Evento em Brumadinho abre a terceira etapa do programa Caminhos da Arte

publicado em 12 de março 2022
Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado, abrindo a 3ª etapa do Caminhos da Arte | Foto: Camila Magalhães

A Estação Cidadania de Brumadinho foi o palco de abertura da 3ª etapa do Programa Caminhos da Arte, que aconteceu no último sábado, dia 12 de março. Durante o evento, foi realizada uma solenidade com as presenças da presidente da Fundação Clóvis Salgado, Eliane Parreiras; do chefe de gabinete da Prefeitura de Brumadinho, Nery Braga; da diretora da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Brumadinho, Maria Lúcia Guedes; da chefe de gabinete da Fundação Clóvis Salgado, Nilza Silva; da diretora do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, Marta Guerra; e da diretora de Relações Institucionais da Fundação Clóvis Salgado, Cristiana Schirmmer.

A programação do evento também contou com uma feirinha de produtos locais, diversas atrações infantis – “oficina de aquarelas” e “Espaço Leitura” – , apresentações artísticas – como a Big Band do Cefart e o grupo Sem Nome do Brumado Velho – e o público presente teve a oportunidade de fazer sua inscrição para os oito Cursos de Livre Iniciação e Capacitação oferecidos pelo programa que ainda estavam com vagas disponíveis.

Quem esteve na feirinha de produtos locais do evento foi a Bruna Zonfrilli e sua filha Eduarda Zonfrilli. Bruna é moradora da região e trabalha com EVA, produzindo itens para decoração de festa. “Criar itens de EVA é a minha principal fonte de renda. Por isso, fiz questão de  participar da feirinha e buscar que mais pessoas conheçam meus produtos. Trouxe também minha filha, Eduarda, para mostrar as bijuterias que vende para as amigas pelo WhatsApp. O evento foi muito organizado e ficamos bem animadas com as vendas”, relata Bruna.

Diálogo que transforma

Qual o segredo do sucesso? “Ouvir as pessoas”, explica Eliane Parreiras,  presidente da Fundação Clóvis Salgado. E assim foi concebido o Caminho das Artes. O processo de estruturação do programa contou com a participação da comunidade, que indicou as demandas e interesses dos moradores. Suely Marques, moradora de Brumadinho, marcou presença nas rodas de conversa realizadas pelo programa e na abertura oficial. E mais: se inscreveu em duas das oficinas: Contação de Histórias e Cinema (junto com seu filho, de 13 anos.). “Sou muito tímida para falar em público e espero que as aulas me ajudem a superar essa dificuldade. Estou animada!”, conta Suely.

Dois pra lá, dois pra cá

As expectativas são altas também para os professores. Camila Magalhães, professora do curso de dança de salão, um dos mais procurados da edição, está ansiosa para o início das aulas. “O curso de dança de salão foi pensado a partir da demanda e das expectativas dos alunos. A intenção é que, mesmo que a pessoa não saia para dançar em bailes ou rodas de dança, possa aproveitar o churrasco de domingo com a família para arriscar alguns passos que aprendeu em aula. Estou com as expectativas bem altas e com um quentinho no coração por poder voltar a dar aulas presencialmente”.

As expectativas para encontrar os alunos com segurança também estão altas por aqui. As aulas acontecerão na Estação Cidadania em Brumadinho, entre os dias 19 de março e 21 de maio deste ano, sempre aos sábados. Cada curso terá carga horária total de 36h, sendo 4h por semana, com exceção do curso de “Dança de Salão”, que tem carga horária total de 18h, com 2h por sábado.

Terceira etapa do Caminhos da Arte

Concebido e idealizado pela Fundação Clóvis Salgado / Palácio das Artes, com o patrocínio da Caterpillar e do parceiro investidor Instituto Social Sotreq – iSSO, além do apoio da Prefeitura Municipal de Brumadinho, CAMINHOS DA ARTE é um programa humanístico de atuação cultural, artística, social e econômica, pautado na promoção de experiências criativas, artísticas e de desenvolvimento humano para a população de Brumadinho. Trata-se de uma iniciativa de promoção continuada de atividades reflexivas e de qualificação técnica cultural para os moradores da cidade, estimulando a retomada gradual das atividades criativas presenciais, com o propósito de ampliar possibilidades para que jovens e adultos tenham vivências e atividades formativas artísticas. Nessa terceira etapa do programa são oferecidos sete cursos, somente para pessoas de Brumadinho e região, com 20 vagas para cada um, sendo eles: “DJ”, “Grafite”, “Iluminação”, “Design de Moda”, “Sonorização”, “Contação de Histórias” e “Interpretação para TV e Cinema”. Há também o curso de “Dança de Salão”, com 40 vagas divididas em duas turmas. Todas as atividades são 100% gratuitas.