Itinerância 22º FESTCURTASBH | AGOSTO

30/08/21

Cine Humberto Mauro e plataforma CinehumbertomauroMais

Rebento (2019), de Vinicius Eliziário

 

A Fundação Clóvis Salgado dá continuidade, por meio do Cine Humberto Mauro, às sessões da Itinerância 22º FESTCURTASBH, exibições especiais de curtas-metragens que integraram a edição do Festival que aconteceu entre outubro e novembro de 2020. Os filmes serão exibidos presencialmente no Cine Humberto Mauro nas sextas-feiras, às 13h, promovendo uma programação gratuita em um horário alternativo. Os curtas também serão disponibilizados na plataforma CineHumbertoMauroMais a partir das sextas-feiras, às 13h, saindo do ar na segunda-feira seguinte, às 13h.

No dia 13 de agosto de 2021, o filme exibido será Seremos Ouvidas (2020), de Larissa Nepomuceno, também disponível nos recursos de acessibilidade Libras e LSE (Legendas para Surdos e Ensurdecidos). A narrativa do curta apresenta Gabriela, Celma e Klicia, três mulheres surdas com realidade diferentes, que compartilham suas lutas e trajetórias no ativismo feminista surdo. Seremos Ouvidas permanecerá disponível na plataforma CineHumbertoMauroMais do dia 13 de agosto até o dia 16 de agosto de 2021.

Na sexta-feira seguinte, dia 20 de agosto de 2021, o filme exibido será Rebento (2019), de Vinicius Eliziário. A obra ficcional baiana também estará disponível com LSE (Legendas para Surdos e Ensurdecidos), e conta a história de Zói, um jovem da periferia que acaba de descobrir que será pai e se vê em conflito com suas memórias de abandono do próprio pai. O curta permanecerá disponível na plataforma CineHumbertoMauroMais do dia 20 de agosto até o dia 23 de agosto de 2021.

No fim do mês, dia 27 de agosto de 2021, o filme destaque será o vencedor da Competitiva Minas Diz Que É Verdade (2020), de Pedro Estrada. Na narrativa, Alexandre e Suelen são pessoas anônimas que exercem suas atividades cotidianas de forma ordinária, até se encontrarem em um videokê do baixo centro de Belo Horizonte, onde viverão o estrelato por uma noite. O curta mostra o encontro de diferentes personalidades e subjetividades na capital mineira, mostrando como o centro pode proporcionar um encontro sensorial e musical. O curta permanecerá disponível na plataforma CineHumbertoMauroMais do dia 27 de agosto até o dia 30 de agosto de 2021.

 

Diz Que É Verdade (2020), de Pedro Estrada

Itinerância

Evento tradicional dentro da programação fixa do Cine Humberto Mauro, a Itinerância do FestCurtasBH  consiste em reapresentar para o público um recorte da edição anterior do evento – composto por curtas que se destacaram – e, ao mesmo tempo, representa um aquecimento para a edição do 23°FESTCURTASBH, cuja realização está prevista para novembro de 2021.

Bruno Hilário, Gerente do Cine Humberto Mauro,  destaca a possibilidade de o público rever os filmes através do projeto. “Esta é uma nova oportunidade para que os públicos tanto de Minas Gerais quanto de outros estados do Brasil possam assistir aos curtas-metragens que se destacaram no ano passado”. Antes da pandemia, filmes exibidos em edições passadas do FESTCURTASBH eram selecionados e enviados para circularem por cidades do interior de Minas Gerais, porém, em 2021, o formato do evento precisou ser modificado para atender ao público diante da nova realidade. Desta forma, a “Itinerância 22°FESTCURTASBH” fará parte da programação do Cine Humberto Mauro nos próximos meses, reexibindo outros destaques da 22ª edição do festival.

Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, e a Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, apresentam “Itinerância 22º FESTCURTASBH”.  Os eventos da Fundação Clóvis Salgado têm a correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio master da Cemig, viabilizado pelas Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, e da AngloGold Ashanti e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além do patrocínio ouro da Codemge.

¹O patrocínio da Unimed-BH / Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

 

Seremos Ouvidas (2020), de Larissa Nepomuceno

22°FESTCURTASBH

A 22ª edição do FESTCURTASBH aconteceu entre os dias 23 de outubro e 1° de novembro de 2020, com sua programação sendo exibida integralmente de forma on-line, por meio da plataforma CineHumbertoMauroMais, em razão da pandemia. A 22ª edição apresentou, ao todo, 106 filmes de 34 países e 12 estados brasileiros, disponibilizados em 9 mostras que contemplaram diversos públicos.

Essas mostras foram distribuídas em três categorias: especial, competitivas e paralelas. A mostra especial foi um tributo à cineasta Carole Roussopoulos (1945-2019), que usava o cinema para retratar diversas formas de ativismo. As mostras competitivas premiaram os melhores filmes da edição nas categorias “Minas”, “Brasil” e “Internacional”. Na oportunidade, cada obra recebeu 5 mil reais, além do Troféu Capivara. Já as mostras paralelas foram montadas representando os olhares específicos da comissão técnica do evento sobre temáticas urgentes e diferentes linguagens cinematográficas.

 

PROGRAMAÇÃO E SINOPSES

Seremos Ouvidas, de Larissa Nepomuceno (Paraná, 2020) | Livre | 13’

On-line: 13/08 às 13h até 16/08 às 13h

Presencial: 13/08, às 13h

Sinopse: Lançando olhar ao silenciamento das mulheres surdas pelo sistema ouvinte, este filme articula os relatos de três mulheres, produzindo uma denúncia e uma contundente afirmação subjetiva. Em Seremos Ouvidas, as entrevistas são costuradas às imagens de protestos na rua e ao gesto de esculpir, produzindo nessa articulação um comentário e um pensamento sobre a luta. O lema prospectivo no título do curta junto à construção fílmica fazem dele um filme de intervenção política que lança um chamado ético. (Fabio Rodrigues)

 

Rebento, de Vinícius Eliziario (Bahia, 2019) | 12 anos | 18′

On-line: 20/08 às 13h até 23/08 às 13h

Presencial: 20/08, às 13h

Sinopse: O que aparentava ser um banal mal-estar entre um jovem casal de namorados se ressignifica em razão de uma importante notícia: Jéssica está grávida e revela a novidade para Zói. Enquanto ela busca acolhimento e diálogo, ele adentra numa espiral reflexiva, potencializada pelas incertezas da busca por emprego. Mas as mulheres ao redor serão decisivas na tarefa de fazê-lo ver a raiz do problema: o ciclo de ausência paterna que ele mesmo viveu e agora pode transformar. (Vinícius Andrade)

 

Diz Que É Verdade, de Claryssa Almeida, Pedro Estrada (MG, 2020) | Livre | 16’

On-line: 27/08 às 13h até 30/08 às 13h

Presencial: 27/08, às 13h

Sinopse: Personagens pinçados do universo de frequentadores de karaokês de Belo Horizonte protagonizam algumas cenas em que suas performances cantadas ganham notabilidade. Mas, se essa predileção encontra um ponto alto no ambiente festivo dos bares, o canto também se faz presente no cotidiano dessas pessoas, animando, inclusive, os momentos de trabalho mais comuns. (Vinícius Andrade)

Informações

Local

Cine Humberto Mauro e plataforma CinehumbertomauroMais