Cinema e Psicanálise | Sonhos

publicado em 5 de junho 2019

A próxima edição da mostra permanente Cinema e Psicanálise, no Cine Humberto Mauro, vai exibir o filme Sonhos (1990), do diretor japonês Akira Kurosawa. A sessão será comentada por Patricia Ribeiro, psicanalista da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise.

Dividido em oito capítulos – oito sonhos diferentes que dialogam entre si – o filme traz a peculiaridade contemplativa do cinema do Japão. Lidando com medos e vontades subconscientes, o filme traz desde um passeio por entre pinturas do holandês Vincent Van Gogh, interpretado por Martin Scorcese, até o recorrente pesadelo nacional com a radiação nuclear. Um dos destaques da obra vem da beleza da natureza e do horror de sua destruição, bem como tradições milenares, elementos que arremessaram Akira Kurosawa a níveis cada vez mais altos de criatividade.

Akira Kurosawa é um dos diretores mais respeitados e clássicos do Japão, sendo apontado por muitos como o responsável pela projeção mundial que o cinema japonês teve. Com 50 anos de carreira e 30 filmes dirigidos, o cineasta possui uma indicação ao Oscar de Melhor Diretor e também conquistou um prêmio BAFTA pelo filme “Ran” (1986), entre outras premiações.

A realização da mostra Cinema e Psicanálise é uma parceria entre a Fundação Clóvis Salgado e a Escola Brasileira de Psicanálise.

 

Informações

Local

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Horário

19h30

Duração

2h30

Classificação

10 anos

Informações para o público

(31) 3236-7400