Com homenagem ao Clube da Esquina e reflexão sobre o Brasil, Teatro Municipal de Nova Lima terá espetáculos de Música e Dança neste fim de semana

publicado em 10 de julho 2024

Alunos de Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) da Fundação Clóvis Salgado apresentarão “Dos Filhos deste Solo” no sábado, dia 13, e “Novas Esquinas” no domingo, dia 14

Resultado do convênio firmado entre a Prefeitura de Nova Lima e a Fundação Clóvis Salgado em dezembro de 2023, os alunos do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) da Fundação Clóvis Salgado levarão dois espetáculos gratuitos para o Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima neste final de semana.

Foto: Gilberto Goulart

No sábado, dia 13, às 20 horas, os formandos do Curso Técnico de Dança apresentarão “Dos Filhos deste Solo”. Com direção coreográfica de Patrícia Werneck e Rodrigo Gièse, a apresentação traz o resultado de um processo de pesquisa dos formandos que coloca em pauta os aspectos simbólicos e vividos da existência desses corpos na sociedade atual. Através de uma pesquisa coreográfica, criação de textos, exploração de movimento, voz e texturas sonoras, os intérpretes trazem para o palco questionamentos acerca de temas da contemporaneidade.

Parceria também no Palco – Destaque para a participação especial da Escola Municipal de Dança de Nova Lima, na abertura do espetáculo, que apresentará coreografias de ballet clássico, jazz e estilo livre, com orientação de Gabrielle de Souza Cruz Salomão, Juan Henrique Vieira e Barbara Cristina Moreira Dias.

Já no dia 14, domingo, às 19 horas, a Escola de Música do Cefart levará ao público “Novas Esquinas”, espetáculo apresentado pela primeira vez em Belo Horizonte em 2023. No repertório, releituras dos maiores sucessos do Clube da Esquina, como “Travessia”, “Maria, Maria”, Coração de Estudante” e “Caçador de Mim”.

Foto: Paulo Lacerda

O Ministério da Cultura, o Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “Apresentações do Cefart no Teatro Municipal de Nova Lima”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm Patrocínio Master da Cemig e do Instituto Cultural Vale, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal e correalização da APPA – Cultura & Patrimônio. Governo Federal – Brasil. União e Reconstrução.

“Dos filhos deste solo” surgiu a partir das sugestões e vivências da turma, que é composta por doze integrantes, de 18 a 26 anos. “Durante o processo, os alunos vieram com imagens de cenas, falavam de calor e frescor, de cores, brasilidades e críticas. Eles queriam incluir coisas que tivessem a ver com o povo, além de não ficar preso a nenhum tipo de música específica. A ideia era fazer um espetáculo de abordagem contemporânea, mas que pudesse ter várias possibilidades de danças e ainda falar um pouco da vivência de cada um nesses três anos do curso”, explica a professora Patrícia Werneck. Ela, que foi a responsável pela direção coreográfica juntamente com Rodrigo Gièse, conta que, na medida em que o processo de elaboração do espetáculo foi caminhando, o que apareceu e ficou muito forte foram críticas ao Brasil. “Os alunos falaram que queriam fazer uma crítica. Eu falei ‘sim, qual crítica cada um de vocês têm?” Então, eles trouxeram a primeira versão em forma de texto e aí esse texto foi virando corpo, foi virando movimento”, conta.

Já a ideia do “Novas Esquinas” surgiu em 2022, quando os professores do Cefart decidiram idealizar um concerto temático. Logo ficou decidido que o Clube da Esquina seria o tema da apresentação. A partir daí, professores e alunos iniciaram juntos o processo de escolha do repertório e criação dos arranjos. O concerto reunirá cerca de 70 estudantes do Cefart, alunos da Camerata de Violões, Grupo de Choro, Orquestra de Cordas, Banda Sinfônica, Cefart Big Band e Coral Infanto-Juvenil do Palácio das Artes.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.