RESULTADO FINAL | Prêmio Humberto Mauro - Curtas de Invenção

16/06/23 - 07/08/23

Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

O BDMG Cultural e a Fundação Clóvis Salgado retificam o edital público de ampla concorrência do Prêmio Humberto Mauro – Curtas de Invenção e anunciam a prorrogação do resultado para até o dia 15 de novembro de 2023. As instituições agradecem a compreensão e a todas as pessoas que se inscreveram no edital.

 

As inscrições para o edital de concorrência pública do Prêmio Humberto Mauro – Curtas de Invenção estarão abertas a partir do dia 16 de junho de 2023 e seguem até o dia 07 de agosto de 2023. O edital, criado em 2013, chega à sua oitava edição e dá continuidade à parceria entre BDMG Cultural e a Fundação Clóvis Salgado (FCS), por meio do Cine Humberto Mauro, unidos pelo fomento da cadeia produtiva do setor audiovisual mineiro. A parceria entre as instituições tem como objetivo premiar e estimular o trabalho de profissionais independentes através de curtas inéditos.

 

CONFIRA O EDITAL

ACESSE O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

RETIFICAÇÃO DO EDITAL

Qualquer dúvida relativa ao Prêmio Humberto Mauro – Curtas de Invenção deve ser enviada exclusivamente para o e-mail premiohumbertomauro@gmail.com. As respostas serão respondidas de acordo com a demanda da equipe de produção do Prêmio.

 

CONFIRA O RESULTADO FINAL

O edital propõe aos realizadores o desafio de pensar um Cinema de Invenção, conforme o conceito estabelecido pelo cineasta Jairo Ferreira (1945 – 2003). O marco do Cinema de Invenção é o pensamento voltado à produção experimental, e, no contexto do Prêmio, surge como um estímulo aos processos criativos cujas propostas estéticas e conceituais utilizem meios de produção de baixo custo, popularizados com o acesso à tecnologia digital.

 

Para Vitor Miranda, gerente do Cine Humberto Mauro, a mudança do nome da premiação traz um frescor para o edital e reafirma o lugar inovador do cinema realizado pelo realizador mineiro. “Estamos muito felizes em comemorar os 10 anos de realização do edital. Propor a renovação do nome da premiação para homenagear Humberto Mauro, um cineasta inventivo e que trabalhou com curtas metragens no interior de Minas, é mais que uma inspiração para o Prêmio”, pontua.

Os candidatos devem realizar a inscrição de um curta-metragem inédito e finalizado, contando com uma estrutura mais simplificada de produção, com duração máxima de 15 minutos. Doze (12) curtas-metragens serão premiados com o valor de R$ 12 mil (doze mil reais) cada.

Todos os filmes premiados serão exibidos na plataforma on-line cineHumbertoMauro/MAIS e em mostra gratuita e presencial no Cine Humberto Mauro, em Belo Horizonte, no início de 2024.

 

“O Prêmio BDMG Cultural / FCS, agora em homenagem ao grande Humberto Mauro, é um prêmio que permite a todos conhecer quão potente é a produção audiovisual em toda Minas Gerais. Potente e diversa! E esse prêmio a curtas de inovação é uma celebração à toda diversidade”, afirma Francisco Roberto Rocha de Carvalho, diretor de projetos do BDMG Cultural.


Inscrições e seleção –
Poderão concorrer ao Prêmio Humberto Mauro como proponentes apenas profissionais do setor audiovisual residentes em Minas Gerais (pessoas jurídicas, incluindo MEI). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente a partir do preenchimento de formulário on-line. Os proponentes devem anexar ao formulário a documentação solicitada no edital.

A análise e seleção das propostas inscritas serão feitas por uma Comissão de Seleção, composta por Bruna Schelb Corrêa, Mariana Queen Nwabasili e Marcos Pimentel.

O julgamento terá como critérios de avaliação as propostas estéticas e conceituais que utilizem criativamente de meios de produção a baixo custo; a relevância conceitual; a inovação; e o impacto social e cultural. O resultado final está previsto para ser divulgado nos endereços eletrônicos do BDMG Cultural e da FCS até o dia 15 de novembro de 2023.

 

História do Prêmio – Criado em 2013, o edital é uma parceria entre o BDMG Cultural e a FCS, que visa incentivar a produção audiovisual em Minas Gerais ao oferecer aos realizadores a possibilidade de desenvolver novas propostas estéticas e conceituais que utilizem ferramentas tecnológicas de baixo custo e fácil acesso para sua produção. A premiação nasceu com o objetivo de complementar o estímulo à cadeia produtiva do audiovisual, com apoio à produção, que se juntou à difusão, promoção e formação já incorporados na atuação do Cine Humberto Mauro e o conjunto de premiações e atividades formativas do BDMG Cultural. Ao longo de sete edições, o edital já reconheceu 60 realizadores mineiros e viabilizou curtas-metragens que foram premiados em festivais nacionais e internacionais.

 

Homenagem a Humberto Mauro – Considerado pioneiro do cinema brasileiro e latino-americano, o cineasta, diretor e ativista Humberto Mauro (1897-1983) nasceu em Volta Grande – MG. O diretor mineiro começou a carreira no cinema nos anos 1920, no município de Cataguases. Dirigiu 12 longas-metragens e, entre 1936 a 1964, quando trabalhou no Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), de maneira muito inventiva, realizou mais de 300 documentários sobre a cultura brasileira. Dentre os filmes dirigidos na instituição estão os curtas da série Brasilianas (a partir de 1945), João de Barro (1956) e Velha a Fiar (1964). Seu último trabalho, e único filme em cores, foi o documentário Carro de Bois (1974). Mauro foi inspiração para o movimento Cinema Novo, nas figuras de cineastas como Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos.

 

 

MEMBROS DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

BRUNA SCHELB CORRÊA

Nascida em Cataguases – MG, Bruna Schelb Corrêa atua majoritariamente como diretora e roteirista de ficção. Escreveu e dirigiu o longa-metragem “IMO” que teve sua estreia na 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes como parte integrante da Mostra Aurora e exibições nacionais e internacionais. Diretora e roteirista de outros doze curtas-metragens de ficção, que acumulam premiações técnicas, de júri popular e crítica, tendo sido exibidos em mais de 150 festivais e mostras no Brasil e no mundo. Doutoranda em Artes, Cultura e Linguagens pela Universidade Federal de Juiz de Fora, possui pesquisa com enfoque em roteiro, técnicas criativas dadaístas, surrealistas e oulipianas, direção e produção independente no Brasil. Formada em Artes (UFJF, 2016), Jornalismo (FESJF, 2017) e Cinema e Audiovisual (UFJF, 2018). Sócio-fundadora da produtora audiovisual cataguasense Filmes do Mato.

 

MARIANA QUEEN NWABASILI

Jornalista e pesquisadora, doutoranda e mestra em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde também se graduou em Jornalismo. Mestra em Curadoria Cinematográfica pela Elías Querejeta Zine Eskola, na Espanha, com bolsa do Projeto Paradiso. Curadora de curtas-metragens da Mostra de Cinema de Tiradentes 2023 e do Cabíria Festival  Audiovisual 2022. Foi selecionadora de filmes brasileiros da  24ª edição do FestCurtasBH, em 2022, na qual idealizou a mostra paralela “Filmes decoloniais?”, e da 29ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, em 2018.  Escreve ensaios e análises críticas sobre Teatro e Cinema, tendo participado da 10ª edição do Critics Academy do Festival de Cinema de Locarno, em 2021. Interessada nas conexões entre Cinema, Comunicação, História e Ciências Sociais, pesquisa autorias, representações e recepções cinematográficas vinculadas a raça, gênero, classe e (de)colonialidade, sobretudo no cinema brasileiro.

 

MARCOS PIMENTEL

Documentarista formado pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba) e especializado em Cinema Documentário pela Filmakademie Baden-Württemberg, na Alemanha. Também é graduado, no Brasil, em Comunicação Social (UFJF) e Psicologia (CES-JF). Diretor e roteirista de documentários que ganharam 92 prêmios por festivais nacionais e internacionais e foram exibidos em mais de 700 festivais em todas as partes do mundo. Desde 2009, é professor do departamento de documentários do curso regular da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba).

 

 

BDMG CULTURAL – Em dezembro de 2023, o Instituto Cultural Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG Cultural completa 35 anos. Desde 1988, é uma organização sem fins lucrativos que atua de maneira multidisciplinar para fomentar, registrar e divulgar os processos culturais em Minas Gerais. Dentre os projetos que desenvolve e incentiva, atua nas áreas da música, com prêmios como o BDMG Instrumental; artes visuais, com a ocupação da Galeria de Arte com o Ciclo de Mostras; e conhecimento, com a publicação de conteúdos online, livros e revistas. Desde 2020, promove atividades do Programa Educativo e desenvolve o laboratório artístico LAB Cultural. O BDMG Cultural integra o Circuito Liberdade, complexo cultural que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo.

 

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

Informações

Local

Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

Informações para o público

3236-7400