Fundação Clóvis Salgado reabre seus equipamentos culturais

06/07/21

Fundação Clóvis Salgado

 

A Fundação Clóvis Salgado retoma gradualmente as suas atividades presenciais e anuncia a abertura de seus espaços culturais a partir do dia 6 de julho de 2021 (terça-feira). A programação tem início com o espetáculo …Incomoda, incomoda, incomoda…, que possui direção e dramaturgia da artista convidada Rita Clemente, e marca a formatura dos alunos do Curso Técnico em Teatro do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart. A montagem também celebra os 35 anos do Curso Técnico de Teatro do Cefart, sendo atualmente um dos principais cursos de formação de atores e atrizes no estado.

Já no dia 8 de julho de 2021 (quinta-feira), a exposição Imagens Resolutivas, resultado da 4ª edição do Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF-BH), será aberta ao público pela primeira vez. A mostra ocupa três galerias do Palácio das Artes (Galeria Genesco Murta, Galeria Arlinda Corrêa Lima e Galeria Aberta Amilcar de Castro), além da fachada, e a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais.

A partir do dia 16 de julho de 2021 (sexta-feira), o Cine Humberto Mauro reabre as portas para o público mineiro após um ano e quatro meses sem realizar eventos presenciais. Interrompida em março de 2020 em razão da pandemia, as sessões serão retomadas com a Mostra Joan Crawford, que homenageia esta grande artista da história do Cinema Mundial. Todos os eventos do Cine Humberto Mauro possuem entrada gratuita, e os ingressos serão distribuídos antes de cada sessão, com lotação máxima do cinema de 30 lugares (25% da ocupação), garantindo o distanciamento do público.

As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a correalização da APPA – Arte e Cultura e patrocínio master da Cemig, AngloGold AshantiUnimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

 

Sobre os eventos:

 

…INCOMODA, INCOMODA, INCOMODA… 

…Incomoda, incomoda, incomoda… aborda a relação dos humanos com outros animais através do uso de arquétipos – conceito do campo da psicologia usado para condensar comportamentos humanos e funções sociais em personalidades “universais”. O espetáculo trata da urgência dos debates sobre os direitos dos animais, e a diretora revela não abordar a pauta apenas pela sua atualidade, mas com o objetivo maior de provocar uma reflexão sobre “como o animal humano trata os outros seres, os animais não humanos”.

 

 

 

 

 

 

 

IMAGENS RESOLUTIVAS | 4º FIF-BH

A 4ª edição do Fesival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF-BH) tem realização e curadoria de Bruno Vilela e Guilherme Cunha. Em 2021, o FIF-BH assume sua forma presencial, em parceria com a FCS. A exposição conta com obras de 43 artistas selecionados, entre fotógrafos, artistas visuais e videomakers. Além da exposição, o público terá acesso a palestras com convidados brasileiros e internacionais, bem como resultados de atividades formativas realizadas desde novembro de 2020, no site do Festival (www.fif.art.br).

Em função da pandemia da Covid-19, a 4ª edição do FIF-BH foi adaptada ao formato exclusivamente digital, e ocorreu entre os dias 7 e 12 de dezembro 2020 pelo site. Na ocasião, o Festival recebeu um total de 1.745 inscrições, de artistas dos cinco continentes – sendo selecionados nomes de 19 países: Brasil, Alemanha, Bélgica, França, Inglaterra, EUA, Uruguai, Espanha, África do Sul, Holanda, Japão, Kuwait, Polônia, Estônia, Ucrânia, Itália, Grécia, Colômbia e Índia.

Uma ação inédita de ocupação urbana foi realizada pela Fundação Clóvis Salgado nos meses de abril a julho, nos vidros da fachada do Palácio das Artes, com a plotagem de 25 imagens de 12 fotógrafos selecionados da 4ª edição do FIF-BH. Trata-se de uma alternativa para aproximar o público da exposição, nesse período de pandemia, de forma segura. Estima-se que passam pela Av. Afonso Pena, todos os dias, cerca de 400 mil pedestres e 80 mil veículos, e que circulam cerca de 80 mil pessoas na feira hippie, em cada domingo.  Assim, a exposição na fachada impacta milhares de pessoas todos os dias.

O Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte é uma ação bienal que promove o diálogo entre a produção fotográfica de diferentes países.

 

MOSTRA JOAN CRAWFORD | CINE HUMBERTO MAURO

A partir do dia 16 de julho de 2021 (sexta-feira), o Cine Humberto Mauro reabre as portas para o público mineiro após um ano e quatro meses sem realizar eventos presenciais. Interrompidas em março de 2020 em razão da pandemia, as atividades serão retomadas com a Mostra Joan Crawford.

Complementam a programação, exibições da tradicional série História Permanente do Cinema, e sessões da Itinerância do 22º FestCurtasBH, que reúne uma seleção de curtas-metragens que se destacaram na última edição do evento. As atividades on-line (sessões, palestras e debates) seguem disponíveis na plataforma exclusiva CineHumbertoMauroMAIS.com.

 

 

REABERTURA EM SEGURANÇA

A Fundação Clóvis Salgado estabeleceu uma série de normas para a volta das atividades de forma segura. Para evitar aglomerações, o teatro e o cinema contarão com sinalização nas áreas externas e internas.  Também as cadeiras dos espaços possuem lacre, indicando os assentos permitidos para manter o distanciamento entre as pessoas. O uso de máscaras – tanto para visitantes quanto funcionários – será obrigatório.

Todos os ambientes do Palácio das Artes serão higienizados diariamente antes da abertura ao público. Também são disponibilizados tapetes para a limpeza de calçados, assim como álcool em gel 70% para desinfecção das mãos. Para garantir maior segurança dos visitantes, a entrada de sacolas, mochilas e afins não é permitida, para diminuir a contaminação dos espaços.

Os frequentadores também deverão seguir recomendações como evitar aglomerar e conversar, manusear telefone celular, ou tocar no rosto durante a permanência no interior do centro cultural; cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar; realizar a higienização das mãos ao entrar e sair do espaço; seguir sempre as instruções dos funcionários e não frequentar o teatro caso apresente qualquer sintoma de resfriado ou gripe.

Informações

Local

Fundação Clóvis Salgado