Série de lives sobre Dramaturgia e Processos Criativos no campo operístico | Temporada de Ópera 2021

25/09/21

Site da Fundação Clóvis Salgado

 

Com o tema “Escrever o nosso tempo: relatos e pensamentos sobre a criação de Libretos”, a Fundação Clóvis Salgado e o Instituto Unimed BH inauguram, no próximo sábado, dia 25 de setembro, uma série de lives gratuitas com mesas-redondas, conversas e entrevistas acerca do campo da dramaturgia e suas interseções com outras áreas, como composição, encenação, programação artística e crítica musical. Os debates buscam promover um aprofundamento de reflexões sobre o fazer artístico no campo da ópera e áreas afins, em Minas Gerais e no Brasil, e sobre os processos criativos dentro do universo operístico.

Este ciclo de eventos contará com a participação de artistas e pesquisadores renomados, brasileiros e estrangeiros, como o poeta, letrista, dramaturgo, roteirista e integrante da Academia Brasileira de Letras, Geraldo Carneiro, o maestro e diretor artístico belga, Bernard Foccroulle, o dramaturgista alemão Johannes Blum, a pesquisadora do Centro de Estudo de Sociologia e Estética Musical – CESEM, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, Jelena Novak, o encenador brasileiro Allex Aguilera, o compositor, administrador de empresas e diretor artístico Paulo Zuben, o musicólogo, filósofo e coordenador do Grupo de Teoria e Crítica Musical do CESEM, João Pedro Cachopo, entre outros.

Trata-se de uma atividade da Academia de Ópera, que tem curadoria do maestro Gabriel Rhein-Schirato e da encenadora de ópera Livia Sabag, ação que integra a Temporada de Ópera On-line 2021, da Fundação Clóvis Salgado. Essa programação será realizada durante 3 meses (02/10, 09/10, 16/10, 23/10, 30/10, 06/11, 13/11, 20/11 e 27/11), sempre aos sábados, entre 15h e 17h, e serão transmitidas ao vivo com acesso por esta página.

Para Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado a Temporada de Ópera 2021 tem impactos e diálogos com todo o Brasil com o objetivo de difundir a ópera como linguagem acessível a todos. “A edição desse ano é resultado da edição passada em que fizemos reflexões profundas sobre o fazer operístico. Estamos colhendo os impactos causados pelas discussões transversais entre as linguagens, a presença das mulheres em espaços de decisão, bem como o encontro de linguagens em uma mesma obra. Estamos vivendo um momento muito rico, em uma ação inédita no Brasil, que é provocar novos saberes e fazeres no campo operístico. O resultado final do Ateliê de Criação, será o momento de coroação de todo esse esforço que vai unir artistas de campos distintos em uma unidade narrativa que será um espetáculo que será encenado. Da mesma forma, provocaremos discussões também em plataformas digitais, por meio de 5 episódios de podcasts que lançaremos e também na Mostra de Cinema e Ópera”, revela.

 

CRIAÇÃO DE LIBRETOS NA CONTEMPORANEIDADE

Abrindo a programação, no dia 25 de setembro, será realizada a live com o tema “Escrever o nosso tempo: relatos e pensamentos sobre a criação de Libretos”. Os convidados para o debate são: João Guilherme Ripper Compositor e Presidente da Academia Brasileira de Música; Karen Acioly, especialista em estudos literários e teatrais e João Luiz Sampaio, jornalista e crítico musical. A mediação será feita por Juliana Santos, diretora cênica de óperas, que é a curadora convidada para a mostra Cinema e Ópera.

Esses profissionais, com trajetórias e formações bastante distintas entre si, conversarão sobre a criação de libretos nos dias de hoje a partir de suas experiências. O debate abordará as relações entre texto e música, processos criativos, colaboração entre libretista e compositor, escolha e pertinência de temas e conteúdo, canto em português e formas de interação com o público, dentre outras especificidades.

Os eventos abertos ao público da Academia de Ópera 2021 integram a Temporada de Ópera on-line 2021 da Fundação Clóvis Salgado e são realizados pelo Governo de Minas Gerais / Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, pela Fundação Clóvis Salgado, e correalizados pela Appa – Artes e Cultura. Têm como apresentadora do Programa a  Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, e como patrocinadores a Cemig e a AngloGold Ashanti, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH / Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

 

ACADEMIA DE ÓPERA 2021

Parte integrante da Temporada de Ópera 2021, a Academia de Ópera está em curso durante o segundo semestre deste ano com o “Ateliê de Criação: Dramaturgia e Processos Criativos”. Com curadoria do maestro Gabriel Rhein-Schirato e da encenadora de ópera Lívia Sabag, essa atividade consiste em uma formação gratuita e inédita sobre dramaturgia voltada para ópera, composta por aulas, debates, entrevistas e a montagem de um espetáculo inédito, baseado em obra de um importante escritor mineiro.

Todas essas atividades celebram os 50 anos do Palácio das Artes e um dos  objetivos da Academia de Ópera é promover especialização dramatúrgica sobre a ópera a partir de uma série de atividades práticas e teóricas que abordam as relações entre texto e música, a escrita de libretos, os processos criativos de espetáculos músico-teatrais, a dramaturgia musical em língua portuguesa, as releituras cênicas de títulos do repertório tradicional, o dramaturgismo e a crítica musical.

“A Academia de Ópera 2021 conecta o cenário da ópera, sobretudo em Minas Gerais, com os profissionais de teatro e literatura, unindo forças com escritores, jornalistas, poetas, diretores de teatro, músicos e cantores. O intuito é criar novos títulos, estimular o diálogo da ópera com outras manifestações artísticas e com o nosso tempo, além de fomentar o mercado da ópera a partir da criação de obras inéditas”, revela o curador Gabriel Rhein-Schirato.

Constam também na programação da Temporada de Ópera 2021 a apresentação, no final do ano, de uma encenação resultante do Ateliê de Criação: Dramaturgia e Processos Criativos, inspirado em obra de um renomado escritor mineiro.

A série Ópera! O podcast da música lírica é uma das novidades dessa edição que tem concepção e direção de João Luiz Sampaio (Jornalista e crítico musical) e Nelson Rubens Kunze (fundador, diretor e editor da Revista Concerto), que produzirão 5 episódios, com os temas “Voz: a alma da ópera”, “Vida de maestro”, “Como nasce uma encenação?”, “Da partitura ao palco, a ópera brasileira” e “Quanto custa uma ópera?”.

A sétima arte também marca presença na Temporada de Ópera on-line 2021. Em outubro será realizada a Mostra de Cinema e Ópera. A curadoria será assinada por Julianna Santos, diretora cênica.

 

 

Participantes da live de abertura:

 

João Guilherme Ripper Compositor, Diretor da Sala Cecília Meireles e Presidente da Academia Brasileira de Música. É autor de oito óperas, incluindo “Cartas Portuguesas”, que estreou em agosto na Sala São Paulo e será apresentada em novembro na Fundação Gulbenkian, de Lisboa.

 

 

 

 

 

João Luiz Sampaio – Jornalista e crítico musical, João Luiz Sampaio é editor executivo da Revista CONCERTO e crítico do jornal O Estado de S. Paulo. Já realizou coberturas em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos, Europa Ásia e Oriente Médio. Realizou curadorias de séries de concertos dedicadas à ópera e à música contemporânea e também da série Cursos CLÁSSICOS, da Revista CONCERTO.

 

 

 

Karen Acioly – Formada em Estudos Teatrais na Université Sorbonne Paris 3, onde defendeu sua pesquisa “A dramaturgia do espaço na ópera para crianças”. É especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Cândido Mendes e formou-se também em Bacharel de Comunicação (Jornalismo e Publicidade) pela Escola de Comunicação da UFRJ.

 

 

 

Julianna Santos (Mediação) – Diretora Cênica formada pela UFRJ, trabalha com ópera desde 2003. Esteve envolvida em aproximadamente 90 diferentes produções nos principais teatros do país. Em 2019, dirigiu a premiada ópera Alma no Festival Amazonas de Ópera.

 

 

 

 

TEMPORADA DE ÓPERA ON-LINE – Em 2020, a tradição dos encontros com a arte operística na FCS tomou diferente forma, inaugurando um novo modo de fazer, difundir e refletir sobre a ópera no Brasil e na América Latina. Com abrangência nacional e internacional, a programação, prioritariamente digital, impactou diretamente 110 mil pessoas por meio de palestras, aulas, mostra de cinema, exposição de artes gráficas e apresentação artística. O projeto disponibilizou 60 atividades gratuitas para o público, com participação de 218 dos principais nomes do Brasil e de alguns profissionais de destaque internacional, resultando em 178 horas de programação. As oficinas e os cursos da Academia de Ópera ofertaram 637 vagas. O Recital da soprano ELIANE COELHO e do pianista GUSTAVO CARVALHO, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, com transmissão pela internet, encerrou a Temporada de Ópera On-line 2020. Devido à originalidade e ao ineditismo do projeto, a Temporada de Ópera On-line 2020 concorreu ao prêmio CONCERTO, na categoria “Reinvenção na Pandemia”, promovido pela conceituada Revista Concerto.

 

INSTITUTO UNIMED-BH – Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH. Parceiro da Fundação Clóvis Salgado desde 2000, contribui para a manutenção dos corpos artísticos (Cia. de Dança do Palácio das Artes, Coral Lírico e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais) por meio do patrocínio à Temporada de Óperas.

 

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem o campo onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Artes e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

 

 

 

Informações

Local

Site da Fundação Clóvis Salgado