ENCONTRO MARCADO COM FERNANDO SABINO 99

12/10/22 - 06/11/22

PQNA Galeria Pedro Moraleida - Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte

“O silêncio seria, sempre, o único meio de entendimento perfeito”. A frase compõe o texto de um dos livros mais importantes da literatura brasileira: “O encontro marcado”, de Fernando Sabino. Para dar início às comemorações do centenário do escritor belo-horizontino, que nasceu em 12 de outubro de 1923, a Fundação Clóvis Salgado promove, a partir de terça-feira (11/10), a mostra “Encontro Marcado com Fernando Sabino 99”. A exposição traz painéis, em forma de uma linha do tempo, que apresentam ao público os principais acontecimentos da vida e obra de um dos mais importantes autores de Minas Gerais e do Brasil. A exibição ainda vai contar com intervenções artísticas que vão ocupar as paredes da PQNA Galeria Pedro Moraleida, como a da artista Efe Godoy, que na abertura da exposição, às 19h, do dia 11 de outubro, produz um site specific com frases do aclamado escritor. A exposição é gratuita.

 

 

Curador da mostra, filho do escritor e presidente do Instituto que mantém viva a memória do autor de “O menino no espelho”, Bernardo Sabino assina a curadoria da mostra. “Fizemos uma exposição em 2007 apresentando a vida e obra do Fernando. E hoje temos a oportunidade de ampliar um pouco a primeira mostra e trazer novos elementos para evidenciar a relevância estética dele. Fico muito emocionado com esta homenagem que a Fundação Clóvis Salgado presta ao meu pai. Tenho uma relação muito profunda com a Instituição”, pontua Bernardo.

 

A mostra, que vai além das páginas dos livros, conta a história de uma das figuras mais importantes da literatura brasileira. Para Uiara Azevedo, gerente de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado, “Fernando Sabino, valorizando o cotidiano e o humor, é um dos principais escritores do pós-modernismo brasileiro. Pela literatura nacional e especialmente mineira, Sabino se fez uma figura tão importante que adjetivos e homenagens se constroem naturalmente, não há muito o que se dizer, sua obra e história já dizem por si própria e, parafraseando o próprio autor “É penoso ter de inventar”, pontua.

 

Além da produção literária que influenciou gerações de novos escritores, Fernando Sabino foi músico, baterista de jazz, adido cultural, cineasta, e até locutor de rádio na infância. “Vamos levar ao público uma instalação com a linha do tempo com os principais acontecimentos da vida e obra dele. A mostra dá início às comemorações do centenário do escritor, que foi um dos maiores nomes da literatura pós-moderna brasileira. E vamos construir em conjunto com a Fundação Clóvis Salgado outras iniciativas para ampliar o conhecimento da obra do Fernando Sabino ao longo do próximo ano”, explica Bernardo.

 

 

Fernando Sabino – Nascido em Belo Horizonte/MG, em 12 de outubro de 1923, escrevia para jornais e publicações semanais desde os 15 anos. Em 1941, lançou o primeiro livro ”Os grilos não cantam mais”. O escritor foi agraciado com o Prêmio Jabuti pelo livro “O Grande Mentecapto” e também com o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras. Foi condecorado com a Ordem do Rio Branco, no grau de Grã-Cruz. O romance “O encontro marcado”, a obra mais importante de sua trajetória, foi publicado em 1956. O escritor faleceu em 11 de outubro de 2004, no Rio de Janeiro.

 

 

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

Informações

Local

PQNA Galeria Pedro Moraleida - Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte

Horário

19h

Informações para o público

(31) 3236-7400