Explorando tons e texturas!

Uma música que desperta memórias, uma jabuticabeira e uma doce e delicada história. Assista ao curta-metragem “Jabuticaba”: 

Ficha Técnica

Filme: Jabuticaba

Local: Belo Horizonte, Minas Gerais

Ano: 2016

Duração: 2min40s

Direção: Dayse Teodoro

Design: Dayse Teodoro e Luciana Cafaggi

Animação e pós-produção: Dayse Teodoro e Sergio Saleiro

Música original: Laís Velloso 

Mixagem e trilha sonora: Samuel Nogueira

Curiosidades: 

O curta é baseado na história em quadrinhos Mix Tape, escrita e desenhada por Lu Cafaggi, jornalista, quadrinista e ilustradora, nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais. Mix Tape, composta por quatro mini gibis, foi publicada de forma independente em 2011. 

Diferente da maior parte dos curtas indicados anteriormente, que são criados com muitas cores, “Jabuticaba”, o filme desta semana, dirigido por Dayse Teodoro, utiliza como cor principal o roxo, em seus diferentes tons. Ele também explora diferentes texturas em seus personagens, objetos, cenários e fundos. 

Quando falamos de imagem, os tons são as variações de uma cor, que podem ir do tom mais claro ao tom mais escuro, como pode ser visto na figura abaixo, que mostra uma escala de tons da cor roxa. 

Já as texturas são como a “pele” das coisas e podem passar diferentes sensações, como indicar de qual material um objeto é feito, se ele é mais macio ou mais duro, além de diferenciar entre uma forma e outra. Com qualquer material, como lápis ou giz, é possível criar diferentes texturas e experimentar vários tons, dependendo da forma como usamos. Por exemplo, passando o lápis bem de levinho sobre o papel você consegue tons mais claros e usando o lápis com mais força, você consegue tons mais escuros.

Veja novamente o filme e observe essas variações de tons e texturas, como a que acontece dentro do contorno do cabelo da personagem, que é tão escuro quanto a casca de uma jabuticaba quando ela é uma criança, mas se transforma quando ela se torna uma senhora.

Imagens: Divulgação

Atividade: 

Em arte, é comum fazer testes com diferentes cores e texturas para escolher quais são mais interessantes de se usar na criação de uma imagem. Às vezes, é preciso experimentar várias combinações até chegar ao resultado final e ter a imagem pronta. O legal desse processo é que com ele descobrimos a possibilidade de juntar texturas e tons de formas que nem imaginávamos antes. 

Agora que você já sabe que a criação de uma imagem pode envolver essas pesquisas, brinque de fazer suas próprias experimentações com cores e texturas diferentes. Para isso você vai precisar de uma folha de papel e materiais de desenho ou pintura. Sugerimos que escolha materiais de uma só cor, para praticar a criação de diferentes tons.

Antes de começar a usar o lápis, tinta, canetinha, giz de cera ou outro material que escolher, toque os objetos que estão à sua volta e sinta as diferentes texturas, pensando em como você pode representar cada uma delas. Já com essas ideias, é só começar os testes! Você pode dividir a folha de papel em quadradinhos e fazer uma textura diferente em cada um, como na figura abaixo, ou usá-la mais livremente, criando a imagem que quiser.

Ilustração: Naiara Rocha

Compartilhe com a gente o registro da sua criação, marcando-o com as hashtags #educativofcs e #cineminhaonline nas mídias sociais, e também @fcs.palaciodasartes no Instagram.

Sobre as autoras:

Ana Luiza Emerich é licenciada em Artes Visuais, mestra em Artes, professora da Rede Estadual de Ensino, professora e mediadora na Escola de Artes Visuais do Cefart – FCS.

Naiara Rocha é bacharel e licenciada em Artes Visuais, graduada em Pedagogia, mediadora e professora na Escola de Artes Visuais e na Escola de Tecnologia da Cena do Cefart – FCS.