Escola de Samba CANTO DA ALVORADA homenageia FCS no Carnaval 2022

15/10/21

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes

Canto da Alvorada no palco do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Foto: Paulo Lacerda

 

Em uma noite de muita celebração e alegria, a Fundação Clóvis Salgado foi presenteada com o lançamento do Samba Enredo “A saga da cultura nos 50 anos de história dessa casa que é do povo, sempre regada de memórias”, da Escola de Samba Canto da Alvorada, que homenageará os 50 anos do Palácio das Artes no desfile de Carnaval belo-horizontino em 2022. A agremiação do bairro Planalto, na Região Norte da cidade, lançou o Samba Enredo no dia 15 de outubro de 2021 (sexta-feira), no palco do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, cumprindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. No Foyer do Palácio das Artes, foram dispostas diversas fantasias emblemáticas que já fizeram parte de desfiles da Canto da Alvorada. O público foi recepcionado pela Corte Momesca do Carnaval 2021 e por bailarinos da Cia. de Dança Palácio das Artes.

Cerimônia de lançamento do Samba Enredo inédito. Foto: Paulo Lacerda

Em viagem pelo interior de Minas Gerais, o Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, enviou uma gravação em vídeo parabenizando a homenagem prestada pela Escola de Samba Canto da Alvorada ao coração da cultura mineira. Na ocasião, foi anunciada a abertura de novo Edital pela Secult-MG dedicado à promoção e difusão das Escolas de Samba do Carnaval tradicional de Belo Horizonte. “É importantíssimo que agora juntemos forças, sobretudo para uma retomada mais forte e mais dinâmica, para que a arte possa prosperar e a alegria do Carnaval possa continuar salvando a economia criativa”, destacou o Secretário. Eliane Parreiras, Presidente da Fundação Clóvis Salgado, em nome de todos os funcionários, gestores e artistas da instituição, agradeceu a Escola de Samba pela bela homenagem. “O Carnaval não é apenas uma celebração genuína da cultura brasileira, mas uma festa de grande importância econômica, com ampla e diversa cadeia produtiva, com alto impacto nas comunidades onde está presente, colaborando para o desenvolvimento local. A Escola de Samba Canto da Alvorada é um orgulho para Belo Horizonte”, celebrou a Presidente, desejando que a saga da cultura se perpetue por muitos anos.

Para Maria Elisa Abreu, integrante da Comissão de Carnaval da Canto da Alvorada e Diretora da escola, mais do que um Enredo, falar da Fundação Clóvis Salgado e do Palácio das Artes é uma necessidade. “Acreditamos que a vida será festejada no maior espetáculo da terra, então, nada mais justo do que brindar esse momento, esse grande renascimento da Arte e da Cultura, após o período de pandemia e isolamento social. Vamos contar, cantar e dançar a magnitude da relevante trajetória da cultura em Minas que é o Palácio das Artes, através da folia”, comemora.

A solenidade de abertura do evento também contou com a participação de Maurício Canguçu, Subsecretário de Cultura de Minas Gerais, representando o Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira; de Marah Costa, Diretora de Eventos da Belotur, representando o Presidente da Belotur, Gilberto Castro; de Márcio Eustáquio, Presidente da Liga das Escolas de Samba de Belo Horizonte; de Calos Damasceno, Presidente de Honra da Escola de Samba Canto da Alvorada; de Nilson Godinho, Presidente da Escola de Samba Canto da Alvorada; de Júlio César, integrante da Comissão de Carnaval da Escola de Samba Canto da Alvorada; e de Thiago Oliveira, produtor do evento de lançamento do novo Samba Enredo. Todos os participantes receberam uma flâmula do Grêmio Recreativo Canto da Alvorada, e prestaram sua homenagem ao Carnaval de Belo Horizonte por meio de palavras de agradecimento. Membros do Grêmio também parabenizaram todos os funcionários do Palácio das Artes convidando ao palco Sorriso, Técnico do Palco do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, que possui mais de 40 anos de trabalho na instituição.

Flâmula do Grêmio Recreativo Canto da Alvorada

Em uma passagem tradicional de reverência, a Escola de Samba interpretou pela última vez o Samba Enredo vencedor do Carnaval 2020, “Memórias de Um Estilista Coração de Galinha”, que homenageou o trabalho do figurinista Ronaldo Fraga. Após o canto de despedida, o público pôde acompanhar uma amostra do que promete embalar a avenida no próximo ano: em uma apresentação emocionante, a Ala Show da Escola de Samba Canto da Alvorada interpretou o novo samba em homenagem ao Palácio das Artes na companhia de Mestre-sala e Porta-bandeira, passistas, Rainha de Bateria e parte do núcleo musical da escola – que valendo de todos os recursos técnicos do espaço, realizou entrada triunfal e emocionou todo o público presente.

O Desfile da Canto da Alvorada em 2022 será dividido em “atos” e não em setores, seguindo a lógica da exposição que marca o cinquentenário “Palácio das Artes: 50 Anos em 5 Atos”. Assim, estarão em destaque na avenida a Comissão de Frente, Alas fantasiadas, Alegorias, Módulos, Casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, que contarão fatos e curiosidades da história da criação do Palácio das Artes enquanto instituição cultural mais tradicional de Minas Gerais, bem como apresentará por todo o desfile as grandes óperas produzidas pela FCS. O lançamento do Samba Enredo “A saga da cultura nos 50 anos de história dessa casa que é do povo, sempre regada de memórias” convoca todos os mineiros a prestigiarem o Carnaval de Belo Horizonte em 2022 e a participarem desta bela e emotiva homenagem à Fundação Clóvis Salgado e ao Palácio das Artes, que comemoram seus 50 anos de história. Confira a letra inédita e celebre conosco!

 

*

NA ERA DE JK
NOSSA CIDADE SE TORNOU A PIONEIRA
NO CORAÇÃO DE MINAS GERAIS
NASCIA O TEMPLO… DA CULTURA BRASILEIRA
TRAÇADO PELA MÃO DE NIEMEYER
OS SONHO GANHA VIDA, EM MONUMENTOS
TEM ARTE EM AQUARELA
NOS PORÕES DA GALERIA
ANUNCIANDO UM NOVO DIA

ORGULHO DESSA NAÇÃO… MINEIRA
DESPONTOU A FUNDAÇÃO… PRIMEIRA
A LUZ QUE VEM DO BRILHO DE ISRAEL
É A LUA PRATEADA DO MEU CÉU

NA DIVERSIDADE FINCOU SEU LEGADO
SALVE A FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO
BORDADO EM ACORDES MUSICAIS
COROANDO A CORTE DOS CARNAVAIS
RENASCE DAS CINZAS NOSSA ALIANÇA
ARTISTAS UNIDOS AO POVO POR TEMPO DE GLÓRIA
AO SOM DA ORQUESTRA … AÍDA E GUARANÍ
FEZ A PLATEIA APLAUDIR

VEM DA ALVORADA UM CANTO DE FÉ
SAMBA BAILARINA NA PONTA DO PÉ
COMEMORANDO O JUBILEU DE OURO
PALÁCIO DAS ARTES É… O MEU TESOURO!

*

 

 

Sorriso, Técnico de Palco do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, recebeu homenagem em nome dos funcionários da Fundação Clóvis Salgado. Foto: Paulo Lacerda

Grêmio Recreativo Escola de Samba Canto da Alvorada

A Escola de Samba Canto da Alvorada surgiu em 1979 a partir da ideia de um grupo de carnavalescos de Belo Horizonte que tinha a intenção de criar uma Escola de Samba nos moldes das Escolas cariocas. Inovou e mudou a cara do carnaval de Belo Horizonte colocando em prática princípios como cidadania, dignidade e autoestima da comunidade onde está inserida. A Canto da Alvorada é, atualmente, a Escola de Samba com o maior número de títulos, totalizando 17 vezes Campeã do Carnaval de Belo Horizonte, tem o Galo como símbolo e, suas cores, são o verde e o branco.

Muito mais do que produzir carnaval, a Escola se preocupa em manter uma sociedade mais justa e igualitária. Para tanto, as oficinas promovidas ao longo da construção do carnaval são ações que beneficiam a sociedade levando em consideração economia, educação, meio ambiente e saúde. A Escola desenvolve também um intenso trabalho de geração de emprego e renda a dezenas de artesãos, músicos, marceneiros, funileiros, eletricistas, pintores, costureiras e artistas plásticos, entre outros.

Considerada a maior Escola de Samba de Belo Horizonte, mantém parcerias e intercâmbios com as principais Escolas de Samba do Rio de Janeiro, como Beija-Flor, Portela, Vila Isabel, Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel e Unidos do Viradouro, onde busca inspiração para trazer melhorias para o carnaval de Belo Horizonte.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Canto da Alvorada tem como característica ser uma escola da cidade de Belo Horizonte, concentrando a sua comunidade na Região Norte, local dos ensaios para o carnaval, e Região de Venda Nova, onde mantêm o seu Galpão das Artes, um espaço voltado para a arte e cultura do carnaval.

Ao escolher seus Enredos, a Agremiação tem a preocupação em levar aos foliões e ao público em geral a oportunidade de se conscientizar sobre a importância do envolvimento cultural, social e democrático.

 

 

Patrocinadores da Fundação Clóvis Salgado

Esse evento tem o apoio do Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Fundação Clóvis Salgado, e da Appa – Arte e Cultura. Tem o Patrocínio Master Cemig, Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹ e AngloGold Ashanti. Todos os incentivos são via Lei Federal e Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH / Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

 

 

Informações

Local

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes