Conversas Sonoras e Artísticas | Cefart

24/08/22

Sala de vídeo do Cefart, no Palácio das Artes

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, realiza, a partir do dia 13 de julho (quarta-feira), o programa Conversas Sonoras e Artísticas, que apresenta uma série de sessões comentadas com análises e debates sobre obras e mecanismos musicais de diversas linguagens artísticas. Os encontros serão conduzidos pelo maestro, produtor musical e professor Andersen Viana. 

 

No dia 24 de agosto, a programação conta com a apresentação e análise da plataforma brasileira Cinemusic, biblioteca de música original produzida para ser utilizada no cinema, teatro, dança e multimídia. Criada especialmente para colaborar com pequenos grupos, coletivos artísticos e autores destas áreas específicas, com redução de custos em suas respectivas produções.

 

A sessão acontece na Sala de Vídeo do Cefart, no Palácio das Artes, das 14h30 às 16h30. O encontro é gratuito e a classificação indicativa é livre, com lotação máxima da sala de 40 lugares.

 

Realizado pela Escola de Música do Cefart, o programa Conversas Sonoras e Artísticas acontece uma vez por mês, sempre às quartas-feiras, das 14h30 às 16h30, até o mês de dezembro e busca abordar e analisar obras e ferramentas musicais de múltiplas linguagens artísticas, como filmes, óperas, poesias, espetáculos e plataformas de música. Nos encontros, serão debatidos os processos de criação, além dos desdobramentos de produção de cada obra discutida.

 

O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam o projeto Conversas Sonoras e Artísticas. As atividades da FCS tem a correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio máster da Cemig, AngloGold Ashanti, ArcellorMittal e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹. Todos os incentivos são via Lei Federal e Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

 

¹ O patrocínio da Unimed-BH / Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

 

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Julho:

13/07 (quarta-feira) | Apresentação da fábula educacional-musical A Cigarra e a Orquestra, protagonizando a atriz e cantora Rita Moncorvo, em conjunto com a Orquestra Mineira. O debate irá abordar as características pedagógicas, artísticas e musicais da obra, além de contar com análise de caso específico e os desdobramentos de produção.

 

Agosto:

24/08 (quarta-feira) | Apresentação e análise da plataforma brasileira Cinemusic, biblioteca de música original produzida para ser utilizada no cinema, teatro, dança e multimídia. Criada especialmente para colaborar com pequenos grupos, coletivos artísticos e autores destas áreas específicas, com redução de custos em suas respectivas produções.

 

Setembro:

28/09 (quarta-feira) | Apresentação da ópera educacional Pitágoras de Samos, com direção musical de André Brant e Cia Mineira de Ópera. No debate, irá se traçar um perfil do filósofo Pitágoras, suas características pedagógicas, artísticas e musicais, além de análise do caso específico com os desdobramentos de produção da ópera.

 

Outubro:

26/10 (quarta-feira) | Apresentação dos Poetas Mirins de Lagoa Santa: Sarau de Música e Poesia, com crianças e adolescentes, exibindo trabalhos autorais inéditos. Exibição do projeto Asa da Palavra, com direção de Maria Tereza Penna e Nícia Maria Alves Hoelzle, em parceria com a ECCO (Suíça) e Escola Estadual Nilo Maurício.

 

Novembro:

30/11 (quarta-feira) | Análises de trilhas sonoras de curtas-metragens produzidos em Minas Gerais. O debate irá abordar os processos de criação e produção das obras Padre Victor – Nos Corredores de Minas (2015)de Denis CuriO Homem da Cabeça de Papelão (2007), de Carlos CanelaNego (2010), de Sávio Leite; entre outros.

 

Dezembro:

14/12 (quarta-feira) | O encontro irá abordar e analisar a música composta e produzida por compositores de grandes filmes da história do cinema, como Excalibur (1981), de John BoormanA Missão (1986), de Roland JofféDança com Lobos (1990), de Kevin Costner e O Tambor (1979), de Volker Schlondorff.

 

Andersen Viana – É maestro, compositor, produtor musical e professor do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart. Possui Bacharelado em Composição pela Escola de Música da UFMG e Doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia. Especializou-se em Música para Cinema na Itália e na Suécia e, ao longo de sua carreira, já recebeu mais de 30 prêmios nacionais e internacionais de composição musical no Brasil, França, Alemanha, Itália, Bélgica, Chile e Argentina. Foi aluno de Ennio Morricone, Arthur Bosmans, David Machado, Radamés Gnatali, Violeta Gainza, Paulo Bosísio, Luca Salvadori, Oillian Lanna e Max Rosta, dentre outros. Recentemente, em 2021, recebeu com a obra para piano solo Preludio para el Fin de Los Tiempos, inspirada pelas previsões do fim do Calendário Maya e, ao mesmo tempo, uma homenagem ao compositor austríaco Anton Weber, o prêmio de segundo lugar de composição no VIII International Piano and Composition Competition Mederevo/Serbia, dentre centenas de composições de todo o mundo. O conjunto de sua obra inclui mais de 400 composições para diversas formações instrumentais e vocais.

 

Cefart – O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo da arte e em tecnologia do espetáculo, com qualificação em Cursos Técnicos, Regulares e de Extensão. Para estimular a prática do fazer artístico, foram criados grupos jovens, como Big Band Cefart, Orquestra Jovem, Coral Infantojuvenil e Grupo de Choro, além de projetos de pesquisa e apresentações artísticas diversas. O Cefart mantém unidade também na Praça da Liberdade, integrada ao Circuito Cultural.

Informações

Local

Sala de vídeo do Cefart, no Palácio das Artes

Horário

14h30

Classificação

Livre

Informações para o público

(31) 3236-7400