Fundação Clóvis Salgado oferece curso gratuito em diálogo com a mostra Retrospectiva Nicholas Ray

publicado em 17 de abril 2019

A Fundação Clóvis Salgado promove, por meio do Cine Humberto Mauro, o curso Lugares/Solitários: Perambulações pelo cinema de Nicholas Ray, que integra a mostra Retrospectiva Nicholas Ray. A programação visa à discussão a respeito do trajeto de personagens dos filmes de Ray pelos espaços de suas obras. As inscrições são realizadas por meio de formulário online. Serão emitidos certificados de participação, caso o aluno cumpra dois terços das horas/aula.

Acesse o LINK DE INSCRIÇÃO.

Ministrado por José Ricardo da Costa Miranda Junior, doutor em Artes/Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG, o curso acontecerá nos dias 25 e 26 de abril e será dividido em duas partes: a primeira, intitulada “Lugares”, tem como proposta traçar um panorama espacial-imagético do universo e do diretor; a segunda, “Solitários”, busca contextualizar os personagens e a própria persona de Ray na paisagem imaginária traçada. Por meio dessa discussão, os participantes irão encontrar indícios e fragmentos-chave que possibilitem a reflexão e compreensão desse cinema errático e marcado por uma aparente inconstância de estilo e gêneros.

José Ricardo da Costa Miranda Junior

Doutor em Artes/Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG e mestre pela mesma Instituição, tem experiência como professor no Centro Universitário UNA, Escola Livre de Cinema e na Pós-graduação em Jornalismo Cinematográfico da UNA. É crítico, roteirista e diretor de obras audiovisuais. Foi diretor do MIS-BH (Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte) de 2015 a 2016, júri no 16º Festcurtas e no 2º Festival Audiovisual de Belém. É pesquisador na área de História do Cinema e Preservação e Restauração de Arquivos audiovisuais.