Cia. de Dança Palácio das Artes apresenta (In)Tensões, em Sete Lagoas

publicado em 18 de novembro 2021
Foto: Carol Marques

A Cia. de Dança Palácio das Artes apresenta, no dia 19 de novembro de 2021 (sexta-feira), às 11h, na Praça Tiradentes em Sete Lagoas (MG), o espetáculo (In)Tensões, que integra a programação do 3º Festival Nacional de Arte de Rua (FENAR).

Mais uma vez, as mulheres da Cia. de Dança dirigem o elenco masculino, e a intervenção, que já foi realizada nos formatos presencial e virtual, traz jogos com alguns recortes do repertório coreográfico do grupo como provocação para explorar outros modos de trabalhar, experimentar e criar em dança. A apresentação é gratuita e ocorrerá presencialmente, com classificação indicativa livre e entrada controlada – sujeita a lotação e restrições sanitárias vigentes.

Foto: Carol Marques

Segundo as bailarinas e diretoras, o processo busca levar para o elenco atual do grupo diferentes leituras do repertório, gerando atualizações. “Sugerimos aos homens algumas provocações em forma de perguntas: Como vivenciam e materializam um conflito? Quais são os pontos seguros em que se apoiam? E quais são os pontos frágeis?”, contam.

A partir desses questionamentos, os bailarinos revisitam cenas de alguns espetáculos que integram o repertório da Cia. “Integradas a situações de jogo, essas reinvenções dramatúrgicas constituem um material de pesquisa laboratorial que pode apontar novos caminhos para ações do grupo”, explicam.

As atividades da Cia. de Dança Palácio das Artes são realizadas pelo Governo de Minas Gerais / Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, pela Fundação Clóvis Salgado, e são correalizadas pela Appa – Arte e Cultura. Têm o patrocínio Master da CemigAngloGold Ashanti e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, além do patrocínio da Usiminas, com o apoio do Instituto Usiminas. Todos os incentivos são através das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH / do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo.