Pré-estreia de “Torta Americana de Maçã” e "JFBrittes - Em Óleo & Carvão", do diretor Ernane Alves

20/12/21

Cine Humberto Mauro

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, realiza pré-estreia dupla no dia 20 de dezembro (segunda-feira), às 19h. Trata-se das exibições do média-metragem Torta Americana de Maçã e do curta-metragem JFBrittes – Em Óleo & Carvão, ambos dirigidos por Ernane Alves.

 

A exibição será finalizada com um bate-papo entre o diretor dos filmes e o público. Com entrada gratuita e classificação indicativa de 16 anos, as produções serão exibidas apenas em formato presencial, e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do cinema uma hora antes do início da sessão. O cinema possui lotação máxima de 133 lugares e conta com quatro espaços reservados para cadeirantes.

 

20 anos de uma carreira múltipla – Os dois filmes são parte da comemoração dos 20 anos de carreira de Ernane Alves que deve se estender até 2022, quando mais projetos serão lançados. A intenção por trás de lançar duas produções ao mesmo tempo, segundo o diretor, é mostrar para o público as multiplicidades do trabalho que ele exerce. “Eu acabo apresentando para o público duas facetas minhas. Me apresento enquanto diretor e enquanto ator-diretor”, explica Ernane.

Essa “faceta” ator-diretor que Ernane desempenha é expressa ao público em “Torta Americana de Maçã”, média-metragem que ele roteirizou, dirigiu e atuou no papel principal. O filme é baseado em um poema homônimo do diretor, escrito em 1999, e retrata um momento turbulento na vida do casal formado por Ulisses (interpretado por Ernane Alves) e Juliano (interpretado por Victor Gorlach).

 

Torta Americana de Maçã

 

A ficção conta com dois aspectos inspirados na vida de Ernane. O primeiro deles se trata do título do filme que remete a um doce tradicional norte-americano que o diretor aprendeu com a ex-namorada norte-americana, com quem se relacionou em 1996. A torta, inclusive, é preparada pelo personagem Ulisses e determina o tempo fílmico. O segundo aspecto é o nome do personagem Juliano, que é uma homenagem a um ex-namorado de Ernane.

 

O média foi gravado há cinco anos, tendo como cenários o antigo apartamento e a vizinhança do diretor, quando vivia no bairro Buritis. As filmagens duraram dois dias e a equipe foi composta por Ernane, o ator Victor Gorlach e um fotógrafo que operou a câmera e dirigiu a fotografia da produção.

 

JFBrittes, por Ernane Alves

Singularidade documentada – “JFBrittes – Em Óleo & Carvão” é um documentário, formato  curta-metragem, que expõe os momentos de criação até a estreia da primeira exposição solo do artista plástico JFBrittes, conhecido pela técnica de pintura que mescla tinta a óleo e carvão bruto. A mostra intitulada “Enquanto o Mundo Cai”, ficou exposta de setembro a novembro de 2021 em um shopping de Belo Horizonte. Ernane, que fez a curadoria da exposição, conta que decidiu documentar o trabalho do artista devido a singularidade da arte de Brittes. “É um artista muito talentoso. Ele pinta usando tinta a óleo e carvão bruto. O trabalho dele foge da curva, é algo único e precisa ser documentado”, defende Ernane.

 

Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam a pré-estreia do média-metragem Torta Americana de Maçã e do curta-metragem JFBrittes – Em Óleo & Carvão. O programa tem a correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio master da CemigAngloGold AshantiArcellorMittal e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio ouro da Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais. A sessão tem o apoio da Escola Brasileira de Psicanálise – Sessão Minas.

 

¹ O patrocínio da Unimed-BH / Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

 

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

 

Sinopse “Torta Americana de Maçã”:

Ulisses (Ernane Alves) é um jornalista. Juliano (Victor Gorlach) é um publicitário. Eles são namorados e vivem juntos em um apartamento na Capital Mineira. Juliano está desempregado e Ulisses está trabalhando muito e pagando todas as despesas da casa. Os dois descobrem as dificuldades da vida a dois enquanto exercitam o cotidiano da paciência em meio a conflitos atemporais da sobrevivência…

 

Sinopse “JFBrittes – Em Óleo & Carvão”:

Curta-metragem que acompanha o processo criativo do artista plástico JFBrittes até o lançamento de sua primeira exposição em Belo Horizonte/MG.

 

Sobre o diretor:

Artista plástico, ator, roteirista e diretor cinematográfico, Ernane Alves que possui Autismo Leve (Nível 1), profissionalizou-se a partir de 2001 com exposições de arte, atuações em teatro de rua e palco, comerciais de TV e cinema. O seu primeiro longa-metragem de documentário Cinema Vale Sonhos (2010) recebeu Menção Honrosa da VIII Mostra Minas de Cinema. Já dirigiu, artistas como Sandy Leah, Bruno Gagliasso, Deborah Secco, Eduardo Moreira (Grupo Galpão de Teatro) e Rodrigo Robleño (ex-Cirque du Soleil). Como ator, Ernane Alves ficou conhecido por suas atuações na Trilogia do Tédio. Com destaque para a atuação de Alves em CRUNCH, curta em que seu desempenho chamou a atenção e elogios da crítica. “O ator-diretor mineiro Ernane Alves é um talento que não teme a expansão de seu universo criativo”, destaca o crítico de cinema gaúcho Eron Fagundes.

Informações

Local

Cine Humberto Mauro

Horário

19h

Classificação

16 anos

Informações para o público

(31) 3236-7400