolidação do espaço como um local de formação de novos públicos a partir de programação diversificada, bem como à criação de mecanismos de estímulo à produção audiovisual com a realização do tradicional FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, e o Prêmio Estímulo ao Curta-metragem de Baixo Orçamento. O Cine Humberto Mauro também é um importante difusor do conhecimento ao promover cursos, seminários, debates e palestras. Sessões permanentes e comentadas também têm espaço cativo a partir das mostras História Permanente do Cinema, Cinema e Psicanálise e Curta a Tela, entre outros. Todas as atividades do Cine Humberto Mauro são gratuitas.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

29/08 TER

19h Meu Amigo Totoro (Tonari no Totoro, Hayao Miyazaki, JAP, 1988) | Livre | 1h26

Sessão Azul: Portas abertas e adequação de volume sonoro.

Comentada por Camila Sanches Gomes, psicopedagoga e neurodiversa.

“Meu Amigo Totoro” é uma aventura que acompanha as vidas das irmãs Satsuki e Mei, que se mudam para o interior do Japão com seu pai. Lá, elas descobrem um mundo mágico habitado por espíritos encantadores, incluindo o adorável Totoro, uma criatura fofa e gigante. Com a ajuda de Totoro, as irmãs exploram a natureza, enfrentam desafios e aprendem importantes lições sobre amizade, família e imaginação.

Cine Humberto Mauro