CINEMA E PSICANÁLISE - A Vila (The Village, M. Night Shyamalan)

05/04/24

Cine Humberto Mauro

Foto: Divulgação

Uma série de eventos misteriosos testa as crenças dos moradores de uma pequena aldeia rural isolada que está imersa em segredos. É a partir deste enredo que “A Vila”, (2004), de M. Night Shyamalan, abre caminhos para as reflexões do Cinema e Psicanálise de abril. O longa-metragem será exibido no Cine Humberto Mauro, no dia 5/4 (sexta-feira), a partir das 19h30. A sessão acontece em diálogo com a mostra “Shyamalan: As Dinâmicas da Fé”, que oferece ao público uma análise da filmografia do realizador à luz da fé e estará em cartaz até o dia 11 de abril. O filme, dirigido, escrito e produzido pelo cineasta estadunidense, é notável por suas viradas narrativas envolventes e por uma atmosfera evocativa, e será comentado pela psicanalista Kátia Mariás. A sessão, como todas as outras do Cine Humberto Mauro, é gratuita, e a retirada de ingressos pode ser feita a partir de 1 hora antes da exibição do filme, na bilheteria do cinema. A classificação indicativa é de 14 anos.

O projeto Cinema e Psicanálise vem de uma parceria de mais de cinco anos da Seção Minas da Escola Brasileira de Psicanálise com a Gerência de Cinema da Fundação Clóvis Salgado. A faixa de programação já exibiu dezenas de filmes dos mais variados cineastas, estilos e épocas, sempre examinados sob a teoria da psicanálise. O primeiro semestre de 2024 propõe uma imersão psicanalítica em filmes que convidam o espectador a apreender como os corpos são aprisionados pelos discursos e a constatar os embaraços de sujeitos neuróticos com seus fantasmas, modos de gozo, sintomas, inibições e angústias. 

O Ministério da Cultura, o Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam a mostra “Cinema e Psicanálise: A Vila”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm Patrocínio Master da Cemig Instituto Cultural Vale, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal e correalização da APPA – Arte e Cultura. Governo Federal. Brasil, União e Reconstrução.

Corpos aprisionados pelo tempo – “A Vila” é situado em uma comunidade isolada no final do século XIX, onde os moradores vivem com medo de criaturas misteriosas nas florestas ao redor. Liderados por Edward Walker (William Hurt), eles seguem rigorosas regras para evitar as criaturas. Porém, quando Lucius Hunt (Joaquin Phoenix) expressa o desejo de explorar além dos limites da vila, segredos sombrios emergem, revelando a verdadeira natureza da comunidade e as ameaças aparentes. 

O filme é um suspense marcado pela atmosfera de presságio e pelas reviravoltas características de Shyamalan. Nesta sessão, dentro do projeto Cinema e Psicanálise, a proposta é desvendar não apenas os segredos enraizados na trama, mas também fornecer ao público leituras sobre a psique humana, explorando os medos subconscientes e as operações emocionais suscitadas através dos personagens e dos desdobramentos surpreendentes do enredo.

CINE HUMBERTO MAURO – Um dos mais tradicionais cinemas de Belo Horizonte, o Cine Humberto Mauro foi inaugurado em 1978. Seu nome homenageia um dos pioneiros do cinema brasileiro, o mineiro Humberto Mauro (1897-1983), grande realizador cinematográfico. Com 129 lugares, possui equipamentos de som Dolby Digital e para exibição de filmes em 3D e 4K. Nestes 45 anos de existência, a Fundação Clóvis Salgado tem investido na consolidação do espaço como um local de formação de novos públicos a partir de programação diversificada, bem como através da criação de mecanismos de estímulo à produção audiovisual, com a realização do tradicional FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, e o Prêmio Estímulo ao Curta-metragem de Baixo Orçamento. O Cine Humberto Mauro também é um importante difusor do conhecimento ao promover cursos, seminários, debates e palestras. Sessões permanentes e comentadas também têm espaço cativo a partir das mostras História Permanente do Cinema, Cinema e Psicanálise, Curta no Almoço, entre outros. Todas as atividades do Cine Humberto Mauro são gratuitas.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

 

Informações

Local

Cine Humberto Mauro

Horário

19h30

Duração

1h48

Classificação

14 anos

Informações para o público

(31) 3236-7400