Nota de pesar – Apparecida Helena de Vasconcellos (07/08/1939 – 29/02/2024)

publicado em 29 de fevereiro 2024

Consternada, a Fundação Clóvis Salgado se pergunta o que fazer sem a amiga, a bailarina, a assistente de direção que ensaiava a Cia de Dança; a professora e diretora da escola de dança do Cefart.

Agora parada, agora calada, agora desaparecida; diz Apparecida; diz Helena, como vamos dançar sem você?
Como sempre! Com você, com tua lembrança e tua herança. Que um novo espetáculo comece; que novas cortinas se abram para você; o show e os aplausos continuam. Obrigado pelo amor, pelo talento, por tudo.

A seguir, uma pequena biografia dela que ainda permanece no Palácio das Artes como uma lembrança de alguém que não marcou somente a história do espaço, mas também a permanece em nossos corações.

Helena Vasconcellos é uma artista emérita de Minas Gerais. É exemplo de devoção à carreira artística, à qual dedicou toda a sua vida com correção e ética de conduta. Mineira de Ponte Nova, ingressou na Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes em 1972, onde foi solista e 1ª bailarina do Corpo de Baile, atual Companhia de Dança de Minas Gerais, professora e coordenadora da Escola de Dança. Entre seus professores destacam-se Ana Lúcia de Carvalho, Carlos Leite, Tatiana Leskova e Klauss Viana.