CONCERTOS DA LIBERDADE - ENCERRAMENTO DA TEMPORADA COM A 9ª SINFONIA DE BEETHOVEN

19/12/23 - 21/12/23

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes

Foto: Paulo Lacerda

Apresentação extra no dia 19/12 às 20h, garanta já seu ingresso, clique aqui!

 

Uma das obras mais aclamadas da história, a 9ª Sinfonia de Beethoven foi escolhida para encerrar a temporada 2023 da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico de Minas Gerais. Com suas melodias envolventes e a famosa “Ode à Alegria”, a sinfonia é um testemunho da capacidade de Beethoven de expressar as mais profundas emoções por meio da música.

 

Com as entradas já à venda, os ingressos para os concertos dos dias 20 e 21 de dezembro, às 20h30, estão praticamente esgotados. Por isso, a Fundação Clóvis Salgado decidiu abrir uma apresentação extra no dia 19 de dezembro, terça-feira, às 20hs. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Palácio das Artes e no site www.eventim.com.br As entradas estão sendo vendidas a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Para estes três grandes concertos, o Coral Lírico de Minas Gerais convidou para uma participação especial o Coro Madrigale, que em 2023 celebra trinta anos de história. Os espetáculos contarão também com as participações de Gabriella Pace, Kismara Pezzati, Luiz-Ottavio Faria e Giovanni Tristacci, quatro solistas brasileiros donos de reconhecidas carreiras internacionais. Abrindo os concertos, será interpretada uma peça do compositor mineiro Claudio de Freitas, intitulada “Ode ao Vento do Oeste”, em primeira audição mundial, inspirada no poema homônimo de P. B. Shelley.

 

O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “Concertos da Liberdade – Encerramento da temporada com a Nona Sinfonia de Beethoven”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm como mantenedores Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Master da ArcelorMittal, Patrocínio da Usiminas e da Copasa e Correalização da APPA – Arte e Cultura.

 

Segundo a diretora artística da Fundação Clóvis Salgado, Cláudia Malta, “a 9ª Sinfonia de Beethoven é uma das obras mais icônicas da música erudita. Será ainda mais especial encerrar 2023 com esse espetáculo, pois contaremos com a participação do Coro Madrigale e dos solistas que convidamos para estes dois concertos. Estamos falando de quatro músicos brasileiros de extremo talento, que construíram sólidas carreiras também no exterior”, afirmou.

 

Sobre a temporada 2023, Cláudia Malta faz um balanço positivo e antecipa que já estão sendo preparadas novas iniciativas para 2024. “Estamos finalizando um ano repleto de iniciativas de sucesso. Tivemos a chegada de três novos diretores: Ligia Amadio, regente titular e diretora musical da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Sônia Pedroso, diretora da Cia de Dança Palácio das Artes, e Hernán Sánchez, regente titular e diretor do Coral Lírico de Minas Gerais. Os três foram extremamente bem recebidos pelo nosso corpo de artistas. Só temos a comemorar e agradecer principalmente ao público mineiro, que mais uma vez abrilhantou cada espetáculo com a sua presença e o seu apoio”.

 

Regente e diretor artístico do Coro Madrigale, o maestro Arnon Oliveira afirmou que recebeu com muita alegria o convite para os três concertos. “Os espetáculos no Palácio das Artes serão para nós o encerramento de um ciclo, já que este ano comemoramos três décadas de uma história muito próxima, tanto do Coral Lírico quanto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Temos muitos amigos e inclusive ex-alunos do Madrigale que estamos reencontrando e irão se apresentar mais uma vez ao nosso lado”, comemorou o maestro.

Informações

Local

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes

Horário

20h30

Classificação

Livre

Informações para o público

(31) 3236-7400