Nota de Pesar | Niza Tank

publicado em 25 de abril 2022

A Fundação Clóvis Salgado lamenta o falecimento da soprano Niza Tank, que foi protagonista de La Traviata, nossa primeira montagem operística, realizada em 1971.

Considerada uma das principais representantes do canto lírico brasileiro, a solista foi homenageada pela FCS quando a instituição completou 40 anos, em 2010. Para celebrar o marco, realizamos mais uma montagem da ópera La Traviata, e Niza recebeu uma homenagem no Palco do Grande Teatro, na estreia.

No Foyer, o público ainda pôde conferir os figurinos utilizados por ela durante a montagem de 1971 de La Traviata!

Niza Tank teve uma longa e sólida carreira com destaque nacional e internacional, especialmente com sua interpretação da personagem Ceci, na ópera O Guarani, de Carlos Gomes, sendo reconhecida como a maior divulgadora da obra do compositor.

Doutora em Música, Niza especializou-se com tese sobre Carlos Gomes e foi professora na UNICAMP, onde também atuou como professora de Técnica Vocal no Departamento de Música.

A soprano recebeu diversos prêmios ao longo de sua trajetória, e participou de inúmeras óperas do ano de 1957 a 2017, como Rigoletto, Lucia di Lammermoor, La Bohème, O Guarani, Lakmé, Don Pasquale, L’Elisir d’Amore, La sonnambula, A Flauta Mágica, A Noite do Castelo, entre outras.

A FCS se solidariza aos familiares e amigos de Niza Tank nesse momento, e deseja que a grandeza de sua voz continue encantando gerações de amantes da música.