Intervenção de Dança | Cia. de Dança Palácio das Artes em (in)tensões

publicado em 11 de setembro 2019

Integrando a Semana Cultural da Independência do Brasil, projeto criado pelo Governo de Minas para refletir sobre o contexto histórico dos eventos da época, em diálogo com a atualidade, a Cia. de Dança Palácio das Artes realiza, no dia 12 de setembro (quinta-feira), a intervenção (in)tensões na CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais.

Desta vez, as bailarinas da Cia. de Dança dirigem o elenco de bailarinos. Em diálogo com a exposição Impulsos Imitativos, de Élcio Miazaki, que encerra seu período expositivo neste sábado (14) e aborda questões da masculinidade, a intervenção traz jogos e alguns recortes do repertório coreográfico do grupo, como provocação para explorar outros modos de trabalhar, experimentar e criar em dança. A entrada é gratuita. Esse evento tem correalização da Appa – Arte e Cultura.

Segundo as bailarinas e diretoras, o processo busca levar para o elenco atual do grupo diferentes leituras do repertório, gerando atualizações. “Sugerimos aos homens algumas provocações em forma de perguntas: Como vivenciam e materializam um conflito? Quais são os pontos seguros em que se apoiam? E quais são os pontos frágeis? ”, revelam.

A partir desses questionamentos, os bailarinos revisitam cenas de alguns espetáculos que integram o repertório da Cia. “Integradas a situações de jogo, essas reinvenções dramatúrgicas constituem um material de pesquisa laboratorial que pode apontar novos caminhos para ações do grupo”.

Com extensa programação, totalmente gratuita, serão oferecidas atividades em rede por diversos equipamentos culturais do estado. Entre os dias 6 e 15 de setembro, acontecem exposições, apresentações de música e dança, mostras de filmes, oficinas e outras atividades, em Belo Horizonte e também em várias outras cidades mineiras.

 

A programação completa pode ser consultada no site da Secult, no link:

http://www.cultura.mg.gov.br/images/2019/PROGRAMA%C3%87%C3%83O_GRATUITA_Semana_Cultural_da_Independ%C3%AAncia.pdf