Instituto Histórico e Geográfico de MG lança o livro "Minas Gerais 300 Anos"

publicado em 16 de dezembro 2020
Livro Minas Gerais 300 Anos. Divulgação.

O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais lança hoje (16/12), na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, o livro Minas Gerais 300 Anos. Em razão das medidas sanitárias vigentes e para garantir a segurança de todos os participantes, o evento contará com a participação restrita e controlada. O lançamento terá transmissão pelo Canal IHGMG Virtual no Youtube, a partir das 16 horas.

A publicação encerra o calendário de atividades que celebraram o tricentenário de criação da capitania de Minas Gerais, e reúne parte dos temas abordados durante as atividades culturais do Instituto durante o ano celebrativo. Fruto de uma parceria com a Editora Idea, do Instituto Idea Casa de Cultura, o livro apresenta em 580 páginas trabalhos de pesquisadores que se debruçaram em temas referentes à história, geografia, genealogia, patrimônio cultural, dentre outros. O livro tem o patrocínio da MRV Engenharia, do Grupo BMG, da Direcional Engenharia e da JASA Advocacia. A atividade de encerramento contará com a participação do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, dos organizadores do livro e patrocinadores.

O livro também terá um evento de lançamento no dia 17 de dezembro de 2020, às 19h30, no Instituto IDEA Casa de Cultura, também de forma virtual (canal Idea Espaço Cultural, no YouTube). Na oportunidade, será informado como os interessados em adquirir o exemplar do livro deverão proceder. O livro será vendido a um preço promocional durante um mês após o seu lançamento e os valores arrecadados serão revertidos ao desenvolvimento das atividades culturais do IHGMG no próximo ano de 2021. Para os coordenadores da Comissão do Tricentenário, os associados efetivos Márcia Maria Duarte dos Santos e Adalberto Andrade Mateus, o encerramento das atividades será uma oportunidade para refletir sobre a história de Minas Gerais a partir de novos olhares. “Ao final de um ano inteiro de atividades pudemos constatar que a história de Minas Gerais se faz a partir de diferentes frentes de interpretação, compondo um mosaico único”, destaca Márcia informando que muitas das atividades foram realizadas a partir de parcerias e acordos de cooperação técnica e científica com várias instituições.

Ao longo de 2020, foram realizadas mais de 40 atividades abordando diferentes temáticas da história mineira. Para atender às recomendações do isolamento social, o Instituto passou a realizar, a partir do mês de maio, atividades inteiramente virtuais no canal IHGMG Virtual, no YouTube, canal permanente de informações históricas e geográficas sobre o estado. Ao longo de sete meses de programação, a audiência do canal alcançou a participação de mais de 10.000 pessoas, um marco na história da Instituição que conta 113 anos de criação.

A SEPARAÇÃO DA CAPITANIA – Em 2 de dezembro de 1720, o rei Dom João V, após ouvir as considerações do Conselho Ultramarino expediu o alvará régio criando um governo para a Capitania de São Paulo e outro para a região das Minas Gerais. De acordo com os estudos do historiador e associado do IHGMG Waldemar de Almeida Barbosa (1907-2000), o comando da capitania de São Paulo e Minas do Ouro deixava São Paulo sem governo próprio, uma vez que os governadores se instalavam na região das minas recém-descobertas. Com essa e outras razões como o crescimento da população das vilas mineiras e a Sedição de Vila Rica, as discussões se intensificaram concluindo com a determinação real em prol da separação das capitanias ao final do ano de 1720.