Ópera Aleijadinho

14/05/22 - 20/05/22

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Foto: Paulo Lacerda

 

Após estreia em Ouro Preto, a montagem da nonagésima (90ª) produção operística da Fundação Clóvis Salgado, ALEIJADINHO, chega ao Palácio das Artes. Com récitas nos dias 14, 16, 18 e 20 de maio de 2022, a produção inédita em Belo Horizonte será encenada no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, com ingressos à venda por R$ 50 (inteira), na plateia I e II, e R$ 35 (inteira), na plateia superior.

 

 

 

A ópera baseia-se em fatos da vida do Mestre Antônio Francisco Lisboa, reconhecido internacionalmente como referência do Barroco Mineiro cujas obras se encontram em diferentes cidades do Estado, especialmente em Ouro Preto e Congonhas.

 

Foto: Paulo Lacerda

 

A ópera Aleijadinho foi composta por Ernani Aguiar, com libreto escrito por André Cardoso. A regência é de Silvio Viegas e a direção cênica de Julianna Santos. A montagem conta com as participações da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico de Minas Gerais, da Cia. de Dança Palácio das Artes e dos Solistas convidados Johnny França / Aleijadinho; Mar Oliveira / Manuel Francisco; Guilherme Moreira / Tomás Antônio Gonzaga; Pedro Vianna / Alvarenga Peixoto; Lício Bruno / Lobo de Mesquita; Luanda Siqueira / Joana e Mauro Chantal / Vicente Ferreira.

 

Essa montagem de Aleijadinho integra a programação do Ano da Mineiridade, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), projeto criado para celebrar os elementos que compõem a assinatura mineira, com suas tradições, costumes e histórias. O Ano da Mineiridade será marcado por inúmeras iniciativas que celebram a diversidade da produção artística no estado, aproximando municípios e promovendo uma maior transversalidade entre os setores da cultura e do turismo e de todos os profissionais envolvidos nesses segmentos.

 

Foto: Paulo Lacerda

 

A montagem de Aleijadinho tem estreia mundial em 29 de abril de 2022, com encenação ao ar livre, em Ouro Preto, antiga Vila Rica, onde nasceu e viveu Aleijadinho, e terá como cenário a Igreja São Francisco de Assis onde se encontra alguns dos principais acervos de suas criações. Dando ênfase à sua vocação para a produção artística, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) – Palácio das Artes amplia mais uma vez sua atuação como uma das principais instituições produtoras de ópera no Brasil, dando prosseguimento a essa feliz trajetória e à diretriz de estímulo à criação nacional de ópera e à sua difusão.

 

A ÓPERA ALEIJADINHO é realizada pelo Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais / Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, pela Fundação Clóvis Salgado, e correalizado pela APPA – Arte e Cultura. Tem como apresentadores do Programa o Instituto Unimed-BH¹ e o Instituto Cultural Vale, como patrocinadores Cemig, ArcelorMittal, AngloGold Ashanti, Usiminas e CSN por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio do Instituto Usiminas e Casa Valduga.

¹O patrocínio do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

 

 

¹O patrocínio do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

 

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o Turismo.

 

ALEIJADINHO

 

O MESTRE DO BARROCO MINEIRO EM ÓPERA INÉDITA

 

 

Compositor / Ernani Aguiar

Libretista /André Cardoso

Direção musical e Regência / Sílvio Viegas

Concepção e direção cênica / Julianna Santos

 

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Coral Lírico de Minas Gerais

Companhia de Dança Palácio das Artes

Cenografia / Renato Theobaldo

Figurinos / Marcelo Marques

Iluminação / Ney Bonfante

Coreografia / Júnia Bertolino

Criação Artística – Arte e Vídeo / Angélica Carvalho

 

SOLISTAS

Johnny França (barítono) / Aleijadinho

Mar Oliveira (ternor) / Manuel Francisco

Guilherme Moreira (tenor) / Tomás Antônio Gonzaga

Pedro Vianna (barítono) / Alvarenga Peixoto

Lício Bruno (barítono) / Lobo de Mesquita

Luanda Siqueira (soprano) / Joana

Mauro Chantal (baixo) / Vicente Ferreira

 

Informações

Local

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Horário

20h

Duração

2h

Classificação

10 anos

Informações para o público

(31) 3236-7400