Lançamento do livro "A Vanguarda: O Percurso Modernista” e da “Enciclopédia do Modernismo Mineiro”

25/06/22

Café e Jardins Internos do Palácio das Artes

Para dar prosseguimento ao programa O Modernismo em Minas Gerais, parceria entre a Fundação Clóvis Salgado e o Ministério Público de Minas Gerais, serão lançadas duas publicações que visam refletir sobre a importância mineira no contexto modernista nacional:  A VAGUARDA: PERCURSO MODERNISTA, de Epaminondas Bittencourt, e a ENCICLOPÉDIA DO MODERNISMO MINEIRO, de Leonardo Guerra. O evento, gratuito, vai contar com a presença dos autores, no próximo dia 25 de junho, às 11h, no Café e jardins internos do Palácio das Artes.

O livro “A VANGUARDA – O PERCURSO MODERNISTA” recupera a história das vanguardas do modernismo, compreendendo desde o início do século XX até o fim da década de 1950, e trata dos principais eventos relacionados às diversas estéticas, linguagens e modos do fazer artístico que marcaram o movimento, principalmente da gênese e dos desdobramentos no território mineiro. “Minas Gerais possui uma riqueza fenomenal na construção do modernismo, desempenhando um papel prolífico e de enorme destaque na transformação da cultura brasileira. Meu livro demonstra o papel fundamental que o nosso estado teve para o movimento brasileiro. Por exemplo, a literatura mineira é a primeira expressão original da literatura brasileira”, pontua Epaminondas.

A ENCICLOPÉDIA DO MODERNISMO MINEIRO é um compilado com cerca de 150 verbetes que destacam os eventos, as publicações, as obras e os principais personagens de Minas Gerais neste importante movimento cultural. É uma publicação que visa destacar a importância da vanguarda mineira no período que se inicia um pouco antes dos anos 1920 e se consolida da década de 1940. “Os modernistas mineiros possuem uma importante influência que ainda é pouco reconhecida no contexto nacional, e esta publicação visa resgatar esta relevância e compartilhar este conhecimento através da internet”, destaca Leonardo Guerra. A enciclopédia ficará disponível no site do programa O MODERNISMO EM MINAS

GERAIS (www.modernismoeminas.com.br) e poderá ser acessada gratuitamente.

O lançamento dessas publicações integra as iniciativas do programa O MODERNISMO EM MINAS GERAIS, que até o fim deste ano realiza inúmeras ações para celebrar o movimento considerado o mais pungente de nossas artes.

AUTORES

EPAMINANDAS BITTENCOURT

Engenheiro Eletricista, pós-graduado em Gestão da Qualidade, mestre em Administração/UFMG, mestre em Administração Financeira pelas Universidades de Barcelona/Alicante/Carlos III, na Espanha. Fotógrafo, com publicações no Brasil e Portugal. Autor de papers e ensaios relacionados a cultura como ativo para o desenvolvimento social e econômico. Autor de trabalhos no domínio da comunicação da Responsabilidade Social Corporativa e da mídia impressa. Livros publicados: A tragédia de Mariana; O repentista e o milongueiro: civilização e barbárie – uma conversa com Euclides da Cunha, Jorge Borges, Sarmiento e Guimarães Rosa; Cemitério do Bonfim 120 Anos – uma obra de arte; O Queijo do Reino: o sonho de voar é o sonho do paladar; A sedição de Vila Rica e o nascimento de Minas Gerais.

LEONARDO GUERRA

Leonardo Pontes Guerra é economista com doutorado em Geografia – Tratamento da Informação Espacial. Foi pesquisador do CEDEPLAR/UFMG, Secretário da PBH, Chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Possui diversos artigos publicados na área de desenvolvimento econômico e um histórico de atuação na produção de conteúdo digital na área de história. É coordenador executivo do Percurso Modernista e co-produtor do longa-metragem sobre o Modernismo Mineiro.

O MODERNISMO EM MINAS GERAIS

O programa O Modernismo em Minas Gerais é composto por um amplo panorama cultural, com um calendário intenso de ações ao longo do ano no Palácio das Artes. Segundo Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado, o Programa vai presentear os cidadãos mineiros com um recorte inédito sobre o Modernismo, levando ao público uma oportunidade rara de conhecimento e reflexão. “Com uma curadoria atenta e repleta de contribuições para a análise do modernismo brasileiro, revisitamos importantes registros do movimento em Minas Gerais. E, ainda, estabelecemos um caminho cheio de oportunidades para reflexão de nossas identidades e do modernismo na contemporaneidade. Estamos imensamente felizes com essa parceria com o Ministério Público de Minas e com a possibilidade de aprofundar a reflexão e difundir a significativa participação de Minas Gerais nesse importante movimento cultural”.

O programa O Modernismo em Minas Gerais é uma parceria entre o Governo de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, a Fundação Clóvis Salgado, a APPA Arte e Cultura e o Ministério Público de Minas Gerais. O projeto é financiado com recursos do Fundo Especial do Ministério Público de Minas Gerais (FUNEMP) e executado por meio do Contrato de Gestão com a APPA Arte e Cultura. O FUNEMP busca, além de aperfeiçoar as funções institucionais do Ministério Público, caso da modernização e obtenção dos meios necessários para o combate ao crime organizado, a reconstituição de bens lesados e a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos, dar suporte financeiro a programas, projetos e ações de relevante interesse social. O valor de R$ 2,470 milhões investidos no programa O Modernismo em Minas Gerais se soma aos investimentos orçamentários do Governo do Estado e de outros importantes parceiros privados da Fundação Clóvis Salgado.

PROGRAMAÇÃO

LANÇAMENTO DO LIVRO ”A VAGUARDA: PERCURSO MODERNISTA”, EPAMINONDAS BITTENCOURT, E DA “ENCICLOPÉDIA DO MODERNISMO MINEIRO”, LEONARDO GUERRA

Data: 25 junho de 2022 (sábado)

Horário: 11h