Pequenos Grandes Protagonistas

28/09/24 - 22/10/24

Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes - Belo Horizonte) e Centro Social e Cultural Padre João Marcelino ("Cineminha" - Nova Lima)

Foto: Divulgação – Filme: Os Goonies

A mostra acontece em Nova Lima, a mostra ocorre entre 28 de setembro e 19 de outubro. Já no Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes), entre os dias 11 e 22 de Outubro. O cinema protagonizado por crianças e adolescentes revela uma faceta do mundo que, embora familiar, é revestida de uma aura de descoberta constante. A lente infantil proporciona a formação de narrativas impregnadas de curiosidade e assombro, uma exploração incessante do desconhecido. Os filmes que centram suas histórias em jovens protagonistas capturam a essência desse processo de descoberta, retratando um universo em que cada interação e cada desafio são um convite para entender o mundo: é nesse espaço de experimentação, maravilhamento e incerteza que esses filmes  oferecem ao público uma perspectiva que, no fim, busca desvendar a construção da realidade e da identidade.

Enquanto os pequenos grandes protagonistas se deparam com o desconhecido, a tela se torna um palco para a manifestação de suas jornadas de crescimento. A cada passo dado por eles, cada obstáculo superado, o espectador é guiado por uma trilha de transformações pessoais e coletivas. As narrativas se desenrolam não apenas como um testemunho do desenvolvimento psicológico dos personagens, mas também como uma reflexão sobre as complexidades da experiência humana.

Nesse contexto, a imaginação, a fantasia e a criatividade emergem como elementos centrais, quase como se fossem a própria força motriz das histórias. E ao se deparar com as complexidades sociais e culturais através da lente infantil, o cinema oferece uma oportunidade de reflexão e crítica. Temas como desigualdade, violência e dinâmicas familiares são abordados com uma sensibilidade que provoca o pensamento e estimula o diálogo.

A mostra “Pequenos Grandes Protagonistas” busca ser uma plataforma para a valorização das perspectivas infantis, frequentemente marginalizadas nas narrativas cinematográficas predominantes.

O cinema protagonizado por crianças é uma janela para a complexidade da experiência humana em sua forma mais pura e formativa. Através de sua capacidade de capturar a essência da descoberta e da transformação, oferece uma contribuição vital para o entendimento do mundo e para o enriquecimento da nossa conexão com as realidades que moldam nossas vidas.

Na programação, estão filmes como “Os Goonies”, “A História Sem Fim”, “O Menino Maluquinho” e “E.T. O Extraterrestre”.

Consultar na programação