Duo Cristian Budu - Gustavo Carvalho (pianos)

07/12/22

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes| Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

 

 

No dia 7 de dezembro às 20h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, o Duo de Pianos Cristian Budu e Gustavo Carvalho, quarta e última atração da edição 2022 da série Estrelas do Piano, apresenta um programa com obras de Mozart e Prokofiev. O Festival tem patrocínio exclusivo do Instituto Cultural Vale.

 

Citado na Gramophone como “um pianista impactantemente original, com maturidade e compreensão musicais de causar inveja em colegas com o dobro de sua idade, Cristian Budu já se consagra entre os grandes nomes de solistas da música clássica, representando o Brasil juntamente com Nelson Freire na ultra seleta lista “Top 50 Greatest Chopin Recordings” da Gramophone, que reúne apenas 50 das mais antológicas interpretações de Chopin da História.

Cristian é vencedor do renomado Concurso Internacional Clara Haskil, concurso notável por diversas vezes não ter ganhador (como ocorreu na edição posterior). Além do Grande Prêmio, Cristian venceu 2 prêmios extras, incluindo o prêmio do público. Tal conquista é considerada pela crítica especializada como a mais importante do piano clássico brasileiro nos últimos 25 anos.

 

Recentemente, Cristian também ganhou prêmios como Instrumentista do Ano (APCA) e Melhor Concerto do Ano (Guia da Folha). Seu último CD solo ganhou o “Editor’s Choice” na Inglaterra e “5-Diapasons” na França.

 

Apontado pela revista francesa Le Monde de la Musique (2004) como um dos pianistas mais promissores de sua geração, Gustavo Carvalho possui também o honroso aval de Nelson Freire: “a primeira vez que eu o ouvi, tinha 11 anos e me impressionou muito; é alguém muito especial, preparado e de grande valor”.

 

Em 2004, venceu o II Concurso Nelson Freire no Rio de Janeiro. Apresentou-se como solista de diversas orquestras, sob a regência de Howard Griffiths, Yuri Bashmet, Ira Levin e Evheny Bushkov, entre outros. Se apresentou em importantes salas de concerto, tais como a Tonhalle de Zurique, Musikverein de Viena, Auditorium du Louvre, Philharmonie am Gasteig de Munique e a Grande Sala do Conservatório Tchaikovsky de MoscoU. É frequentemente convidado de prestigiados festivais tais como o Piano aux Jacobins, o festival de Mecklenburg Vorpommern, Prussia Cove ou Stift.

Programa: Mozart (Abertura da ópera “A flauta mágica” e Sonata em Ré Maior); Prokofiev (Sinfonia nº 1 e Suite Cinderella op. 87)

Informações

Local

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes| Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte