Mostra CURTA NO ALMOÇO continua com exibições de filmes

publicado em 29 de maio 2019

 

Produções foram vencedoras das mostras Competitiva Minas e Competitiva Internacional na edição 2018 do FESTCURTASBH; também haverá sorteio de 3 catálogos da 20ª edição do festival para o público.

A programação da mostra permanente Curta no Almoço, no Cine Humberto Mauro, continua com exibições de filmes que integraram a edição 2018 do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – FESTCURTASBH. Nesta sexta-feira (31), às 13h15, o Cine Humberto Mauro exibe os filmes Impermeável Pavio Curto, dirigido por Higor Gomes, vencedor da Mostra Competitiva Minas e produzido em Sabará – MG; e Palenque, vencedor da Mostra Competitiva Internacional, produzido na Colômbia e nos EUA, com direção de Sebastián Pinzón. Além da exibição dos filmes, a Gerência de Cinema sorteará 3 catálogos do 20º FestCurtasBH para o público presente.

Cena do filme Impermeável Pavio Curto

Em Impermeável Pavio Curto, a garota Jaqueline enfrenta alguns problemas na escola por conta de sua personalidade forte. Em companhia de sua bicicleta, ela faz passeios pelo bairro onde mora, mas as coisas não saem como esperadas quando ela pega a estrada junto com sua tia.Já em Palenque narra a história das comunidades colombianas que dão nome ao curta. Construídas no século XVI, em meio à luta dos escravos por sua liberdade contra o domínio europeu, essas comunidades carregam histórias cheias de significados. Por meio de um mapa musical, o filme flutua por rostos, folhas, memórias, corpos e tambores, explodindo na tela as evidências da resistência de um povo negro.

A mostra permanente Curta no Almoço retorna à programação do Cine Humberto Mauro no horário do almoço. A nova mostra vai ocupar o horário livre das sextas-feiras, abrindo mais espaço para o formato de curta-metragem, exibindo produções nacionais e estrangeiras do FESTCURTASBH.

Cena do filme Palenque

Para o gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, Bruno Hilário, a realização do Curta no Almoço está inserido no programa de formação de públicos da Fundação Clóvis Salgado, além de difundir o curta-metragem, gênero que raramente tem destaque no circuito comercial de cinemas. “A mostra é uma oportunidade de familiarizar novos públicos com a linguagem dos curtas. Selecionamos filmes de grandes expoentes da produção cinematográfica não só em Belo Horizonte, mas em Minas e no Brasil”, comenta.

Ao longo da temporada, o Curta no Almoço vai exibir, em média, duas produções que se destacaram na programação do FESTCURTASBH e que também alcançaram bons resultados em outros festivais dedicados ao curta-metragem. As sessões da mostra terão média de duração de até 40 minutos, e a retirada de ingressos será feita 30 minutos antes de cada sessão, na bilheteria do Cinema.   A mostra integrou a programação do Cine Humberto Mauro entre 2011 e 2014, com público assíduo. Neste ano, as sessões serão regulares ao longo de todas as próximas sextas-feiras até o mês agosto, quando haverá uma pausa na programação para a realização do 21º FESTCURTASBH.