MILTON l Mônica Salmaso e André Mehmari

28/05/22

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

 

Fechamos com chave de ouro o Festival Villa-Lobos com o espetáculo MILTON | Mônica Salmaso e André Mehmari, no dia 28 de maio de 2022, as 20h30, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.

 

Parceiros na música há muitos anos, Mônica Salmaso e André Mehmari se juntaram durante o período de isolamento da pandemia para gravar o trabalho “Quarentena”, veiculado no YouTube. Dentro do repertório, estava a música “Morro Velho”, de Milton Nascimento, que ambos faziam em Duo há vários anos.

 

“Esta canção, que sempre foi emocionante de cantar e tocar, durante o isolamento na pandemia, com tudo o que estávamos sentindo, vendo, lendo, tomou enormes proporções emotivas tanto em mim, quanto no André. Isso foi tão forte que nos deu a vontade de fazer um segundo encontro no estúdio Monteverdi, homenageando Milton e seus diversos parceiros. Levantamos um repertório muito importante para nós dois e que, com algumas poucas exceções, nunca tínhamos feito juntos”, explica Mônica.

 

André Mehmari descreve assim este trabalho: “Essa música já é parte indissociável da minha vida, minha história de modo que cada canção se conecta com quem sou em vários níveis, não somente como artista. Existe um humanismo profundo que emana música (e da voz) de Milton que é algo de imenso valor e que devemos sempre reverenciar e amplificar. Mergulhar neste repertório sagrado ao lado da Mônica, num tempo de tantos desafios, foi das experiências mais marcantes e emocionantes de toda minha carreira. Navegar com paixão e fé por esse cancioneiro tendo a cumplicidade total desta genial parceira de longa data é se lembrar a cada compasso daquilo que é nossa essência primordial – e que os sonhos não envelhecem.”

 

“Milton Nascimento faz parte da nossa formação musical e é referência fundamental no universo da canção tanto para mim, quanto para o André. Além do amor que temos pela obra dele, cantar neste momento CANÇÃO AMIGA (Milton Nascimento / Carlos Drummond de Andrade); CREDO (Milton Nascimento / Fernando Brant); PAULA E BEBETO (Milton Nascimento / Caetano Veloso); entrar no universo de Guimarães Rosa com a TERCEIRA MARGEM DO RIO (Milton Nascimento / Caetano Veloso), são atos de resistência e de identidade. Essa é a nossa mais potente forma de falar sobre o que acreditamos e queremos para o Brasil”, completa Mônica.

 

Repertório

 

Arranjos – André Mehmari

01 – A LUA GIROU (Tradicional Adap. Milton Nascimento)

02 – NOITES DO SERTÃO (Milton Nascimento / Tavinho Moura)

03 – SAUDADES DOS AVIÕES DA PANAIR (Milton Nascimento / Fernando Brant)

04 – TERCEIRA MARGEM DO RIO (Milton Nascimento / Caetano Veloso) – leitura de um trecho de A TERCEIRA MARGEM DO RIO de João Guimarães Rosa; livro Primeiras Histórias

05 – CANÇÃO AMIGA (Milton Nascimento / Carlos Drummond de Andrade)

06 – CASAMIENTO DE NEGROS (Tradicional / Adpt. Violeta Parra / Adpt. Polo Cabrera)

07 – PAIXÃO E FÉ (Tavinho Moura e Fernando Brant)

08 – MILAGRE DOS PEIXES (Milton Nascimento / Fernando Brant)

09 – MORRO VELHO (Milton Nascimento)

10 – CREDO (Milton Nascimento / Fernando Brant) citação de SAN VICENTE (Milton Nascimento / Fernando Brant)

11 – PAULA E BEBETO (Milton Nascimento / Caetano Veloso)

12 – CAIR DA TARDE (Villa- Lobos / Dora Vasconcelos)

13 – NA SOLIDÃO da MINHA VIDA (Villa – Lobos e Manuel Bandeira)

 

Ficha técnica

 

Arranjos – André Mehmari

Sonorização – Calos Augusto Rocha

Criação visual – Adriano Alves

Assessoria de imprensa – Eficaz

Fotos – Monica – Lorena Dini / Fotos – André Mehmari – Tarita de Souza

Idealização – Carminha Guerra

Produção -Karmim Promoções Ltda

Informações

Local

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Horário

20h30

Duração

100 minutos

Classificação

Livre

Informações para o público

(31) 3236-7400