CINECLUBE ACESSÍVEL - Sessão Azul | Red: Crescer é uma Fera

20/03/24

Cine Humberto Mauro

Foto: Divulgação

O Cine Humberto Mauro apresenta, no dia 20 de março (quarta-feira), às 19h30, mais uma edição do projeto “Cineclube Acessível”, exibindo “Red: Crescer é uma Fera”, de 2022, dirigido por Domee Shi, que aborda de maneira lúdica e sensível o processo de entrada na adolescência. Para acolher todos os públicos – inclusive pessoas neurodiversas –, a sessão será dublada, com legendas em português, portas abertas, adequação de luz e volume sonoro. O filme, indicado ao Oscar na categoria “Melhor Filme de Animação”, será comentado pela professora Virgínia Andrade, especialista em educação inclusiva, e os comentários terão intérprete de libras. A classificação indicativa é livre e a entrada é gratuita, com retirada de ingressos a partir de 1 hora antes da sessão, na bilheteria do cinema. A exibição acontece em diálogo com a mostra “Clássicas: Mulheres na Direção”, em cartaz no Cine Humberto Mauro até 27 de março, que visa destacar, enaltecer e analisar a significativa contribuição feminina para a criação cinematográfica.  

O Cine Humberto Mauro reconhece o papel dos recursos de acessibilidade como meios múltiplos, necessários e urgentes para que as pessoas com deficiência possam ter acesso e usufruir da experiência cinematográfica. No entanto, não se limitam apenas às pessoas com deficiência: os recursos de acessibilidade podem trazer novos elementos estéticos e narrativos para as obras, e a disponibilidade de audiodescrição, sessão com portas abertas e intérprete de libras, por exemplo, amplia a compreensão e a fruição das obras cinematográficas por um público amplo, como idosos, pessoas com baixo nível de escolaridade, entre outros. A fim de atender à diversidade do público, a programação do ”Cineclube Acessível” engloba uma ampla gama de gêneros cinematográficos, faixas etárias e formatos. Além de contribuir para a ampliação do acesso aos filmes por um público diversificado, as sessões mensais promovem um diálogo crítico e informativo sobre a acessibilidade na sétima arte. 

O Ministério da Cultura, o Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “Cineclube Acessível – Red: Crescer é uma Fera”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm Patrocínio Master da Cemig Instituto Cultural Vale, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal e correalização da APPA – Arte e Cultura. Governo Federal, Brasil. União e Reconstrução.

“Red: Crescer é uma Fera” é um filme que mergulha profundamente na experiência da adolescência, transformando-a em uma jornada de autodescoberta e aceitação. A história segue a protagonista Mei Lee, de 13 anos, enquanto enfrenta os desafios únicos dessa fase da vida. Mei se transforma em um panda vermelho gigante sempre que fica muito agitada ou estressada, e a metáfora da transformação representa os altos e baixos emocionais que acompanham a puberdade. O filme trata com sensibilidade as inseguranças da personagem principal, que se debate entre sua identidade anterior e a nova personalidade que emerge durante esse período de transição. Ao destacar as mudanças constantes em seus interesses, relacionamentos e corpo, “Red: Crescer é uma Fera” não apenas oferece uma dimensão simbólica poderosa, mas também ressalta poeticamente como os desafios da adolescência podem amplificar as inseguranças de qualquer um, resultando em uma narrativa cativante e visualmente marcante.

 

CINE HUMBERTO MAURO – Um dos mais tradicionais cinemas de Belo Horizonte, o Cine Humberto Mauro foi inaugurado em 1978. Seu nome homenageia um dos pioneiros do cinema brasileiro, o mineiro Humberto Mauro (1897-1983), grande realizador cinematográfico. Com 129 lugares, possui equipamentos de som Dolby Digital e para exibição de filmes em 3D e 4K. Nestes 45 anos de existência, a Fundação Clóvis Salgado tem investido na consolidação do espaço como um local de formação de novos públicos a partir de programação diversificada, bem como através da criação de mecanismos de estímulo à produção audiovisual, com a realização do tradicional FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, e o Prêmio Estímulo ao Curta-metragem de Baixo Orçamento. O Cine Humberto Mauro também é um importante difusor do conhecimento ao promover cursos, seminários, debates e palestras. Sessões permanentes e comentadas também têm espaço cativo a partir das mostras História Permanente do Cinema, Cinema e Psicanálise, Curta no Almoço, entre outros. Todas as atividades do Cine Humberto Mauro são gratuitas.

 

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

Informações

Local

Cine Humberto Mauro

Horário

19h30

Duração

1h48

Classificação

Livre

Informações para o público

(31) 3236-7400