Terra de Minas homenageia os 50 anos do Palácio das Artes

publicado em 13 de novembro 2021
Hall de entrada do Palácio das Artes, em 1971

O programa Terra de Minas deste sábado (13/11) homenageou os 50 anos do Palácio das Artes com uma reportagem que abrange desde o desenvolvimento da arquitetura do espaço pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer até a retomada das atividades presenciais, em 2021. 

Para resgatar toda a magnitude do centro cultural e as incontáveis histórias que fazem do Palácio das Artes um dos maiores símbolos da cultura em Minas Gerais e no país, a reportagem contou com depoimentos de Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado; Paulo Pederneiras, diretor e fundador do Grupo Corpo; Marta Guerra, diretora do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart; Rita de Cássia, trompista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais; e Luiz Alberto Xavier Dutra, técnico de palco mais conhecido como “Sorriso”.

Na matéria, Eliane Parreiras relembra, por exemplo, que o projeto inicial do Palácio das Artes previa a entrada do público pelo Parque Municipal, mas sua fachada, voltada para a Avenida Afonso Pena, reforça a relação do centro cultural com a rua, num trajeto que recebe mais de 400 mil pessoas por dia. 

Impossível falar dessas cinco décadas de história sem citar o dia 7 de abril de 1997, data em que um incêndio destruiu parte do Grande Teatro Palácio das Artes. Foi graças aos esforços do gerente de palco, que fechou a porta corta-fogo a tempo, que os instrumentos e toda a estrutura do espaço foi preservada.

Esse e outros momentos marcantes, como a apresentação de “primavera”, primeira estreia do Grupo Corpo desde a pandemia, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, são relembrados e celebrados no programa Terra de Minas. Você pode conferir a matéria na íntegra clicando no botão abaixo: