Tetê Espíndola e Lucina abrem série de 4 lives #ARteSalva com grandes nomes da MPB

publicado em 20 de agosto 2020

O movimento #ARteSalva, iniciativa do Governo do Estado e Sesc em Minas em apoio aos profissionais da Cultura e Turismo de Minas Gerais, ganha mais um reforço esta semana com a participação de grandes nomes da MPB em mais uma série de lives. A estreia acontece com Tetê Espíndola e Lucina, importantes cantoras, compositoras e instrumentistas que têm seus trabalhos voltados para a defesa da ecologia. O show será exibido neste sábado (22/8), às 19h30, na Rede Minas de televisão, com reprise na quarta-feira, (26/8), às 23h30. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Fundação Clóvis Salgado e da Appa – Arte e Cultura, com o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

As próximas atrações serão Kleiton e Kleidir, Zé Geraldo – com participação de Luma Schiavon, além de Chico César e Marcelo Caldi. Esses artistas prontamente se uniram à causa do #ARteSalva e vieram fortalecer as inúmeras lives solidárias de artistas mineiros que compõem o projeto.

Desde seu lançamento, em 1º/6, o #ARteSalva realiza uma série de ações de apoio às cadeias produtivas da Cultura e do Turismo, por meio de articulação e reforço logístico a campanhas de arrecadação de doações, prestação de informações sobre acesso a políticas públicas, linhas de crédito, ações de capacitação, editais e outras atividades. Essa rede de solidariedade já arrecadou 437,5 toneladas de cestas básicas, beneficiando 237 mil pessoas. Até o momento foram 33 lives e R$ 6 milhões em editais de fomento.

Mais de 60 parceiros, entre empresas, representantes da sociedade civil e do poder público se mobilizaram para que o #ARteSalva conquistasse números tão expressivos. O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, ressalta o envolvimento de todo o sistema que integra a secretaria. “O #ARteSalva só foi possível por causa do esforço e da união de todo sistema da Secult, que está cada vez mais integrado. Essa série de lives, realizada pela Fundação Clóvis Salgado, enriquece a reta final do #ARtesalva, depois de quase três meses de projeto. Agora precisamos ter foco numa distribuição ampla e descentralizada da Lei Aldir Blanc em todo o estado, fomentando a economia criativa, a Cultura nas suas diversas manifestações”, destaca Oliveira.

 

Tetê Espíndola

Ao longo de 40 anos de carreira, a cantora, compositora e instrumentista Tetê Espíndola ganhou inúmeros prêmios pelo seu trabalho voltado para a experimentação e recriação do universo ecológico brasileiro. Gravou mais de 16 discos e fez inúmeros shows pelo Brasil e exterior. Em 2006, realizou a expedição “Água dos Matos”, na região Centro Oeste, descendo de chalana os rios Cuiabá e Paraguai, oferecendo shows e oficinas gratuitas aos povos ribeirinhos. Participou de importantes festivais brasileiros, vencendo o Festival dos Festivais /1985, com a aclamada música “Escrito nas Estrelas”.

 

Lucina

Compositora, cantora, instrumentista, pesquisadora e curadora de projetos culturais. Fez parte da dupla “Luli e Lucina” numa carreira de grande prestígio. O Duo, ícone da produção independente, registrou sua obra em sete álbuns e levou seus tambores e suas melodias por todo o Brasil e também na Europa. Consagrou-se como compositora ao ter sido gravada por importantes intérpretes brasileiros. Vinculada a movimentos de preservação ambiental, trabalha a Ecologia Através da Arte.

 

Música e solidariedade

Durante a exibição dessa série, na Rede Minas, o público de casa poderá contribuir com doações para o #ARteSalva. Ao longo da apresentação, será disponibilizado um QR Code para que as pessoas possam colaborar com os artistas e os profissionais da Cultura e Turismo de Minas Gerais em situação de vulnerabilidade social. As doações ao #ARteSalva dentro da ação desta live também podem ser feitas clicando AQUI.

 

A Fundação Clóvis Salgado mantém parceria com as seguintes empresas: 

Patrocínio Master: Cemig / Unimed / Instituto Unimed.

Patrocínio: Vivo / Usiminas / Instituto Usiminas / Itaú Cultural:

Promoção: Globo / Rádio Inconfidência / Rede Minas:

Correalização: Appa Arte e Cultura / Fundação Clóvis Salgado / Governo de Minas / Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo / Lei Federal de Incentivo à Cultura / Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

 

Como sintonizar:
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.