ESPECIAL DE NATAL | CINE HUMBERTO MAURO

20/12/22 - 23/12/22

Cine Humberto Mauro

Esqueceram de Mim 2 – Perdido em Nova York (1992)

 

Celebrando a proximidade do período natalino, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) apresenta a mostra Especial de Natal, com filmes das memoráveis franquias Gremlins, Esqueceram de Mim e Duro de Matar. As sessões acontecem entre os dias 20 (terça-feira) e 23 de dezembro (sexta-feira), em horários variados, no Cine Humberto Mauro. A entrada é gratuita. A programação inclui ainda uma edição da série História Permanente do Cinema, com o filme Duro de Matar (1988). A sessão comentada ocorre no dia 21 de dezembro (quarta-feira), a partir das 17h30, com a presença do crítico de cinema Renan Eduardo. Os ingressos para os filmes da mostra serão distribuídos na bilheteria do Cine Humberto Mauro a partir de 1 hora antes de cada sessão.

 

Programação

20/12 TER

16h Gremlins (Gremlins, Joe Dante, EUA, 1984) | 14 anos | 1h46
18h Gremlins 2: A Nova Geração (Gremlins: The New Batch, EUA, 1990) | 14 anos | 1h46
20h Esqueceram de Mim (Home Alone, Chris Columbus, EUA, 1990) | Livre | 1h43

21/12 QUA

15h Esqueceram de Mim 2 – Perdido em Nova York (Home Alone 2: Lost in New York, Chris Columbus, EUA, 1992) | Livre | 2h
17h30 HISTÓRIA PERMANENTE DO CINEMA | Duro de Matar (Die Hard, John McTiernan, EUA, 1988) | 14 anos | 2h12 | Sessão comentada por Renan Eduardo
20h30 Duro de Matar 2 (Die Hard 2, Renny Harlin, EUA, 1990) | 14 anos | 2h4

22/12 QUI

15h Esqueceram de Mim (Home Alone, Chris Columbus, EUA, 1990) | Livre | 1h43
17h30 Esqueceram de Mim 2 – Perdido em Nova York (Home Alone 2: Lost in New York, Chris Columbus, EUA, 1992) | Livre | 2h
20h Duro de Matar (Die Hard, John McTiernan, EUA, 1988) | 14 anos | 2h12

23/12 SEX

16h Duro de Matar 2 (Die Hard 2, Renny Harlin, EUA, 1990) | 14 anos | 2h4
18h15 Gremlins (Gremlins, Joe Dante, EUA, 1984) | 14 anos | 1h46
20h15 Gremlins 2: A Nova Geração (Gremlins: The New Batch, EUA, 1990) | 14 anos | 1h46

 

Sinopses

 

A já tradicional mostra de Natal, realizada todos os anos pelo Cine Humberto Mauro, traz nesta edição três queridas franquias que são lembradas e ambientadas no período natalino. O público terá a oportunidade de conferir, na tela do cinema, obras que fazem parte do imaginário do período em diferentes gêneros cinematográficos: ação e suspense com Duro de Matar e Duro de Matar 2 (1990), primeira sequência da franquia; comédia e drama com Esqueceram de Mim (1990) e Esqueceram de Mim 2 – Perdido em Nova York (1992), também a primeira continuação da série; e também um misto de fantasia, suspense, terror e comédia com Gremlins (1984) e sua única sequência, Gremlins 2: A Nova Geração (1990). Cada um dos filmes será exibido duas vezes ao longo da mostra.

 

Duro de Matar 2 (1990)

 

Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam a mostra Especial de Natal, que têm correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio master da Cemig, ArcellorMittal, AngloGold Ashanti e Usiminas, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura.

 

Olhares diversos sobre o NatalResgatando uma tradição de fim de ano no Cine Humberto Mauro, a mostra Especial de Natal de 2022, que não acontecia presencialmente desde 2019, este ano traz um diferencial em relação à escolha dos filmes, como detalha Vitor Miranda, gerente do Cine e curador da mostra. “Eu escolhi essas três franquias para o Especial de Natal um pouco para quebrar o que a gente vinha fazendo antes da pandemia. Eram filmes mais clássicos, mais indiscutivelmente de Natal, e que às vezes as pessoas não assistiam tanto, mas que o Cine Humberto Mauro trazia. Dessa vez a gente selecionou filmes que são muito vistos nessa época de Natal. As pessoas voltam para essas obras às vezes todos os anos. Mas eu acho que vai ser uma oportunidade de o público assistir a esses filmes no cinema, porque tem uma certa geração que não viu na tela grande e outra que viu, mas já há 30 anos. Então essa curadoria de 2022 está nesse lugar, de franquias bem conhecidas pelo público”, explica.

 

Na seleção estão seis filmes lançados entre meados dos anos 1980 e o início da década de 90. Embora bastante diferentes, as obras têm em comum o fato de suas histórias serem atravessadas de algum modo pelo Natal. “São três franquias bem diferentes entre si. O Esqueceram de Mim coloca o Natal de uma forma mais tradicional, é um filme natalino. Já o Duro de Matar e até o Gremlins fogem um pouco do que poderíamos chamar de filme natalino, embora o Duro de Matar, por exemplo, seja um filme de Natal. Apesar de ser uma obra muito violenta, envolvendo terroristas, existem elementos que reforçam isso. Não só o fato de se passar na véspera da data e ter a decoração e a ambientação características. Além disso, constantemente no filme é feita essa pontuação da festividade, e por vezes tem músicas natalinas tocando. Então é um filme de ação, violento, mas que é natalino. É algo curioso a gente incluir ele nessa seleção. Já o Gremlins tem essa coisa fantasiosa, mas ele também tem algo bem macabro. Então temos essas três franquias que se passam no Natal e têm temas natalinos, mas vão explorar gêneros cinematográficos diferentes”, destaca Vitor Miranda.

 

Gremlins 2: A Nova Geração (1990)

 

O sucesso dos três primeiros filmes de cada franquia foi tamanho que todos geraram continuações. Daí vem a proposta de exibir também as sequências, para que o público consiga avaliar e comparar obras originais e continuações. A mostra aproveita também a época do final de ano, um período de férias no qual as pessoas tendem a estar mais dispostas às maratonas e a se reaproximar do sentimento que marca a relação com os filmes. “Eu acho que o saudosismo em relação a essas três franquias vem justamente do fato de serem três diretores bastante precisos nesses filmes para toda a família. Depois dos anos 1970, com o lançamento de longas como Tubarão (1975) e Star Wars (1977), o blockbuster, que é esse filme familiar e que se vende muito fácil como produto, veio de forma muito forte. Então são três diretores que são especialistas nisso, em filmes para as massas. O Joe Dante consegue costurar a fantasia e o mistério de uma forma bem certeira. Já o Chris Columbus é um cineasta que bebe muito na fonte do John Hughes, esse diretor dos anos 80 responsável por Curtindo a Vida Adoidado (1986) e Clube dos Cinco (1985). E o John McTiernan é um realizador bem interessante porque ele faz esses filmes de ação brutos, que apresentam um domínio da imagem e uma forma de conduzir as obras que é bem impressionante. Não à toa, são três franquias que se tornaram cultuadas”, ressalta Vitor Miranda.

 

O curador destaca ainda as reflexões que as obras, mesmo imensamente populares, são capazes de evocar. “São três filmes que apostam em uma coisa interessante do Natal, que é esse teor um pouco existencialista. Todos eles têm algo ali dos personagens que estão mal resolvidos, e que no final do filme se resolvem, junto com essa tradição do Natal. Então é como se o conflito pessoal dos personagens fosse solucionado junto com essa data comemorativa, que para todo mundo tem um pouco de existencialismo, no sentido de que a gente para, analisa o que foi o ano e se prepara para o próximo, pensando um pouco na vida. Eu acho que essa época do ano inspira um pouco isso, e esses filmes vão pelo mesmo caminho”, pondera.

 

Renan Eduardo – Renan Eduardo Neres Silva é bacharel em Cinema e Audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua como co-apresentador e redator do Podcast Cinema em Transe, dedicado a estudos relacionados ao cinema brasileiro. Concluiu sua graduação de Cinema e Audiovisual com a monografia intitulada “A Etnografia da Ficção em ‘Era Uma Vez Brasília’” (2017), de Adirley Queirós. Compôs o Júri Jovem da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Atualmente atua como crítico de cinema na Revista Câmara Escura e coordenador de mídias sociais na Plataforma Indeterminações.

Informações

Local

Cine Humberto Mauro

Informações para o público

(31) 3222-6917