RESULTADO FINAL | Cursos de Extensão do Cefart

30/08/21

Plataforma Cefart Virtual

A Fundação Clóvis Salgado divulga o resultado final das inscrições para os Cursos de Extensão gratuitos do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart. Serão oferecidas 250 vagas por meio de 10 diferentes cursos, nas áreas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologias da Cena, todos ministrados na modalidade 100% virtual, utilizando a plataforma de ensino remoto exclusiva Cefart Virtual.

 

RESULTADO FINAL | CANDIDATOS APROVADOS NOS CURSOS DO PROCESSO SIMPLIFICADO Nº 10/2021 | CLIQUE AQUI

 

INÍCIO DAS AULAS

Atenção candidata(o)s aprovada(o)s: na semana de 16 a 20 de agosto de 2021 iniciam-se todas as aulas dos 10 cursos de extensão do Cefart para o bimestre agosto/setembro de 2021. A Secretaria Escolar do Cefart enviou um e-mail para cada candidata(o) apta(o), contendo as informações sobre a participação no curso pela plataforma on-line Cefart Virtual, além do passo-a-passo sobre o login e a senha.

No entanto, em alguns casos isolados, as mensagens têm caído na Caixa de Spam do e-mail dos aprovados. Nestes casos, a sugestão é que todos façam a conferência da pasta de Spam. Em caso de dúvida, é possível entrar em contato pelo chat da plataforma Cefart Virtual, disponível sem a necessidade de login prévio. Também é possível enviar um e-mail para cefart.virtual@gmail.com.

 

 

EDITAL | PROCESSO SIMPLIFICADO Nº 10/2021 | CLIQUE AQUI

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO | CLIQUE AQUI

 

CALENDÁRIO

Inscrições: 13 de julho até 30 de julho de 2021

Resultado das inscrições: 6 de agosto de 2021

Início das aulas: 16 de agosto de 2021

 

As atividades ofertadas são tanto para formação continuada quanto para qualificação técnica profissional dos próprios alunos dos cursos regulares do Cefart e do público externo interessado. A programação é inteiramente gratuita, contudo, o acesso à internet é de responsabilidade de cada participante. A seleção é feita pelos professores responsáveis pelos cursos, a partir da apresentação dos documentos solicitados em Edital. Para concorrer às vagas, os interessados preencheram o formulário de inscrição on-line até o dia 30 de julho de 2021 (sexta-feira). Dúvidas sobre o Edital podem ser esclarecidas pelo e-mail gens.fcs@gmail.com.

Os Cursos de Extensão do Cefart ampliam o alcance da formação proposta pela escola para diversos públicos, e atualiza os conhecimentos de estudantes e profissionais das áreas de artes visuais, dança, música, teatro e tecnologias da cena.

 

Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam os Cursos de Extensão do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart. As atividades da Fundação Clóvis Salgado tem correalização da APPA – Arte e Cultura e patrocínio master da CemigAngloGold Ashanti e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

 

CURSOS OFERTADOS

 

ESCOLA DE ARTES VISUAIS

 

Curso Técnicas de cinema para criação de vídeos no celular

Professor: Renato Gaia

Vagas: 30 vagas

Descrição: O curso pretende sensibilizar os participantes para criação de poéticas em audiovisual a partir do conhecimento de técnicas básicas de cinema que possibilitem o aprimoramento do uso do celular para criações em vídeo.

Dia da semana: terças-feiras

Horário: das 14h00 às 17h00

Carga horária total: 12 horas

Data de Início: 17/08/21

Data de Término: 14/09/21

PRÉ-REQUISITOS: Necessário possuir aparelho de celular com internet.

 

Curso Entendendo a arte contemporânea: características e contextos

Professor: Giovane Diniz

Vagas: 40 vagas

Descrição: Esse curso pretende abordar as características e contextos da arte contemporânea, através da apresentação dos principais artistas, linguagens e conceitos que envolvem os trabalhos.

Dia da semana: quintas-feiras

Horário: das 15h00 às 18h00

Carga horária total: 21 horas

Data de Início: 19/08/21

Data de Término: 30/09/21

 

ESCOLA DE DANÇA

 

Curso Carlos Leite e seu inegável legado: comemoração dos 50 anos do Palácio das Artes

Professora: Paola Rettore

Vagas: 20 vagas

Descrição: Este curso abordará a obra e vida do artista e professor Carlos Leite, responsável pela criação e implementação da dança acadêmica em Minas Gerais, formando gerações de profissionais como bailarinos, professores e coreógrafos, para o Brasil e para o mundo, com pensamento na tradição e na modernidade. Abordaremos os profissionais formados por ele. Carlos Leite também é responsável pela consolidação oficial, em 1971, tanto da Escola de Dança do Palácio das Artes, hoje Escola de Dança do CEFART, como do Corpo de Baile do Palácio das Artes, hoje intitulada Companhia de Dança do Palácio das Artes – ambas comemorando seus 50 anos!

Período de realização do curso: 16/08 a 24/08/21

Dia e horário: 16/08, 17/08, 19/08, 20/08, 23/08 e 24/08, de 16h as 19h

Carga horária total: 18 horas

 

Curso Dança Afro-brasileira (módulo 1)

Professor: Jadiel Ferreira

Vagas: 50 vagas

Descrição: A dança afrobrasileira proposta nessa oficina tem como princípios artísticos e pedagógicos pensar a dança afrobrasileira para o contexto cênico como um projeto corporal de emancipação de dança negra e suas possibilidades contemporâneas de estética, poética e políticas antirracistas, entendendo-a como um modo de pensar, perceber, sentir e ser enquanto um projeto corporal, visando decolonizar as representações de corpos negros na Dança/Arte, Educação e em nossa sociedade. O curso tem por objetivo possibilitar aos participantes noções básicas de técnicas de danças afrobrasileiras, gestos, movimentos do universo e contexto das corporeidades ligadas às danças afrobrasileiras, dando suporte e estímulo para a criação de novas epistemologias estéticas, inovação, criação e investigação nos âmbitos da criação de dança contemporânea, preparação corporal e do pertencimento das identidades culturais e individuais dos participantes.

Dia da semana: Segunda-feira

Horário: 18h às 19h

Carga horária total: 12 horas

Data de Início: 16/08/21

Data de Término: 27/09/21

PRÉ-REQUISITOS: Voltado a estudantes do Curso Técnico em Dança do CEFART.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:A classificação obedecerá a ordem de inscrição no formulário online; e a confirmação da matrícula do(a) estudante no curso Técnico em Dança pela secretaria escolar.

 

 

ESCOLA DE MÚSICA

 

Curso Introdução ao Pensamento Crítico Musical

Professor: Andersen Viana

Vagas: 20 vagas

Descrição: O curso abordará os fundamentos do pensamento crítico musical e poderá ser aplicado a toda e qualquer música já produzida. Tópicos a serem estudados: os variados instrumentos e vozes utilizadas na música, análises sonoras de variados tipos de interpretação de uma mesma obra, análise comentada (áudio e vídeo) de obras relevantes da história da música universal e brasileira, leitura e produção de textos críticos. Períodos: música grega, medieval, renascentista, barroco, classicismo, romantismo, modernismo, atonalismo.

Dia da semana: segundas-feiras

Horário: das 14h00 às 17h00

Carga horária total: 18 horas

Data de Início: 16/08/21

Data de Término: 27/09/21

PRÉ-REQUISITOS: Destinado a quem possui pouca ou nenhuma experiência nesta área: a estudantes de música, instrumentistas, cantores(as), compositores, arranjadores, regentes, futuros professores de música e todos aqueles interessados em desenvolver um pensamento crítico musical aprofundado.

 

Curso Improvisação Musical on-line para todos os instrumentos (módulo 1)

Professor: Felipe Guerzoni

Vagas: 08 vagas

Descrição: O curso abordará um estudo teórico e a prática da improvisação sob a ótica da música popular, com enfoque no jazz, blues e MPBI (Música Popular Brasileira Instrumental).

Dia da semana: segundas-feiras

Horário: das 19h00 às 20h40

Carga horária total: 12 horas

Data de Início: 16/08/21

Data de Término: 27/09/21

PRÉ-REQUISITOS: Conexão mínima de internet: 4G. Equipamentos de áudio: caixas de som com volume satisfatório para que o estudante interaja com os playalongs fornecidos durante a aula. Ser instrumentista; conhecer os intervalos simples; conhecer os acordes maiores e menores e suas representações por cifras. Ter conhecimento das escalas maior e ao menos uma das 3 menores.

 

 

ESCOLA DE TEATRO

 

Curso Laboratório de práticas performativas: estratégias para guerrilhas artísticas

Professores: Lucas Fabrício e Idylla Silmarovi (artista residente da FCS)

Vagas: 15 vagas

Descrição: Estratégias para guerrilhas artísticas: mobilizar os afetos, clandestinizar o pensamento, burlar a escrita, reconfigurar o corpo, reanimar a coragem, afundar caravelas para forjar outros imaginários. Lembrar que as cidades não são apenas palco de lutas, mas também a razão pela qual se luta. O curso “Laboratório de práticas performativas”, surge como acordo de companheiros entre os artistas e educadores Lucas Fabrício e Idylla Silmarovi (a partir do projeto E.C.O.S. – experimentos cênicos de orientação sudaka), com o intento de experimentar a criação de programas performativos, roteiros para ações, manuais, manifestos, dentre outras formas performáticas contemporâneas, a partir do nosso território e história. A memória, nesse sentido, se torna o elemento criador insurgente e o corpo, motor. A cada encontro, serão apresentados eixos para debate, que passam por questões das lutas populares, arte, cidade e tecnologia, articulados juntos de uma proposta de criação em variados suportes e linguagens artísticas.

Dia da semana: terças-feiras

Horário: das 10h00 às 12h05

Carga horária total: 12 horas

Data de Início: 17/08/21

Data de Término: 28/09/21

PRÉ-REQUISITOS: Voltado a artistas da cena, da escrita, performance, artes visuais e demais interessados.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Necessário envio de carta de interesse no preenchimento do formulário de inscrição, apresentando as informações a seguir: 1) Nome completo; 2) O pronome de tratamento com o qual você se sente a vontade (feminino, masculino, outros); 3) A resposta à seguinte pergunta: “Qual a sua guerrilha artística? Como você a articula?”.

 

Curso Corpo Presente: presença em meios virtuais

Professora: Polyana Lott

Vagas: 12 vagas

Descrição: Quais as possibilidades de conectar, mover, criar e construir estados de presença em meio a tantos desafios da virtualidade? Tendo como base a consciência corporal através do movimento, e a partir de técnicas corporais e de exercícios de improvisação, o curso estimulará o trabalho de pesquisa corporal e suas possibilidades de criação no ambiente virtual.

Dia da semana: segundas-feiras

Horário: das 14h00 às 16h00

Carga horária total: 14 horas

Data de Início: 16/08/21

Data de Término: 27/09/21

PRÉ-REQUISITOS: Voltado a pessoas acima de 18 anos, com alguma experiência na área. Necessário ter acesso à internet e espaço físico para o trabalho corporal.

 

ESCOLA DE TECNOLOGIA DA CENA

 

Curso Grupo de estudos em Pure Data

Professor: Daniel Nunes Coelho

Vagas: 15 vagas

Descrição: O curso apresentará uma introdução ao estudo da linguagem de

programação visual para música em Pure Data.

Dia da semana: segundas-feiras

Horário: das 14h00 às 16h00

Carga horária total: 10 horas

Data de Início: 16/08/21

Data de Término: 20/09/21

 

Curso O som na cena: compondo a partir de estímulos

Professor: Tomaz Feitosa Mota

Vagas: 40 vagas

Descrição: O curso se propõe a desenvolver a percepção auditiva para os sons que permeiam a cena, além de abordar a criação de sonoridades e paisagens sonoras a partir de diversos estímulos, permitindo o aprimoramento de conceitos musicais básicos através de instrumentos e do corpo. Noções básicas de análise de trilha sonora no cinema, teatro, games e outras linguagens artísticas também serão desenvolvidas.

Dias: 16/08, 18/08, 20/08, 23/08, 25/08 e 27/08/21

Horário: das 15h00 às 17h00

Carga horária total: 12 horas

Data de Início: 16/08/21

Data de Término: 27/08/21

Informações

Local

Plataforma Cefart Virtual