Na semana em que é encenada, ópera Matraga recebe certificado de neutralização de carbono

publicado em 27 de outubro 2023

A ZeroCarbon, startup mineira com foco em sustentabilidade, anunciou a realização da neutralização das emissões de carbono da ópera Matraga, em cartaz no Palácio das Artes até dia 29 de outubro. A empresa entende a importância desta ação cultural e quer expandir esse sentimento com a neutralização das emissões de CO2 do evento.

Ministério da Cultura, o Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam a ópera Matraga, da obra de João Guimarães Rosa. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm como mantenedores Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Master da ArcelorMittal, Patrocínio da Usiminas e da Copasa e Correalização da APPA – Arte e Cultura.

 “Realizar a neutralização da ópera Matraga é mais do que um prazer. Já se foi o tempo em que meio ambiente e sociedade eram tratados de formas distintas. O futuro é socioambiental! E para falar de sociedade, de pessoas, a cultura é uma parte fundamental. É preciso olhar dentro de nós e entender o elo e a conexão para cuidar e proteger. Por isso acreditamos que é impossível falar em sustentabilidade sem falar em cultura. As duas coisas andam juntas e de mãos dadas”, disse Danielli Latini, Analista Ambiental da ZeroCarbon.

Matraga – Inspirada no conto A Hora e a Vez de Augusto Matraga, do livro Sagarana, de João Guimarães Rosa (1908-1967), a ópera Matraga estreou na quarta-feira (25/10), no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. A nova produção da Fundação Clóvis Salgado conta com libreto e música de Rufo Herrera, artista que, neste ano, completou 90 anos. E também participações mais que especiais dos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado: Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG), Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG) e Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA). Grande elenco de solistas e a narração do ator Gilson de Barros, conhecido pela atuação inspirada no universo rosiano.

Os ingressos para a ópera estão à venda na Bilheteria do Palácio das Artes e no site da Eventim e custam R$60,00 (inteira – Plateias I e II) e R$50,00 (inteira – Plateia Superior). Em três atos, Matraga será apresentada. A montagem segue com récitas na sexta-feira (27/10) e no sábado (28/10), às 20h30; e no domingo (29/10), às 19h.